Tradutor

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Barbosa chama Lewandowski de "Chicaneiro"


SUPREMOCRACIA EM PÉ DE GUERRA

O ministro Joaquim Barbosa, Presidente do Supremo Tribunal Federal, encerrou hoje, de forma intempestiva, a sessão plenária que tratava da Ação Penal 470 (Mensalão), acusando o ministro Ricardo Lewandowski, Vice-presidente da corte, de fazer chicana (troça, brincadeira, com o fito de atrapalhar o andamento do processo), quando este, após manifestar uma discordância, sugeriu interromper a discussão do assunto para continuar na próxima semana. Barbosa foi contra.

"Nós estamos com pressa de quê?", perguntou Lewandowski. 


"Fazer o nosso trabalho, não chicana", disparou Barbosa.

Indignado, Lewandowski, sempre sóbrio e correto, mas firme, indagou se estava sendo acusado de fazer chicana: "Peço a Vossa Excelência que se retrate imediatamente". 


"Não vou me retratar", confrontou Barbosa.

"Estou trazendo um argumento apoiado em fatos. Eu não estou brincando. Não admito isso. Vossa Excelência preside uma casa de tradição multicentenária", reagiu Lewandowski. 


"Que Vossa Excelência não respeita", provocou Barbosa.

Celso de Melo, o decano, até que tentou jogar um balde de água fria na questão. Mas Joaquinzão estava, mesmo, furioso e querendo confusão.

A temperatura subiu e o tempo fechou na Praça dos Três Poderes. Joaquim Barbosa, mais uma vez, dá mostras de seu desequilíbrio emocional e despreparo, desrespeitando publicamente opinião divergente e mostrando o quanto é arrogante e autoritário.


JOAQUIM BARBOSA ACUSA LEWANDOWSKI DE CHICANA


:
Tensão no Supremo sobe às alturas; presidente Joaquim Barbosa compra briga com seu colega favorito para essas ocasiões; "Vamos fazer nosso trabalho, o senhor está fazendo chicana", disse ele a Ricardo Lewandowski; que rebate: "Você está acusando um ministro de estar fazendo chicana? Peço que se retrate agora"; relator da Ação Penal 470 disse que não se retrataria e encerrou a sessão; discussão começou quando o revisor Lewandowski acatou as alegações do réu Bispo Rodrigues de que houve contradição na definição de sua pena

Leia mais no Brasil 247.

*

6 comentários:

  1. TEM GENTE que precisamos baixar o nivel ou seja descer alguns degraus para poder responder a altura, e esse Bargosa ja esta precisando disso, Lewandowisk, deve dizer quem é chicaneiro, aqui, quem tem ap Miami, quem tem rabo preso com o filho, mostrar ao JB que ele nao tem moral para chamar ninguem de chicaneiro, a nao ser ele mesmo que estar desonrando a sua propria imagem.

    ResponderExcluir
  2. É lamentável, Tadeu, que na mais alta corte do País se instale um cidadão tão despreparado, irascível, prepotente. Um sem noção. Vivemos num Estado Democrático de Direito, não? E o senhor Joaquim "Apê em Miami" Barbosa está, sempre que pode, tentando se impor como um ditador. Um desrespeito ao STF, ao Brasil e ao Povo Brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. Vamos acabar com demagogias. O min. Ricardo Lewandowski ou quer ser mais realista do que o rei, ou quer demonstrar mais conhecimento jurídico do que os demais, ou está servido de advogado dos condenados, com suas oratórias protelatórias. Por ele, ninguém seria condenado...
    Alguns podem ficar surpresos com a atuação enérgica do ministro Joaquim Barbosa, e aqui aflora algum ranço de preconceito racial contra ele. Mas o ministro Lewandowski tem se mostrado muito leniente ao julgamento, o que nos leva a acreditar que ele, então ministro do TSE, conforme denuncia exposta na Revista Veja, interferiu para que sumisse no TSE pareceres técnicos que sugeriram a reprovação das contas do PT no período do mensalão e da campanha da presidente Dilma Rousseff.
    É elogiável a atuação do ministro Joaquim Barbosa, que não mede tempo para interferir contra os rodeios jurídicos de Ricardo Lewandowski. E ele, Joaquim Barbosa, diferente dos outros ministros, tem a coragem de chamar a atenção do “ministro petista”, que foi para esse julgamento decididamente para defender os mensaleiros. Joaquim Barbosa não tem que pedir desculpas a ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito sua opinião, mas meu entendimento é contrário. As associações de juízes condenam a atitude de Barbosa e não se pode chamá-las de "petistas", assim como a OAB e outros tantos juristas e jornalistas. Até o Noblat, global e anti-PT, condenou. Barbosa é autoritário, arrogante, emocionalmente instável e muitas vezes grosseiro. Despreparado, desequilibrado, para a posição que ocupa. Lewandowski e qualquer outro ministro da corte tem todo o direito de expor suas posições. E a "revista" Veja há muito deixou de ser um veículo confiável. Não tem independência e defende interesses inconfessáveis...

      Excluir
  4. Ter "Apê" com dinheiro honesto em Miami e graças ao pruduto de seu trabalho, é bem diferente do Lula, que entrou para política sem eira nem beira, e saiu rico com eira e beira com muito dinhero no bolso e em paraíso fiscal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho meio tosco, caipira, coisa de terceiro mundo, juntar $ e ir comprar apê em Miami... Acho meio pobre... E ainda por cima criar uma empresa offshore com endereço do apartamento funcional de presidente do STF. Ele não tem domicílio no Rio? É preciso provar as afirmações que se fazem contra o ex-presidente Lula. Falar é fácil...

      Excluir