Tradutor

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Por que Dilma vai ao "serpentário midiático"?

A política brasileira tem alguns mistérios "insondáveis", mesmo...

Após passar o dia no XII Fórum de Governadores do Nordeste, em Aracaju, Sergipe, a presidenta Dilma embarcará para São Paulo no final da tarde, devendo participar à noite da comemoração dos 90 anos do jornal Folha de S. Paulo. Haverá um ato ecumênico com representantes de diversas correntes religiosas. Dilma deve assistir também um concerto da Orquestra Sinfônica do Estado, que tocará Villa-Lobos, na Sala São Paulo, no bairro da Luz. Está previsto também um pronunciamento da presidenta.

A Folha de S. Paulo é aquele jornal que apoiou a sangrenta e feroz ditadura militar, que perseguiu, prendeu e seviciou centenas de brasileiros, entre eles a presidenta, na época militante revolucionária. A Folha de S. Paulo é aquele jornal que, se não comandou, foi um dos veículos da mazela midiática mais empenhados na campanha sórdida contra a então candidata Dilma Rousseff na recente eleição presidencial. A Folha de S. Paulo é aquele jornal que no dia 5 de abril de 2009 publicou a ficha falsa da então "terrorista" Dilma nos anos 70...

Presidenta eleita, Dilma não escapou das perseguições da Folha de S. Paulo, que entrou com pedido no Superior Tribunal Militar para ter acesso aos autos do processo da ditadura contra a então jovem subversiva. O jornal chegou a explorar partes do processo, estampando em suas páginas trechos selecionados... 

Imagino que Maquiavel e outros eminentes teóricos da ciência política expliquem a atitude da presidenta ao aceitar o convite para por algumas horas adentrar no "serpentário político-midiático" que será armado na belíssima sala de concertos.

Mas... como gostamos de "abrir a boca" e indagar, perguntamos: Presidenta, será que o vice ou algum ministro... por exemplo, o próprio ministro das Comunicações Paulo Bernardo, não poderia representá-la nesse compromisso? Sair do Nordeste, depois de um dia exaustivo de reuniões com os governadores, e em vez de ir pra casa tomar uma ducha, jantar, relaxar... vir direto pra São Paulo e se atirar nos braços de alguns dos seus algozes?!...

Dizem que o Brasil não tem memória. Esta reles blogueira costuma ter. Para os que não têm, publico abaixo a ficha falsa da presidenta Dilma, estampada na Folha de S. Paulo em 5 de abril de 2009.




FICHA CRIMINAL

4 comentários:

  1. Vamos aguardar para ver qual é a estratégia da nossa presidenta. Ela necessariamente deve ter uma.

    Só espero que ela não esteja padecendo da "Síndrome de Estocolmo"...

    ResponderExcluir
  2. Também não entendo essa atitude da Presidenta Dilma, e não concordo.

    Como você falou, Sônia, ela deveria ser representada pelo ministro ou pelo vice-presidente. Mas, espero que saiba o que está fazendo.

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Eu confio muito na presidenta. Mas... será que ela tem uma "estratégia" nesse caso? Imagino que ela queira, talvez, mostrar que defende a "liberdade de imprensa", prestigiando até os inimigos... Talvez. Mas o fato me incomoda. Ontem a Folha publicou artigo escrito por Dilma. Era preciso que ela publicasse justo lá? Desse jeito ela "enfraquece" todos nós, que lutamos contra essa imprensa patife... Claro que política não se faz com o "fígado", mas nesse caso não se trata rigorosamente de política... Será que quando a Veja ou a Globo fizerem aniversário a presidenta também estará lá com eles, pra assoprar velinhas e cortar o bolo? Haja estômago! Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Junior, desculpe a demora na publicação do teu comentário. Não recebi comunicado na minha caixa postal... Não digo que Dilma "deveria" ser representada por vice ou ministro, mas que "poderia"... Ela passou o dia no Nordeste. Era mais do que razoável que ela voltasse para Brasília para descansar. Que mandasse os cumprimentos por algum representante... Eu não iria numa festa de inimigo. Mas eu não sou política... Até "colunista" da Folha ela está virando... Abraços e obrigada pela participação.

    ResponderExcluir