Tradutor

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dilma manda recado aos que violentam mulheres


"Se vocês agem assim por falta de respeito ou por falta de temor, não esqueçam jamais que a maior autoridade deste país é uma mulher, uma mulher que não tem medo de enfrentar os injustos nem a injustiça, estejam onde estiverem."



Vídeo


Onde foi parar a nossa humanidade?


"(...) O que são direitos humanos? Para que servem? Os direitos humanos não devem servir apenas para os 'bons'? Para os 'eleitos'? Mas, afinal, quem são esses 'eleitos'; quem são os 'bons'? Qual é, afinal, a lógica da nossa humanidade; dessa nossa espúria humanidade?"




A nossa espúria humanidade



LULA MIRANDA

Os homossexuais são humanos? Os bandidos são humanos? Eles têm direitos? Não. Não no Brasil - e em alguns outros poucos países ditos civilizados


Os homossexuais são humanos? Os bandidos são humanos? Eles têm direitos? Não. Não no Brasil - e em alguns outros poucos países ditos civilizados. Civilizados?! Homossexuais não são humanos; são "bandidos"; são "doentes". No Brasil até a lógica mais simplória é corrompida, desrespeitada, achincalhada.

Um pastor que responde por homofobia e estelionato no STF foi nomeado presidente (!) da Comissão de Direitos Humanos da Câmara! Um ex-PM que matou 36 suspeitos de crime em supostos "confrontos" foi eleito vereador pelo PSDB e chegou a ser indicado pelo seu partido para a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo. O que pretendem essas supostas "excelências", os senhores parlamentares?! Avacalhar o Legislativo; o país; a política; os direitos humanos?!

E, afinal, o que são direitos humanos? Para que servem? Os direitos humanos não devem servir apenas para os "bons"? Para os "eleitos"? Mas, afinal, quem são esses "eleitos"; quem são os "bons"? Qual é, afinal, a lógica da nossa humanidade; dessa nossa espúria humanidade? Vejamos a seguir.

Negros não são humanos. Os negros são uma raça inferior que só serve para servir. Passado já mais de um século da abolição da escravatura, os negros ainda são discriminados e continuam sendo tratados como inferiores. Porém, a mulata é o maior tesão. E viva o samba, a capoeira, o caruru e o vatapá!

Onde foi parar a nossa humanidade?

Mulheres não são humanas. Mulheres são espancadas e/ou assassinadas por seus maridos ou namorados, quase todos os dias, só porque estes se acharam traídos ou abandonados. Mas esse é apenas um crime "passional". Mulheres são "diabólicas", "oferecidas". Honra se lava com sangue. "Desonrados" e "abandonados", os homens se redimem na morte. Aumentou 600% - isso mesmo: seiscentos por cento! – os casos de violência às mulheres em 6 anos – diz o jornal hoje. Seiscentos por cento!

Onde foi parar a nossa humanidade?

Nordestinos não são humanos. São, também estes, uma raça inferior. São gabirus, cabeças-chatas; só servem para trabalhar na construção civil e despencar de andaimes pingentes.

Judeus não são humanos. "Japas" tampouco são humanos.

Onde foi parar a nossa humanidade?

Bandidos não são humanos. Bandido bom é bandido morto. Sabe quanto custa um criminoso para a sociedade? Sabe quanto custa manter um "vagabundo" desses à custa do erário; do nosso suado imposto?! Bandido tinha que ser assassinado com um único tiro certeiro e a família ainda deveria pagar o preço da bala ao Estado.

Sem-terra e sem-teto não são humanos. Menores infratores não são humanos. Viciados em crack não são humanos.

Onde foi parar a nossa humanidade?

Homossexuais não são humanos. Homossexuais não, viados mesmo! Viados! Pois são assim que os chamamos, os xingamos. Chibungo! Franchona! Sapata! Falso ao corpo! "Falso ao corpo". Era assim que um antigo crítico de cinema na Bahia do anos 1980, um septuagenário à época, de modo obsessivo denominava os gays, quase todos os dias em suas colunas no jornal A Tarde da Bahia. Colunas que deveriam conter... comentários críticos sobre filmes. Mas traziam inúmeros vitupérios gratuitos aos gays. O preconceito e a intolerância quase sempre são gratuitos e obsessivos.

Homossexuais, usurpados de sua humanidade, são espancados nas ruas das cidades, na calada da noite e à luz do dia. Só porque denotam nos gestos uma certa... fragilidade; só porque são supostamente "efeminados". Pai e filho foram violentamente espancados numa feira agropecuária ano passado. Afinal eram dois homens andando de mãos dadas, uma pouca vergonha! Chibungos! Viados! Homossexuais não são humanos.

Onde foi parar a nossa humanidade?

Quem sabe assim, ouvindo os incômodos ecos da nossa barbárie e bestialidade, acordemos do pesadelo em que afundamos nesse sono profundo e despertemos enfim para a nossa verdadeira humanidade. E nos lembremos por fim que somos todos humanos, demasiado humanos.

N.A. – Os impropérios e vitupérios assacados nesse texto não refletem, em absoluto, a minha opinião, servem apenas, esclareço, como recurso retórico para ilustrar/reforçar o argumento utilizado no texto.

Na Espanha, com Yoani Sánchez


Terminou há pouco em Burgos, norte da Espanha, o III Congresso Ibero Americano sobre Redes Sociais, onde a ativista e blogueira cubana Yoani Sánchez participou de um debate e finalmente recebeu o prêmio que havia ganho em 2011.

A blogueira contou um pouco de sua vida em Cuba, suas peripécias para "internetar sem internet", seu trabalho de ativista, ensinando cidadãos de 14 a 86 anos a usar telefones celulares para tuitar e blogar ("como usar telefones móveis como ferramenta de expressão cidadã"), o livro que está escrevendo, a avalanche de ataques e insultos que recebe dos "soldados da internet", boa parte deles "fabricados em laboratórios de agressão verbal e ultraje a quem pensa diferente" etc. etc.

No Dia Internacional da Mulher, um exemplo de Coragem e Valentia.































Diálogo de Encerramento: Redes sociais para a liberdade




mmmm

Dia Internacional da Mulher


A Árvore e seus Frutos

Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós com vestes de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa dá bons frutos, porém a árvore má dá maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos, nem uma árvore má dar bons frutos. Toda a árvore que não dá bom fruto, é cortada e lançada no fogo. Logo, pelos seus frutos os conhecereis. Mateus, 7:15-20

mmmmmmmmmmmmmmmmmmm

mmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
Esta escritora e blogueira que edita este brioso blog, sempre que pode, costuma dizer que é "ramo de árvore sagrada".

Neste Dia Internacional da Mulher, dia de luta, mas também de comemorações, me permitam celebrar a mulher digna, honrada, trabalhadora, honestíssima, que junto do meu pai plasmou meu caráter, me ensinando o que eu tenho de melhor: a integridade.


Falando dela, homenageio todas as mulheres igualmente valorosas, das mais humildes às mais conhecidas, que nos dão com seus exemplos de vida e de luta Orgulho de Ser Mulher.

                                     Dona Geralda, minha mãe, falecida aos 80 anos



Uma mulher extraordinária

Hoje é Dia Internacional da Mulher.

E eu quero aproveitar a data para contar pra vocês uma pequena história de vida e de dignidade.

Minha mãe - Geralda de Carvalho Amorim - já não está mais comigo fisicamente. Mas em mim ela vive e tem continuidade, pela hombridade, integridade e caráter que me legou.

Mulher simples, de origem camponesa, de raízes no mundo rural, de família pobre do Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Mulher com pouquíssima instrução, sem o primário completo, sem diplomas. Lia bem, mas tinha dificuldade até para escrever o próprio nome. 

Mas que grande bagagem ética e estofo moral! Quantos valores imperecíveis a partilhar, a transmitir! 

Família Carvalho. Foto dos anos 20 do século passado. Minha mãe, 
Geralda, é a segunda, da direita para a esquerda, junto do meu avô, 
Olímpio, de minha avó, Júlia, e de meu bisavô, Adolfo.

Mulher de caráter, uma das coisas que me ensinou logo nos primeiros anos: "Não fazer ao outro o que não quer para si", ensinamento básico da boa convivência entre os cidadãos, princípio fundamental de ética.

Mulher de fibra, às vezes séria, às vezes dura, mas acolhedora dos mais frágeis, me ensinou também a solidariedade: "Fazer o Bem e não olhar a quem", ela dizia.

Apesar dos percalços que enfrento e que venho contando aqui, sou uma pessoa feliz, bem estruturada, sem grandes conflitos. Venho de uma "árvore" abençoada. Sou ramo de árvore sagrada, símbolo de força, coragem, firmeza, resistência, lealdade, que não se verga diante de intempéries.

Na Grécia antiga, associada a Zeus, entre os romanos a Júpiter e até entre os celtas, os druidas, os nórdicos... a madeira do carvalho era usada em rituais mágicos e para acender o fogo sagrado.


O carvalho era considerado Árvore da Vida na era pré-cristã. As folhas e os frutos do carvalho propiciavam força, liderança, sucesso nas batalhas aos guerreiros que os utilizavam.

Em Roma, coroas feitas com folhas de carvalho eram concedidas aos generais bem-sucedidos nos empreendimentos bélicos.

         

Diz-se que ao pé de um carvalho Abraão recebeu as revelações de Deus. Ou seja, a árvore foi um instrumento de comunicação entre o Céu e a Terra.

O carvalho é árvore-símbolo de hospitalidade e acolhimento. Seus galhos e folhagem parecem abraçar os que nela procuram abrigo.


E vejam só que coisa interessante: o carvalho é usado por botânicos e geólogos para medir catástrofes naturais num ambiente. Se querem saber o índice de temporais e tempestades que aconteceram numa floresta, eles observam o carvalho, pois é a árvore que mais absorve as consequências dos temporais.

Quanto mais tempestades e intempéries o carvalho enfrenta, mais suas raízes se aprofundam na terra, mais seu tronco se enrijece, mais forte ele fica, sendo impossível arrancá-lo ou derrubá-lo!
 

Muitas vezes, depois de passar por tantas agressões naturais, o carvalho fica com uma aparência triste. Mas quando uma tempestade se avizinha, lá está ele de novo, firme e forte, para encarar o novo desafio.
 

O carvalho é símbolo da Vida e da verticalidade, em eterna evolução e ascensão para os céus. 

Árvore feminina, nutridora, muitos a associam à Grande Mãe. 
*