Tradutor

terça-feira, 12 de abril de 2011

São Paulo: violências contra mulheres


Quando se fala em violência contra a mulher imediatamente se pensa em sangue: espancamentos, hematomas, cara inchada, ferimentos, olho roxo, tapas, murros, cortes, socos, pontapés, escoriações etc. etc. E a primeira ideia que vem é a de um marido ou companheiro truculento, autoritário, ignorante, que se vale de sua força física para subjugar, humilhar e ferir uma esposa ou companheira por meio da covarde violência física.

Essa é "apenas" uma das modalidades de violência contra a mulher. A mais visível, talvez a mais chocante, a que muitas vezes "dá mídia".

Mas há outras tantas modalidades. Muitas delas surdas, silenciosas, quase invisíveis. E seus agentes vão muito além de maridos e companheiros. E tais violências são igualmente covardes e perversas.

Atentem para isso: violência contra a mulher constitui VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES.

E além de violência perpetrada por particulares e até parentes, como os jornais e TV nos mostram à saciedade, há também a Violência Institucional.

Tudo isso representa violência contra a mulher. E precisa ser denunciada, investigada, combatida, sancionada.

Portanto, a questão pode ser muitíssimo mais ampla e dolorosamente mais grave.


Isto é um alerta e uma denúncia.

Leiam, divulguem, reproduzam se possível.





7 comentários:

  1. Sonia:

    Vou encaminhar a muitos o seu grito de alerta, e, por que não dizer de socorro também?

    Você nunca estará só!

    Ellos no passarán por aquí!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Gilberto. Só estou conseguindo me comunicar por aqui. O resto "tá tudo dominado"... A amiga e blogueira Gircélia está centralizando informações sobre o caso: blog Sempre Sol, aí na listagem ao lado. Muito obrigada. Abração.

    ResponderExcluir
  3. Sônia,

    Já estou nas providências para divulgação. Falarei com os meus cumpadis para que este artigo seja reblogado como alerta máximo.

    Grande abraço e, como disse o cumpadi Gilberto, e eu mesmo outras vezes, pode contar conosco.

    Grande xêro!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Di, que saudade dos nossos papos! Você viu? Tão querendo botar uma mordaça na minha boca. Agora não posso acessar contas de email EM PROVEDOR NENHUM. E meu telefone fixo parece que está grampeado. Meu Cumpadi, vamos conversando por aqui, então. Enquanto eles não descobrem um jeito de me calar aqui também. Obrigada por tudo. Meus blogueiros e amigos queridos do Nordeste estão aqui comigo e uma amiga-blogueira do Paraná também! Abração forte pra você e pra este Nordestão sempre querido!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber o que está ocorrendo. Por que não pode acessar suas contas em provedor nenhum?

    Xêro!

    ResponderExcluir
  6. A conexão cai toda hora. Está muito instável. É a primeira vez que isto acontece em seis meses de prestação de serviços de banda larga. Quando tento acessar contas de emails de quatro provedores (iG, Yahoo, Hotmail, Google), entra uma página indicando "inexistência da página". Atendente da companhia telefônica já fez vários testes e tentativas, infrutíferas. Ficaram de mandar um técnico aqui. Vamos ver. Obrigada, abração e um "xêro" também... rsss

    ResponderExcluir
  7. Cara companheira Sônia, republiquei ontem mesmo o teu post no meu blog. Não estou entendendo bem o que acontece contigo, mas deixo minha solidariedade, pelo menos ao reblogar o teu comentário. Abraços! Estamos por aqui!

    ResponderExcluir