Tradutor

sábado, 9 de março de 2013

No México, com Yoani Sánchez


LIBERDADE DE EXPRESSÃO


Desde esta manhã a filóloga, escritora e jornalista cubana Yoani Sánchez encontra-se na cidade de Puebla, México, participando de reunião da Sociedad Interamericana de Prensa.

A blogueira e tuiteira, que foi nomeada Vice-presidenta da Liberdade de Imprensa e Informação da SIP em Cuba, apresentou um informe sobre a situação de jornalistas e blogueiros independentes e o direito de livre expressão na Ilha, respondendo em seguida várias perguntas de jornalistas latino-americanos.

Segundo Yoani, a situação da imprensa em Cuba é "calamitosa": a lei proíbe a expressão da opinião (lei da mordaça), considerada pelo regime como traição. A blogueira acredita que apenas 3% dos cubanos têm acesso à internet, e um acesso lento e precário.

Perguntada sobre as agressões que sofreu no Brasil, Yoani respondeu que se tratava de um pequeno grupo de fanáticos, e que recebeu mais abraços do que insultos.

Graças a estes baderneiros, a visita de Yoani ao Brasil teve uma inesperada e ampla repercussão, o que lhe rendeu mais 35.000 seguidores brasileiros no Twitter!...

                                     "A primeira limonada no México" @yoanisanchez

Para ver uma entrevista de Yoani à SIP, clique aqui.

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário