Tradutor

sábado, 30 de março de 2013

Fernando Haddad quer "política com P maiúsculo" em São Paulo


100 DIAS DA GESTÃO FERNANDO HADDAD


Mais um canal de comunicação entre cidadãos e Prefeitura de São Paulo foi criado pelo prefeito Fernando Haddad, já nestes primeiros 100 dias de sua operosa gestão: o Conselho da Cidade.

Cidadãos que vivem na multicultural cidade de São Paulo, desde janeiro, podem atuar no combate à corrupção, acionando a Controladoria Geral do Município, novo órgão criado pelo prefeito, e a partir desta semana poderão participar também do crescimento da metrópole, atuando junto ao Conselho da Cidade.

"Queremos promover a política com P maiúsculo, a política em que as pessoas, sem cerimônia e com o peito aberto, vão se reunir para expressar seus pensamentos e sentimentos a respeito de São Paulo, ajudar a desenhar seu futuro, a encurtar os caminhos de superação das dificuldades”, afirmou Haddad.


                                                                                                           SECOM/PMSP

Conselho da Cidade é criado para debater futuro de São Paulo

Prefeitura abriu na terça-feira (26) um novo canal de comunicação com a população: o Conselho da Cidade. Na primeira reunião do órgão, Haddad convidou representantes da sociedade a participar do crescimento da cidade



O prefeito Fernando Haddad abriu na terça-feira (26) as discussões do Conselho da Cidade, novo canal de diálogo entre a administração municipal e a sociedade. O órgão consultivo é formado por representantes dos movimentos sociais, entidades de classe, empresários, cientistas e pesquisadores, artistas e lideranças religiosas. Nesta primeira reunião, os 136 conselheiros conheceram o Programa de Metas da gestão e o Simesp, sistema informatizado de gestão pública.

“Queremos promover a política com P maiúsculo, a política em que as pessoas, sem cerimônia e com o peito aberto, vão se reunir para expressar seus pensamentos e sentimentos a respeito de São Paulo, ajudar a desenhar seu futuro, a encurtar os caminhos de superação das dificuldades”, afirmou Haddad.

O Conselho da Cidade se reunirá quatro vezes ao ano e analisará assuntos centrais para a capital, como a revisão do Plano Diretor e o projeto urbanístico do Arco do Tietê. Os conselheiros escolherão a melhor forma de organizar a sua participação e os tópicos a serem abordados. “A liberdade é o que deve marcar a nossa convivência”, garantiu Haddad.

Para o prefeito, o objetivo dos encontros é aprofundar e tornar mais participativa a democracia na cidade. “O conselho tem também um papel pedagógico de envolver os cidadãos nos negócios da cidade”, explicou Haddad.

Na primeira reunião, os conselheiros discutiram maneiras de organizar e sistematizar o diálogo. “O grande desafio é como fazer deste conselho uma ferramenta de ação para coordenar o maior número de pessoas, para que os objetivos sejam alcançados. Os conselheiros podem conseguir incentivar mais pessoas a se mobilizar, acompanhar e participar dos destinos da cidade”, disse a conselheira Vera Masagão Ribeiro, da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais.


Simesp

Durante o encontro, o secretário municipal Leonardo Barchini (Relações Internacionais e Federativas) apresentou o Simesp, sistema informatizado que irá controlar o fluxo de implementação de projetos e metas da Prefeitura, com a identificação dos órgãos e da equipe responsável por cada etapa de trabalho. As informações deste sistema serão disponibilizadas pela Internet por meio de relatórios de acompanhamento, o que permitirá uma maior transparência na gestão pública.

Veja a lista dos conselheiros da Cidade


Portal da Prefeitura

*