Tradutor

sábado, 15 de dezembro de 2012

O Be-a-bá do Golpe


“Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.”

(Eduardo Alves da Costa, No caminho, com Maiakóvski)

No terceiro milênio, na Era de Aquário, em plena sociedade planetária, digital,  a "sociedade do espetáculo", instalados em confortáveis poltronas, assistimos ao golpe estampado nas telas de alta definição das tevês, pela internet, em tempo real, ao vivo e em cores.





O Manual do Golpe de Estado



(HD) - Cúrzio Malaparte escreveu, em 1931, seu livro político mais importante, Técnica del colpo di Stato: envenenamento da opinião pública, organização de quadros, atos de provocação, terrorismo e intimidação, e, por fim, a conquista do poder. Malaparte escreveu sua obra quando os Estados Unidos ainda não haviam aprimorado os seus serviços especiais, como o FBI - fundado sete anos antes - nem criado a CIA, em 1947. De lá para cá, as coisas mudaram, e muito. Já há, no Brasil, elementos para a redação de um atualizado Manual do Golpe.

Quando o golpe parte de quem ocupa o governo, o rito é diferente de quando o golpe se desfecha contra o governo. Nos dois casos, a ação liberticida é sempre justificada como legítima defesa: contra um governo arbitrário (ou corrupto, como é mais frequente), ou do governo contra os inimigos da pátria. Em nosso caso, e de nossos vizinhos, todos os golpes contra o governo associaram as denúncias de ligações externas (com os países comunistas) às de corrupção interna.

Desde a destituição de Getúlio, em 29 de outubro de 1945, todos os golpes, no Brasil, foram orientados pelos norte-americanos, e contaram com a participação ativa de grandes jornais e emissoras de rádio. A partir da renúncia de Jânio, em 1961, a televisão passou também a ser usada. Para desfechá-los, sempre se valeram das forças armadas.

Foi assim quando Vargas já havia convocado as eleições de 2 de dezembro de 1945 para uma assembléia nacional constituinte e a sua própria sucessão. Vargas, como se sabe, apoiou a candidatura do marechal Dutra, do PSD, contra Eduardo Gomes, da UDN. Mesmo deposto, Vargas foi o maior vitorioso daquele pleito.

Em 1954, eleito pelo povo, Vargas venceu-os, ao matar-se. Não obstante isso, uma vez eleito Juscelino, eles voltaram à carga, a fim de lhe impedir a posse. A posição de uma parte ponderável das Forças Armadas, sob o comando do general Lott, liquidou-os com o contragolpe fulminante. Em 1964, contra Jango, foram vitoriosos.

A penetração das ONGs no Norte do Brasil, e a campanha de coleta de assinaturas entre a população dos 7 Grandes - orientada, também, pelo Departamento de Estado, que financiava muitas delas – para que a Amazônia fosse internacionalizada, reacenderam os brios nacionalistas das Forças Armadas. Assim, os norte-americanos decidiram não mais fomentar os golpes de estado cooptando os militares, porque eles passaram a ser inconfiáveis para eles, e não só no Brasil.

Washington optou hoje pelos golpes brancos, com apoio no Parlamento e no Poder Judiciário, como ocorreu em Honduras e no Paraguai. Articula-se a mesma técnica no Brasil. Nesse processo, a crise institucional que fomentam, entre o Supremo e o Congresso, poderá servir a seu objetivo – se os democratas dos Três Poderes se omitirem e os patriotas capitularem.


Mauro Santayana

*

4 comentários:

  1. CONTRIBUINTE INDIGUNADA QUE NÃO ACEITA MAIS SER ENGANADA E EXPLORADA POR LULA DA SILVA .
    Como contribuinte, onde pago com sacrifícios meus compromissos e impostos, cumpridora de meus deveres civil e criminalmente dentro da lei, quero clamar publicamente que não aceito mais ser explorada por Lula da Silva.
    Até quando vamos ter que aceitar a impunidade daquele quem mais se beneficiou na pratica com toda essa podridão do mensalão na compra de votos(Apoio Politico) para se manter e se reeleger na presidência ?
    Até quando vamos ter que aceitar Lula mesmo fora da presidência, fazendo turismo pelo Brasil e mundo a fora de jatinho particular ou no avião da presidência como se fosse chefe de estado as custas do contribuinte ?
    Até quando vamos ter que cruzar os braços diante de tantas e tantas denuncias envolvendo Lula da Silva direto ou indiretamente sem que ele seja no mínimo chamado para da os devidos esclarecimentos ?
    Como contribuinte e vitima também de toda essa podridão exijo que Lula seja colocado no banco dos réus como qualquer outro constituinte .
    Lula não pode continuar sendo blindado e protegido por muitos como se ele fosse imune a toda essa podridão a qual tem procedência e criação em seu ex governo corrupto como se ele não tivesse nada a vê .
    Chega de tanta impunidade e proteção para com Lula da Silva !!!
    Lula não pode continuar dando as costas a imprensa quando é indagado sobre as acusações graves que cai sobre ele .
    Lula, você não pode e não deve como homem publico acusado de corrupção e outras coisas mais continuar dando as cosas a imprensa . Não pode porque quando você vira as costas não querendo responder as acusações graves , você também vira as costas a milhões de brasileiros .
    Não faça isso !!!
    Não seja covarde!!!
    Seja homem e Responda, você tem que nos da explicações. Você como homem público tem que da explicações ao contribuinte e ao Brasileiro em geral .
    Essa satisfação e explicações vinda de você não é uma questão de opção sua, é sua obrigação !!!!!
    Lula, Não se acovarde, seja homem e prestes esclarecimentos, afinal são tantas e tantas denuncias e cada vez + graves .
    Esclarecimento, não é uma questão de opção sua, é sua obrigação para com o Brasil .
    Não se omita, porque sua omissão e silencio , só endossa e confirma sua culpa .
    Afinal como bem diz o ditado: Quem não deve não teme.
    Lula, porque tens tanto medo ?
    Porque foges da imprensa como o diabo foges da Cruz ?
    Por quê ?
    Você é culpado de todas essas acusações ?
    Fugindo assim covardemente, só deixa transparecer para todo o Brasil que es sim CULPADO .
    Leticia Martelle Maynard
    Rio/Brasil

    ResponderExcluir
  2. Lula, o "Grande Satã"... como quer a mídia elitista e golpista. Letícia, respeito tua opinião e teu direito de expressar livremente seu pensamento sobre o ex-presidente Lula. Mas me permita discordar num ponto: Lula não deve explicações à imprensa. Muito menos a esta imprensa serviçal das classes altas do País, que só defende interesses dos poderosos. Lula não fugiu. Desde quando deixou a presidência, recebeu centenas de convites no mundo todo, para conferências, homenagens, inclusive títulos de doutor honoris causa nas mais importantes universidades, inclusive Sorbonne e Coimbra. Ele sempre viaja muito e diante desse verdadeiro linchamento o mais inteligente era mesmo sair de cena e deixar a poeira abaixar. Na "grande" (???) imprensa há verdadeiros trogloditas, bestas enfurecidas babando ódio e querendo trucidar o Lula. Tudo porque tem uma origem muito humilde, pouco estudo, chegou à Presidência e fez um governo histórico, com grandes e inegáveis avanços aos mais pobres. Nenhum partido da oposição nega isso, nem mesmo essa "grande" (???) imprensa que aí está. Esse clima todo é de muita irracionalidade e é preciso ter um pouco de equilíbrio para lidar com isso. Lula dará, certamente, as explicações que você e outros tantos esperam. Não a esta imprensa apátrida, mesquinha e elitista, mas nas instâncias devidas, dentro da Lei. Lula não é um demônio. Lula não é um criminoso (enquanto não apresentarem provas...). Lula é um ex-presidente, um estadista global, respeitado no mundo todo e amado por milhões de brasileiros. Vamos respeitar sua bela história de vida, de luta pela redemocratização do País, seu governo progressista, popular e social, e sua dignidade humana. Não é porque veio do povo que deva ser tratado aos pontapés e falta de respeito. Aqui no blog estaremos sempre do lado da VERDADE e da JUSTIÇA. Que Lula ofereça explicações ao Povo Brasileiro. E que FHC, Serra e outros tantos ligados a tantos escândalos nunca apurados também se expliquem, sejam investigados e cobrados pela imprensa e pela população.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem, Sonia. E qto ao texto, já tinha lido no blog do mauro santayana, no www.maurosantayana.com

    ResponderExcluir
  4. Sim, o Santayana tem um blog, escreve também no Jornal do Brasil, grande cabeça, lúcida, jornalismo que honra a todos nós. Sempre que posso, reproduzo aqui artigos dele e de outros tantos grandes jornalistas que pensam o Brasil.

    ResponderExcluir