Tradutor

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O megashow da blogueira popstar no Brasil


YOANI SÁNCHEZ NO BRASIL



                                                                                                         Facebook/Yoani


"E, como toda atitude imbecil tem seu efeito bumerangue, a visita de Yoani Sánchez, que deveria mobilizar pouca gente, apenas os muito interessados em conhecer detalhes do cotidiano cubano, acabou se tornando um grande evento, um evento-espetáculo. Quem não sabia quem era a moça agora sabe; e sabe mais ainda, de que são capazes seus adversários quando se sentem contrariados."


O som, a fúria e o nada

Carlos Brickmann

Há certas coisas difíceis de entender.


Um jornalista (que trabalha numa grande empresa, das mais atacadas pelos fanáticos que se consideram de esquerda) proclama seu orgulho de ser intolerante e fundamentalista. Outro jornalista diz que, como petista, considera o senador Eduardo Suplicy, fundador do PT, “meio tucano”. Outro jornalista sugere que se vá a uma comunidade pobre e se verifique o que é que seus moradores preferem: saúde, alimentação ou liberdade de expressão. E conclui que ninguém ali estaria tão preocupado assim com a liberdade de expressão. Portanto, Cuba é ótima.

Houve época em que multidões de italianos aceitaram a ditadura fascista porque o ditador Benito Mussolini fez os trens andarem no horário. Mas não era contra esse tipo de pensamento que a esquerda se colocava?

Toda essa exacerbação ocorreu há poucos dias, com a visita da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Brasil. Houve, entre as cenas horrorosas de tentativa de intimidação da blogueira, de promoção de tumultos e gritarias para impedi-la de falar, algumas coisas até engraçadas. Por exemplo, um senhor de meia idade, com quarenta e muitos ou cinquenta e poucos, que se jogasse futebol estaria entre os masters, vestindo a camiseta da UJS – União da Juventude Socialista.

Qual a essência do problema? Yoani faz restrições ao regime cubano; e os que tentaram impedi-la de falar não podem aceitar que alguém critique um regime tão maravilhosamente perfeito nem seus líderes geniais. Surgiram então as acusações (as de costume: “agente da CIA”, “enviada do imperialismo ianque”), as perguntas (“quem é que paga a viagem?”, “que é que ela acha da base de Guantánamo?”), os comentários sexistas (“esta mulher é o cão chupando manga”, “não existe cabeleireiro em Cuba?”, “em Cuba não há comida, nem liberdade, nem tesoura”). E daí? Imaginemos que Yoani seja simultaneamente agente da CIA, da Stasi, da KGB e do SNI. Em que é que isso tira a possibilidade de seus adversários de desmontar sua argumentação, com argumentos racionais, educadamente? Imaginemos que sua viagem seja paga pela Associação Internacional dos Pedófilos Anônimos. Em que é que isso modifica suas críticas, em que é que isso prejudica a possibilidade de contestá-la?

Nos tempos em que havia esquerda, formada por pessoas que estudavam em vez de gritar slogans, Rosa Luxemburgo, a grande revolucionária alemã, dizia que liberdade é quase sempre a liberdade de quem pensa diferente de nós. E o fato real é que tentaram impedir que Yoani tivesse a liberdade de dizer o que pensa. Acusá-la de ser agente de quem quer que seja, de receber passagens de grupos organizados, de receber recursos não-contabilizados, perfeito; desde que isso seja feito civilizadamente, sem tentar impedi-la de falar.

E, como toda atitude imbecil tem seu efeito bumerangue, a visita de Yoani Sánchez, que deveria mobilizar pouca gente, apenas os muito interessados em conhecer detalhes do cotidiano cubano, acabou se tornando um grande evento, um evento-espetáculo. Quem não sabia quem era a moça agora sabe; e sabe mais ainda, de que são capazes seus adversários quando se sentem contrariados.


Questão de sexo

Alguns cavalheiros polêmicos visitaram o Brasil ultimamente, como o iraniano Mahmoud Ahmadinejad, o italiano Césare Battisti (que ficou), o pessoal da FIFA. Ninguém criticou o corte de seus cabelos, nem suas roupas, nem seu sex-appeal. Mas, quando se trata de mulher, como no caso de Yoani, os atributos físicos e de moda entram imediatamente em debate. É feia, é reta, tinha de cortar o cabelo, tratar dos dentes, usar roupas diferentes – e isso num país onde existe (acreditem!, é verdade!) uma secretaria de Políticas para as Mulheres, com status de Ministério, comandada pela ministra Eleonora Menicucci. Que, aliás, mantém-se silenciosa sobre as agressões que uma mulher sofre quando tenta expor suas ideias.

Haverá alguém aqui adepto do ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi? Ele deve ter queixas de vários dirigentes homens de outros países, mas só se soltou ao falar de uma mulher, a primeira-ministra da Alemanha Ocidental, Angela Merkel: “Uma bunduda incomível”. O curioso é que quem critica os atributos físicos das mulheres nem sempre resistiria a uma análise feminina. Ou alguém acredita que as festas de Berlusconi sejam animadas por meninas fascinadas pela beleza física, vitalidade e glamour de Sua Excelência? E de graça?



Observatório da Imprensa

Destaques do ABC!

*

2 comentários:

  1. Movimentos de esquerda da Argentina convidam oficialmente a blogueira cubana Yoani Sánchez para um debate aberto transmitido ao vivo por veículos de comunicação do país

    A esquerda argentina fez o que nós deveríamos ter feito: convidar a blogueira cubana para um debate livre, transmitido pela TV, de forma independente.

    Até agora, a blogueira não respondeu ao convite e, provavelmente, ela declinará do mesmo. Contudo, isto significa uma vitória.

    Não tão grande quanto seria desmascará-la ao vivo, mas com certeza, foi uma vitória.

    Honestamente, não é agrada saber, pois tenho muitas dúvidas quanto ao seu propósito nesta turnê mundial.

    Os meios de comunicação de direita, servindo aos amigos do norte, te denominam blogueira cubana, um título que se aplica a cada um de seus compatriotas que têm um blog, muitos dos quais eu conheço e com quem interajo diariamente e nada lembram você.

    Mas como tudo tem um lado ruim e um lado bom, sua vinda ao nosso país nos permite fazer uma proposta.

    ResponderExcluir

  2. Pessoal, vocês precisam ter um pouco mais de equilíbrio e mente analítica. Eu estou acompanhando as andanças da Yoani desde o domingo à tarde em que ela se preparava para embarcar para o Brasil e acompanhei também o dia a dia dela no Brasil, pelo noticiário na internet.

    Pensem um pouco: ninguém sai para uma viagem de 80 dias por 12 países sem planejamento. Quando ela decidiu vir primeiro ao Brasil, ela definiu que daqui iria para Praga. Claro que deve ter reservado voo (passagem oferecida pela Anistia Internacional) para a segunda-feira que passou, combinado com amigos para esperá-la na Europa etc. etc.

    E há uns bobocas publicando que ela teve medo de ir à Argentina, onde havia manifestantes esperando-a com protestos... Tenham a santa paciência!

    Pensem um pouco, analisem, sejam mais ativos... engulam menos, desconfiem dessa "orquestração" toda, deixem de ser "rebanho", massa de manobra de gente mentirosa e sem escrúpulos...

    ResponderExcluir