Tradutor

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Dilma e a bandidagem engravatada



Serei rígida na defesa do interesse público. Não haverá compromisso com o desvio e o malfeito. A corrupção será combatida permanentemente, e os órgãos de controle e investigação terão todo o meu respaldo para atuarem com firmeza e autonomia.

   (Presidenta Dilma Rousseff, discurso de posse no Congresso)



A corrupção no setor público, graças à cultura da impunidade, corre solta em todos os níveis. Como uma praga, se alastra em todas as direções.  Por todas as esferas. Das grandes capitais às cidadezinhas mais longínquas. A bandidagem engravatada há séculos atua sem pudor, sem medo, descaradamente.

O cidadão silencia geralmente por medo. Ou por desconhecimento sobre como exigir reparação a seus direitos. A mídia silencia muitas vezes por cumplicidade. Ou irresponsabilidade.

Mas há os que se levantam, se alteiam, se dispõem a combater o bom combate. A presidenta já mostrou que é mulher de luta, corajosa, ex-guerrilheira, guerreira. No Legislativo também há vozes que entoam o coro do combate a esta chaga. Como a do ex-delegado e deputado Protógenes Queiroz (PCdoB), que já no início do seu primeiro mandato apresentou projeto de lei visando enfrentamento mais eficaz dos crimes de peculato e corrupção ativa e passiva.

Como delegado da Polícia Federal, o doutor Protógenes ficou muito conhecido pelo comando da Operação Satiagraha contra o banqueiro Daniel Dantas e outros infratores de colarinho branco.

A República, como até as pedras da rua sabem, sustenta-se em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Não basta ter uma presidenta que coloca o País e o interesse público acima de tudo. Não é suficiente parlamentares "tolerância zero" com criminosos de terno e gravata e criminosas de sapato de bico fino... O Judiciário, que tem deixado muito a desejar à sociedade brasileira, precisa começar a fazer urgentemente sua parte: cumprir a Constituição Federal, aplicar com rigor o ordenamento jurídico.

Abaixo mais informações sobre o projeto apresentado pelo delegado-deputado.



Protógenes quer igualar penas de corrupção e homicídio


De acordo com proposta, agentes públicos envolvidos em casos de enriquecimento ilícito estariam sujeitos a penas de 12 a 30 anos de prisão, além de multa a ser fixada pelo juiz
 


Em seu primeiro “dia útil” de trabalho na Câmara, o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) protocolou nesta quinta-feira, 3, um projeto de lei que iguala a pena do condenado por corrupção à pena do condenado por homicídio qualificado. Na proposta de alteração da Lei de Improbidade Administrativa apresentada pelo deputado, os agentes públicos envolvidos em casos de enriquecimento ilícito estariam sujeitos a penas de 12 a 30 anos de prisão, além de multa a ser fixada pelo juiz de acordo com o dano causado ao erário. Atualmente, o Código Penal prevê uma punição de 2 a 12 anos e multa. Seriam enquadrados na nova lei os agentes públicos no exercício do mandato, cargo ou função pública, acusados de peculato, corrupção passiva e ativa.

O deputado propõe a alteração do Decreto-Lei 2.848 do Código Penal de 1940, do Decreto-Lei 3.689 do Código de Processo Penal de 1941 e da Lei 8.429 de 1992. O deputado também propõe a priorização dos processos de improbidade administrativa. “Terão prioridade de realização todos os atos e diligências nos processos e procedimentos judiciais e administrativos, em qualquer instância, destinados a apurar a prática de ato de improbidade”, acrescentou o deputado, em sua proposta.

Na justificativa, o deputado - que foi delegado da Polícia Federal e responsável por operações que culminaram com a prisão de políticos e banqueiros - disse que a corrupção “é uma das principais chagas do Brasil”. O ex-delegado argumentou também que o País ficou em 75º lugar no ranking de 2008 da Percepção de Corrupção, da ONG Transparência Internacional. Segundo o deputado, a corrupção alimenta o tráfico de drogas e resulta num prejuízo de R$ 69,1 bilhões ao Estado por ano, citando estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, de 2010.

“Um dos principais problemas que dificultam o combate à corrupção é a cultura de impunidade ainda vigente no País. Essa cultura é ainda mais presente entre os administradores públicos”, afirmou o deputado. Protógenes citou também, na justificativa do projeto, um trecho do discurso de posse da presidente Dilma Rousseff, em que ela citou que a corrupção “será combatida permanentemente, e os órgãos de controle e investigação terão todo o meu respaldo para atuarem com firmeza e autonomia”.

Blog do Protógenes

3 comentários:

  1. Realmente, esta briga é boa.
    Aos poucos vamos retornar aos trilhos (se é que alguma vez estivemos lá).
    Agora esta PL precisa de aprovação da Câmara e do Senado para virar lei e é aí que o bicho pega. Mas nós precisamos começar de algum lugar.
    Mudando um pouco de assunto e retornando ao período das eleições. Marina está tendo problemas internamente no PV, com a "velha guarda" (por que será, hein? - Ironia). Na minha opinião ela não passou de massa de manobra nas mãos da Direita.
    O que você acha?
    http://todeolhomalandragem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É... você tem razão, Paulo. Protógenes apresentou um projeto de lei, que vai tramitar, passar por todas as "intempéries" próprias de um projeto polêmico etc. etc. Há muitos interesses em jogo. O que acho positivo é botar holofotes nessas questões cruciais para o País. Corrupção no setor público não é um detalhe. É uma praga que já se alastrou por todos os níveis. A gente sempre pensa no Legislativo como poder mais podre, mas eu arrisco dizer que o mais podre mesmo é o Judiciário, um poder fechado, elitista, que não aceita controle nem críticas. E acha que está acima dos outros dois. É só acompanhar o caso Battisti... Corrupção é crime, está no Código Penal, e é uma excrecência agente público ser na verdade criminoso, bandido. É outra excrecência a cadeia estar repleta de criminoso pé de chinelo enquanto os doutorados roubam e lesam o cidadão o dia todo, todo dia, e nada acontece... Quanto à Marina, respondo do teu blog... Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza...
    Concordo tanto com o que disse em relação à PL quanto o que disse em Relação a Marina.
    São 500 anos de histórico de corrupção. Agora é que estamos começando a dar a volta por cima.
    Por exemplo, o governador eleito de Roraima (PSDB) acabou de ser cassado por compra de votos.
    Aos poucos, todas as esferas de poder estão sendo arejadas. Isto ainda vai demorar. E portanto, precisamos de gente tipo Protógenes para pressionar nesta direção.

    ResponderExcluir