Tradutor

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Obama vem a Dilma

E não o contrário.

Tradicionalmente acontecia o inverso: uma das primeiras visitas do novo presidente brasileiro era para o "Grande Irmão do Norte"...

Desta vez será diferente. Nos dias 19 e 20 de março o presidente norte-americano Barack Obama estará no Brasil para encontro com Dilma e visita ao Rio de Janeiro. Obama viajará depois para o Chile e El Salvador, mas não irá à Argentina.


Presidente Lula e Barack Obama com a ministra Dilma Rousseff
                                                                                           Foto: Ricardo Stuckert/PR

Sob as "bênçãos" de Lincoln e os olhares de Lula, como mostra a foto, a então ministra da Casa Civil Dilma Rousseff encontrou Obama na Casa Branca, em março de 2009. E também em Seul, no encontro do G20, no final do ano passado, já como presidenta eleita. 

Desta vez será um encontro entre dois Chefes de Estado, que discutirão direitos humanos e comércio bilateral. A compra de caças pelo Brasil parece que também fará parte da conversa entre os dois presidentes.

A vinda de Barack Obama para o encontro com Dilma Rousseff significa uma reaproximação entre Brasil e Estados Unidos, cujas relações ficaram um tanto estremecidas por conta do relacionamento entre Lula e Ahmadinejad e um suposto apoio do presidente brasileiro ao regime do Irã.





2 comentários:

  1. "Nem tanto ao mar nem tanto à terra".

    O rumo que o governo irá tomar após esse encontro vai nos dar o tom do governo Dilma.

    Não sei que tipo de "direitos humanos" o Nobel da Paz pretende discutir.

    O de Cuba e da Venezuela?

    E quanto ao "comércio bilateral" eu tenho cá comigo as minhas dúvidas, já que para os EEUU essa não é uma estrada de mão dupla!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, não acho que tenha sido nenhuma "deferência" de Obama em relação a Dilma ou ao Brasil. A Bíblia diz que "tudo é vaidade". Eu acrescentaria: vaidade e interesse. Pelas visitas que a presidenta já recebeu do senador McCain e do secretário do Tesouro, acho que a venda dos caças é uma das prioridades da vinda de Obama... Talvez a principal. O tema "direitos humanos" é caro a ambos, mas o governo brasileiro já deixou claro que não pretende se transformar em "agência internacional de fiscalização/certificação de DHs". Há muita violação de direitos dentro do Brasil. Não há razão para a presidenta ficar se ocupando de assuntos de outros países... No mais, vamos aguardar e conferir. Abraços.

    ResponderExcluir