Tradutor

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Mensalão no STF: o triunfo da insanidade


É o que afirma o veterano jornalista Paulo Nogueira, radicado em Londres, em seu Diário do Centro do Mundo.

Supremocracia.




Ou a justiça norueguesa é absurda ou nós é que estamos loucos


Paulo Nogueira


As penas do Mensalão são o triunfo da insanidade.


Cadeia e multa para quem foi chamado por Barroso de exemplo de honestidade


Qual país tem uma justiça melhor: Brasil ou Noruega?

Essa questão me ocorreu quando vi confirmada, hoje [ontem], a sentença de Marcos Valério no caso do Mensalão: 40 anos de cadeia.

Poucos meses atrás, a justiça norueguesa condenou Anders Breivik a 21 anos de prisão. Breivik matou 68 pessoas, a maior parte jovens ligados a um partido político que ele imaginava ser fraco para deter o “avanço muçulmano” sobre a Europa.

Para quem gosta de detalhes, Breivik está numa cela que parece um pequeno apartamento. Tem uma mesa de trabalho com laptop (sem internet) para escrever suas coisas e lhe deram uma esteira para se exercitar.

No final da sentença, avaliarão se Breivik pode retornar ao convívio com a sociedade.

Mas a pena – máxima, na Noruega – foi aquela: 21 anos.

Vistas e comparadas as penas de Breivik e de Valério, ou a justiça norueguesa é maluca ou é a brasileira que não faz sentido.

Estive presente numa sessão do julgamento de Breivik, em Oslo. Não havia circo, não havia arroubos, não havia nada parecido com o que se vê no Mensalão.

Havia, aqui e ali nas ruas da cidade, algumas homenagens aos jovens mortos, em geral flores, fotos e palavras de saudade.

No Brasil, ocorreu o contrário. Joaquim Barbosa foi tomando os ares daquele médico de loucos de Machado em O Alienista que acha todo mundo um problema quando o problema real é ele mesmo.

E ganharam vida palavrões como dosimetria, uma suposta fórmula quase matemática de definir sentenças. Numa palavra, a dosimetria, como mostram os 40 anos dados a Valério, se revelou mais uma coisa de louco entre tantas outras.

Mais uma comparação que grita: Manning, acusado como traidor com base na severa Lei de Espionagem dos EUA, foi condenado a 35 anos de prisão. Cinco menos que Valério.

Na retomada dos trabalhos, otimistas imaginavam que com os magistrados recém-chegados as coisas ficariam mais razoáveis.

Foi o clássico triunfo da esperança.

Barroso conseguiu dizer dias atrás que, embora discordasse de muitas coisas, não tentaria emendá-las agora, dado o trabalho anterior de seus colegas.

Hoje [ontem], ele voltou a ser notícia ao fazer um elogio – tão justo quanto inútil – a Genoíno.

Disse que Genoíno lutou contra a ditadura quando isso era um risco, que ele leva vida modesta ainda hoje, sem jamais ter se aproveitado do poder para se locupletar.

Genoíno, enfim, sob a ótica da justiça brasileira, tem todos os atributos para ser condenado a ir para a cadeia e, fora isso, receber uma multa para cujo pagamento ele provavelmente terá que recorrer a uma vaquinha de amigos.

Enquanto isso, a Globo dá um calote de 615 milhões de reais em dinheiro de 2006 – 1 bilhão hoje, mais ou menos – depois de ter sido flagrada pela Receita numa espetacular trapaça fiscal.

No fragor das denúncias, Barbosa pede emprego à Globo para seu filho, paga com dinheiro do contribuinte uma viagem de uma jornalista do Globo para escrever sobre ele numa ida inútil à Costa Rica num avião da FAB e vai assistir a um jogo da seleção no camarote de Huck.

Alguém falou em Escandinávia? Lá, num episódio desses, a concessão da Globo já teria sido retirada e seus acionistas provavelmente estivessem cumprindo seu merecido período na cadeia, em celas parecidas com as de Breivik.


Mas é o Brasil.

Vamos chegar à Escandinávia, algum dia?

Eu acredito. Mas vamos ter que caminhar muito, e muito, e muito.


Destaques do ABC!

*

2 comentários:

  1. quem ta certo ou errado eu nao sei,, mais que usaram dinheiro publico usaram,, do Pt ao seu arco rival Inimigo Psdb.. ou melhor os dois partidos colegas criaram um esquema para dizer que sao inimigos so para enganar o povo. resumindo e um contra o outro.. a forca do bem contra a forca do mau... todos os partidos politicos sem exercao meteram a mao e estao metendo a mao no dinheiro publico, e mensalao, e mensalinho mineiro, compra de re eleicao, e siemens metro, e sudam,

    sao todos ladrao,, vimos que o povo nao quer a presenca de partidos politicos nas suas manifestacoes, porque se ligar a um partido e se sujar na lama .

    eu paricularmente nao quero saber da lei da noruega, na lei brasileira, principalmente depois da atitude do congresso nacional ontem de nao cassar o deputado ladrao de rondonia.

    eu quero e saber da lei chinesa,, uma bala de condenacao e a familia pagar por ela,, devido o caso de ontem e a atitude seria condenacao chinesa,, bala em todos deputados.

    gostaria so de saber quantos deputados do pt apoio o deputado ontem..

    estar tudo contaminado,, os que nao voltaram,, tmb nao compareceram...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Gilberto, tá tudo embolado e tá tudo dominado. A bruxa tá solta e o joio misturado com o trigo. Uma faxina braba, pesada, precisa ser feita pelo povo brasileiro e pelas bandas boas das instituições. Mas... como? Fechar o congresso e instalar uma ditadura comandada por um Salvador da Pátria (Nosso Batman?) não é solução e vai na contramão de tudo o que esperamos numa sociedade planetária, democrática, pluralista, pautada pela ética e por valores imperecíveis. No momento, não vejo outra saída a não ser ir depurando esse caldo putrefato por meio de eleições. E precisamos também abrir a caixa preta do Judiciário, democratizá-lo... Saudades de Londres. Abraços!

      Excluir