Tradutor

sábado, 4 de maio de 2013

Fernando Haddad faz revolução em São Paulo


CIDADE DE SÃO PAULO - GESTÃO PARTICIPATIVA



O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), está revolucionando a administração pública, implementando uma série de medidas que visam a participação ativa da cidadã e do cidadão que vive na maior capital do País.

Neste sábado (4) tem prosseguimento a série de debates sobre o Plano Diretor Estratégico, dentro da perspectiva "A São Paulo que Queremos", com transmissão o dia todo (9 - 17:30 h) pelo Portal da Prefeitura do Município de São Paulo. Hoje serão discutidos Habitação (manhã) e Meio Ambiente (tarde).

Acompanhe e participe, clicando aqui.




Plano Diretor: habitação e meio ambiente serão debatidos

Debate de sábado será transmitido ao vivo pelo site da Prefeitura. Último encontro reuniu cerca de 300 pessoas no Centro Cultural de São Paulo


Neste sábado (4) será realizada a terceira reunião participativa para a revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE), que será realizado a partir das 9h no Campus Memorial da Uninove, Barra Funda. Serão abordadas questões a respeito da habitação e do meio ambiente na cidade e assim como nos outros encontros, o debate será transmitido em tempo real pelo site da Prefeitura.

Nesta primeira etapa de avaliação temática para o PDE, prevista até 1º de junho, serão realizados dez encontros que contarão com a participação da população para o debate das principais prioridades que devem ser traçadas no projeto. Os dois primeiros, realizados no Campus Memorial da Uninove e no Centro Cultural de São Paulo, já reuniram quase 600 pessoas. Conduzida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, a revisão dos instrumentos de planejamento e gestão urbana prevê ajustes nas leis de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, Planos Regionais Estratégicos, Código de Obras e complementares.

Serão realizadas outras três etapas, todas participativas. Nesta primeira são realizadas oficinas temáticas, oficinas com seguimentos específicos e a Conferência Municipal de São Paulo. A segunda etapa, que será realizada de 8 de junho a 13 de julho deste ano, será a recepção de propostas com atividades presenciais, além da recepção eletrônica de propostas. A previsão é que o projeto seja encaminhado à Câmara ainda no segundo semestre de 2013.


Primeiros encontros


Durante a abertura dos encontros, o prefeito Fernando Haddad destacou a importância da participação popular para discutir e fiscalizar as ações tomadas pelo poder público. “O Poder Público Municipal não cumpriu o Plano Diretor, não observou a lei maior da cidade de São Paulo. Eu digo isso fazendo referência a muitas coisas, a questão da moradia e do transporte público. As maiores intervenções na cidade de São Paulo foram feitas em proveito do automóvel e não a proveito do transporte público, como nos casos das Marginais e a paralisação da construção de novos corredores”, afirmou.

O primeiro encontro também foi marcado pelo lançamento da plataforma digital “Gestão Urbana” – [http://www.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/], um site que reúne informações, notícias e materiais para a revisão do plano, além de abrir outros meios para que a população possa contribuir com sugestões e novas idéias para o trabalho.

“Esse momento inaugura oficialmente um processo participativo absolutamente amplo e legítimo onde chamamos toda a população, todos os setores da cidade não apenas a debaterem conosco o plano, mas acima de tudo pactuar que plano será efetivamente encaminhado para ser aprovado na forma de lei”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco.

Acompanhe a agenda de discussões e as últimas notícias da Revisão Participativa do PDE na Plataforma Gestão Urbana SP.


Plano Diretor Estratégico

Aprovado em 2002, o Plano Diretor Estratégico (PDE) é composto de alguns itens para, por exemplo, organizar o uso e ocupação do solo, regras de como construir nos terrenos, implantar prédios altos, fazer grandes construções e instalar as atividades.

“Há bairros que já estão congestionados, que não têm mais espaços para novos empreendimentos. Há bairros que têm espaço de sobra para novos empregos e novas moradias. Esse equilíbrio tem que ser buscado pela lei que organiza a cidade, que é o Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo. Então nós temos o sentido da urgência que precisamos redesenhar São Paulo para reequilibrá-la”, disse o prefeito.

1ª Fase - Avaliação participativa

Para o compartilhamento das avaliações trazidas pela sociedade e pelas secretarias municipais, estão previstas atividades informativas e de reflexão por meio de leituras coletivas sobre os principais aspectos da política urbana regulada pelo Plano Diretor.

Serão organizados seminários, oficinas temáticas e oficinas com seguimentos sociais que abordarão os seguintes temas:

1. Objetivos da revisão e a Cidade que queremos;
2. Uso e ocupação do solo;
3. Instrumentos de Política Urbana;
4. Habitação;
5. Meio Ambiente;
6. Mobilidade Urbana;
7. Investimentos Prioritários, Planos Regionais e Planos de Bairro;
8. Avaliação dos Instrumentos de controle social e participação (a ser tratado durante a Conferência da Cidade).

O prazo para a realização desta etapa, incluindo a realização da VI Conferência Municipal da Cidade de São Paulo, será de 27 de abril a 1 de junho de 2013. Todas as sugestões serão acolhidas e analisadas pela Prefeitura, com os resultados divulgados no portal "Gestão Urbana".


Portal PMSP

*

2 comentários:

  1. Haddad, me lembro o prefeito de Belém do Pará Edmilson Rodrigues que governou dois mandatos de 4 anos a cidade, dentro de um orçamento participativo restrito, contingenciado criminosamente pelos governos tucanos do FHC e do Almir Gabriel (já falecido) mas que foi show de bola apesar de tudo.... Lamentavelmente por conta de uma mídia corrupta, pela compra de votos e coopetação da justiça com o adversário, não foi capz de leger o seu sucessor do PT... Elegeu um prefeito ordinário chamado Dulciomar Costa do PDT que destruiu as conquistas sociais, a estruturas da cidade deixando uma enorme dívida a sociedade belemense. Belém hoje é um caus só, enquanto esse prefeito ordinário disfruta da sua roubalheira em Miame-EEUU, com váriosprocessos na justiça de improbidade administrativa. Mas o ninho tucano ainda é sólido no Pará e elegeu governador e prefeito tucanos por conta da incompetência petista da Ana Júlia, que não soube governar o Estado. Mas você, Haddad, com certeza vai fazer uma boa administração em SP e os paulistanos com certeza teram melhor sorte e muito a comemorar.... Boa sorte prefeito Haddad, aqui do norte do país torcemos por você!...

    ResponderExcluir
  2. Agradeço muito seu comentário e testemunho. E lamento muito a situação de Belém. Que pena que as conquistas todas do prefeito Edmilson Rodrigues foram destruídas. Um absurdo sem tamanho. E esse vagabundo que está em Miami tem que ser punido pelas falcatruas. Infelizmente, a chamada "grande mídia" e a "banda podre" do Judiciário dão respaldo a esses verdadeiros criminosos, que lesam toda uma sociedade. Nós aqui em São Paulo precisamos ficar atentos e cuidar de nossa cidade, porque os abutres e urubus estão sempre rondando e vão querer voltar... Quem ama, cuida! Vamos cuidar de São Paulo! E percebam que a tal grande imprensa não noticia as coisas boas que o prefeito Fernando Haddad está promovendo, simplesmente porque sempre esteve acumpliciada com a bandidagem que o precedeu. Viva São Paulo! Viva Belém! Viva o Povo Brasileiro, que precisa aprender a votar e a cuidar do que é seu! Abraços e obrigada pela participação!

    ResponderExcluir