Tradutor

domingo, 27 de março de 2011

Hora do Planeta no Brasil e no Mundo - capitais brasileiras

Depois do 1 minuto inicial de silêncio em respeito às milhares de vítimas dos recentes desastres naturais no planeta, como o terremoto e o tsunami no Japão e as catástrofes provocadas pelas chuvas na região serrana do estado do Rio de Janeiro, mais de um bilhão de cidadãos planetários ativistas apagaram as luzes de suas casas por 60 minutos, entre 20:30 e 21:30 h, hora local. Governos e empresas também participaram do ato simbólico em defesa do planeta, deixando edifícios e monumentos no escuro por uma hora.


Monumentos de 98 cidades do Brasil ficam 1 hora apagados


Em São Paulo, o Monumento às Bandeiras fica às escuras. Foto: Levi Bianco/Futura Press
Em São Paulo, o Monumento às Bandeiras fica às escuras
Foto: Levi Bianco/Futura Press

Os principais monumentos e atrações turísticas de 98 cidades brasileiras, entre elas o Cristo Redentor e a barragem da hidroelétrica de Itaipu, permaneceram neste sábado às escuras por uma hora em uma demonstração do apoio do Brasil à luta contra a mudança climática.

As cidades brasileiras, entre as quais 15 capitais regionais e cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, apagaram as luzes que iluminam seus principais monumentos durante a chamada Hora do Planeta, a mobilização mundial da organização ambientalista WWF contra o aquecimento global.

Além de milhares de brasileiros que apagaram as luzes de suas casas às 20h30, durante uma hora também ficaram às escuras monumentos e pontos turísticos como a praia de Copacabana, o Jardim Botânico de Curitiba, a estátua de Iracema de Fortaleza e o estádio Pacaembu de São Paulo.

Em Brasília, a sede do Congresso também apagou as luzes, bem como o Palácio do Buriti e Anexo, o Memorial JK, o Teatro Nacional, a Catedral, o Museu do Índio, o Complexo Cultural da República e a Ponte JK.

A adesão das cidades brasileiras à iniciativa mundial este sábado foi muito superior à do ano passado, quando 72 cidades apagaram suas luzes e Rio de Janeiro deixou pela primeira vez às escuras o enorme Cristo Redentor.

A grande novidade este ano foi o espetáculo musical oferecido pela Prefeitura do Rio de Janeiro nos Arcos da Lapa, onde a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o prefeito Eduardo Paes apagaram simbolicamente as luzes de toda a cidade.

O espetáculo começou com a apresentação de artistas como Tony Garrido, mas, às 20h30, quando os próprios Arcos ficaram na penumbra, o evento foi animado pelas baterias de quatro das principais escolas de samba que desfilam no Carnaval do Rio de Janeiro.

Entre as instituições que aderiram formalmente à "Hora do Planeta" este ano figura a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, que recomendou a seus 2,4 mil associados a divulgar notícias sobre a iniciativa.

A Hora do Planeta 2011, que pretendeu envolver mais de um bilhão de pessoas e mobilizar 3,8 mil cidades do mundo, teve atos hoje em pelo menos 131 países e em 26 megacidades.

As outras capitais brasileiras que apagaram as luzes de seus principais monumentos foram Aracaju, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Natal, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Teresina e Vitória.


Portal Terra




16 comentários:

  1. Sinceramente Sônia, vc acredita no aquecimento global? Nessa ong WWF? E no Al Gore, também?
    Sabe quem foi, até recentemente o presidente da WWF Brasil?
    Sabe que estamos entrando num período de resfriamento global?
    Sabe que a emissão de CO2 causada pelo homem é ínfima?

    ResponderExcluir
  2. Não acredito "nessa ong", muito menos em políticos americanos. Nem em "aquecimento" ou "resfriamento" global. A questão não é de "crença". Basta sair às ruas, olhar pela janela, mesmo, para a forma como o homem trata a natureza, basta saber do desperdício de energia e tudo o mais, do consumismo desenfreado... Você que mora em praia... basta olhar os "porcolinos" e as "sujismundas" que pensam que mar, praia é privada, mictório... Basta saber que milhões de árvores, não só na Amazônia, mas em todo o lugar onde há ser "humano"... milhões de árvores são criminosamente derrubadas, muitas vezes só pelo prazer de destruir... Basta só um pouquinho disso pra saber que a Mãe-Terra, Gaia, está pedindo socorro. Os furacões, os terremotos, os tsunamis... e até os "ciclones extratropicais" que passaram a atingir também o Brasil são sinais dessa violência que os "civilizados" perpetram contra a Natureza. Por isso o ABC! apoiou e esteve 24 horas de plantão acompanhando o Earth Hour. Tô me lixando pra ong, essa ou qualquer outra. Tô me lixando pros Marinho. Assim como tô me lixando pra blogueiro "sujo", com interesses inconfessáveis... Li teu comentário ontem no Terra Brasilis. Pra mim, um comentário infeliz. Você reduziu uma CELEBRAÇÃO MUNDIAL EM DEFESA DO PLANETA a um ressentimento tolo pelos Marinho, deixando-se usar por um blogueiro que passou no mínimo 30 anos servindo o tal de pig... Não acredito nem deixo de acreditar. Basta ter olhos pra ver. E se não nos mobilizarmos em movimentos como esse de conscientização mundial, babau! Eu não sei tanto quanto você, mas há muito tempo sei que deixei de acreditar em blogueiro medalhão, tubarão, que põe mordaça em leitores críticos que apontam suas mazelas... Ah! Só mais uma coisa: ao contrário do que você afirmou ontem no Terra Brasilis, a WWF foi fundada na Suíça, e não na Suécia. Uma está na Europa Central, perto dos Alpes. A outra, "lá em cima", na Escandinávia, Europa Setentrional, bem perto do Pólo Norte...

    ResponderExcluir
  3. Da proxíma vez quando apagarem as indústrias, fábricas e as usinas nucleares eu entro na boa, mas só com os monumentos não tem graça. De teatro o planeta não precisa mais.

    ResponderExcluir
  4. O Earth Hour é um ATO SIMBÓLICO, um momento de CELEBRAÇÃO DA VIDA, DA NATUREZA, DO PLANETA. E de conscientização, de congraçamento entre os que amam a Terra. Em muitos lugares houve música, danças... Até por isso foi feito num sábado, para criar o mínimo de transtorno possível. Ninguém pediu que se desligassem geladeiras, tvs, computadores... Foi pedido apenas que se desligassem as luzes. Por apenas 1 hora. Um ATO SIMBÓLICO. Não teria sentido "apagar" indústria, fábrica... muito menos usina nuclear, que requer muita tecnologia pra por em funcionamento e desligar...

    ResponderExcluir
  5. Ainda respondendo ao ZCarlos, eu gostaria de dizer que me considero ativista, em sentido amplo. Não tenho um campo único de atuação. E me movo por "causas" que considero justas. Procuro não discutir pessoas, mas ideias, posicionamentos, pontos de vista. Eu jamais deixaria de participar de uma causa nobre, justa, porque um "vagabundo qualquer" de sobrenome X ou Y faz parte da diretoria da organização, seja ela qual for. Não sou filiada a nada. Como diz meu perfil aqui, sou cidadã planetária e livre pensadora. E também não tenho gurus encarnados. Muito menos na blogosfera.

    ResponderExcluir
  6. Sônia, uma coisa é defender a Natureza. Nisso parece que concordamos; outra é apoiar um movimento que subliminarmente, ou não, quer incutir nas pessoas que a emissão de CO2 provoca aquecimento global e que o planeta vai padecer com isso, o que não é verdade. Basta pesquisar para conhecer que o CO2 produzido pelo homem não influi em nada na temperatura da Terra. O aquecimento global é uma fraude produzida pelo IPPCC, que tem Al Gore como seu garoto propaganda, influenciando a mídia.
    Muito resumidamente, o que eles querem é que os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, não cresçam.
    Não considero infeliz meu comentário no Terra Brasilis; considero-o provocativo, isso sim.
    Nada tem de ressentimento pelos Marinhos, nem os conheço. Desculpe-me mas isso é uma alusão pífia.
    Não sei a que blogueiro você se refere, que passou pelo menos 30 anos servindo o tal pig e que tenha me influenciado. Por favor, seja mais explícita quanto isso.
    Se você pesquisar meu blog, verá que no ano passado publiquei alguns posts em apoio a este ato, como você fez. Agora, porém, após ter estudado o assunto com mais profundidade, mudei radicalmente minha opinião. Não por influência de blogueiro medalhão ou tubarão, (que você prefere omitir o nome), mas por convicção em pesquisas idôneas e não manipuladas, confirmadas por diversos cientistas reconhecidos mundialmente.
    Também publiquei, democraticamente, réplica do Greenpeace a respeito de uma postagem sobre o Golfo do México.
    Considero a defesa da Natureza uma causa muito justa e participo com você do seu ativismo, desde que não seja manipulado por organizações inidôneas.
    Assim como você, não filiado a nada. Também não tenho gurus encarnados; muito menos na blogosfera, como você irrefletidamente sugere.
    Sou apenas socialista.
    Com relação ao WWF ter sido fundado na Suíça; e não na Suécia, como mencionei, convenhamos, não faz parte do principal - é acessório!
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  7. Zé, eu agradeço teu alerta, tuas considerações etc., e vou até dentro das minhas possibilidades me inteirar do assunto, mas entenda que eu não posso tomar atitudes baseada nas tuas convicções. Talvez minha posição seja romântica ou ingênua. Pode ser. Mas não me importa muito estas questões mais "técnicas", até porque não tenho conhecimento suficiente nestas áreas científicas e nem vou ter. Tenho outras prioridades. Os próprios cientistas parecem divergir. Certa vez ouvi na CBN entrevista com climatologista de universidade federal nordestina afirmando que não existe aquecimento global e sim esfriamento. E as alegações dele eram bastante convincentes. Não tenho condições de ser juíza disso. E nem quero. Meu papel é outro. Voltando ao Earth Day, nenhum de nós pode negar as mudanças no clima. Sou adepta da "vida simples". E acredito que conscientização sobre mudanças de hábitos irresponsavelmente consumistas, mudança de mentalidade, pode realmente ter algum efeito benéfico no futuro do planeta. E um dos temas do Earth Day era esse, sem contar a homenagem às vítimas de catástrofes naturais. Quanto ao blogueiro, não há porque declinar nome, até porque a referência foi tua. E ele não tem pra mim essa importância toda que assumiu na blogosfera. Respeito tua posição e de todos os que não participaram, e em nenhum momento os critiquei. Acredito que mesmo se existirem as restrições que você coloca, o saldo no geral é positivo. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Correção: Earth Hour no lugar de Earth Day.

    ResponderExcluir
  9. É isso Sônia, este é o bom debate.
    Quanto as mudanças de clima que você diz que nenhum de nós pode negar, é natural que nós 'urbanos' sintamos um aquecimento nos ambientes das cidades nas quais vivemos, isso em decorrência da urbanização, ou seja, mais vias asfaltadas, mais prédios que reduzem e impedem correntes de ar, menos áreas verdes etc, etc.
    No entanto, o que determina realmente o aquecimento global, são os oceanos. E essa águas estão mostrando - ainda que pequeno - o início de um novo ciclo de resfriamento global; bem ao contrário do que a mídia e outras organizações propalam.
    Repare que a mídia não deu ênfase ao rigoroso inverno europeu e na américa do norte que, inclusive, fechou importantes aeroportos. Também, como iriam divulgar muito isso, se o planeta está 'aquecendo', segundo eles?!
    Penso que já me alonguei.
    Não quero, em absoluto, que você tome atitudes com base em minhas convicções. Isso seria admitir uma certa falta de personalidade, né mesmo?
    Tome suas atitudes de acordo com sua consciência, suas próprias convicções, como você faz.
    O tema está aí, procure ouvir os dois lados, e conclua.
    Não existe nada melhor do que isso.
    Um abraço.
    PS: Se você tiver interesse em conhecer mais a respeito do assunto, mesmo sem ser essa sua prioridade ou por não ter conhecimento científico - porque também não tenho nessa área, pode solicitar-me algum material que enviarei de bom grado a você.

    ResponderExcluir
  10. Zé, muito obrigada por todas as tuas intervenções. É isto o que estimulamos no ABC! Sou muito pessimista quanto ao ser humano. Sei dos interesses inconfessáveis que muitas vezes podem estar por trás destas organizações. Neste estágio da humanidade não temos como escapar disso. Por outro lado, paradoxalmente, acredito muito no ser humano enquanto coletividade. Depois que li tuas críticas e refleti um pouco mais, fiquei pensando em quantos milhões de pessoas participaram do "apagão global" com verdadeiro amor e cuidado pelo planeta, como eu. Sem internet como poderíamos mobilizar, sensibilizar tanta gente? E olhe as fotos, os lugares mais longínquos... gente simples na África, nos Andes... Quando penso nisso me dá uma imensa alegria no coração. E uma infinita esperança de podermos todos, cidadãos planetários, promovermos as mudanças que a Mãe-Terra tanto precisa neste momento crítico. Abraços cidadãos.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você Sônia.
    A mobilização popular foi fantástica. Lamento apenas que a tenham usado numa causa que é um engodo, como o aquecimento global.
    Tomara que tenhamos outras mobilizações semelhantes em favor da paz, dos africanos oprimidos, dos palestinos...
    Grande abraço.
    PS: Só peço-lhe um favor: não diga que meu blog sofre influência de terceiros, porque isso não corresponde comigo nem com o blog.

    ResponderExcluir
  12. Certamente teremos muitas outras mobilizações globais em favor de causas justas que interessem a toda a humanidade. Vamos abrir uma nova discussão sobre "blogosfera"? Aceito. Mas não agora... Não disse que seu blog "sofre influência de terceiros"... Leia atentamente minhas palavras. Como sou muito independente e faço questão de me manter "desfiliada" de tudo, me espanta a facilidade com que muitos blogueiros cultuam, endeusam PHA e mais uma meia-dúzia de "medalhões". Falta total de senso crítico, no meu entendimento. Isso é muito ruim pra todos nós, que não conseguimos furar o "bloqueio blogosférico" dessas figuras. Se você não é um deles, ótimo! Fico feliz. Pretendo ainda escrever posts sobre isso mais adiante, e então poderemos debater mais a respeito. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. "Bloqueio" no sentido de "monopólio"...

    ResponderExcluir
  14. Êta, lá! Que debate bom da mulesta! O bom debate se debate debatendo!

    Parabéns, cumadi Sõnia por seus posicionamentos!

    Parabéns, cumpadi ZCarlos por seus posicionamentos!

    As ideias quando são gestadas com argumentos são de uma beleza sem par. Está para além do EU ACHO e TEM QUE SER ASSIM. As ideias, quando construídas por visões múltiplas de mundo, leva-nos a reflexões sem fim.

    Cumadi Sônia, o ativismo planetário é por demais poético. Tou na área! rsrs Lindo isso!

    Cumpadi ZCarlos, uma outra visão sobre o "tá arquecimento globá" é bem-vindo, muito bem-vindo.

    Xêro, cumadi Sônia!

    Abs, cumpadi ZCarlos!

    Esses são os meus editores. O Terra Brasilis conseguiu essa faceta: agregar visões diferenciadas debatidas com seriedade e pujança.

    ResponderExcluir
  15. Di do Céu! Você estava "na área", acompanhando tudo, meu cumpadi?!... Foi muito bom, muito produtivo. Eu gostei muito. Pra mim, blogosfera tinha que ser sempre assim. Interação o tempo todo. Pingue-Pongue. Pá-Pum! O ZCarlos é muito competente, culto, defende com profundidade seus pontos de vista. Eu sou mais romântica, mais emocional... Resultou uma "briga" boa! E você tem razão. Esse embate só foi possível porque um certo "blogueiro porreta" teve olho clínico e aproximou estas duas cabeças pensantes, tão divergentes mas também tão sérias, educadas, cordiais... Gostei bastante da experiência. Obrigada por ser esse comandante generoso e solidário. Xêro também, cumpadi!

    ResponderExcluir
  16. Não sou comandante... rsrs... Apenas, vejo como as coisas acontecem e tento compreendê-las... Daí que o comando está com as ideias defendidas com garra, com argumentos, mesmo que com elas não concordemos ou delas discordemos em parte.

    É isso, aí!

    Xêro, cumadi!

    ResponderExcluir