Tradutor

quinta-feira, 13 de março de 2014

Jandira Feghali e PCdoB explicam pedido de inquérito contra Sheherazade e SBT


LIBERDADE DE EXPRESSÃO, SIM. APOLOGIA A CRIMES, NÃO!



No Facebook da combativa deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ):


As opiniões reacionárias e conservadoras, que pregam o obscurantismo na sociedade e selvageria, tentam desvirtuar o debate com mentiras: uma pena! Todos que lutam a favor dos direitos humanos e de uma cultura de paz enfrentam isto nessa estrada. Não é uma batalha fácil, obviamente. Mas estamos nela! Somos contra a censura e historicamente a favor da liberdade de expressão. Nossa história, aberta e clara, mostra isso.

A ação no Ministério Público Federal determina exatamente o que pensamos: não se pode usar recurso público e espaço público para promover a incitação ao crime. Apontar o dedo para a sociedade através da televisão e incitar a vingança, o olho por olho, dente por dente é participar do pior e mais terrível processo que pode existir. Não é “opinião jornalística” e nunca foi. É se aproveitar de um incomodo social e não proporcionar soluções ou caminhos. É apenas focar uma audiência televisiva, incendiando mentes, de forma cruel e aproveitadora, atropelando a ética profissional e os limites de sua atuação.

Agora, veja o artigo 287 do Código Penal: “Fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime. Pena – detenção de 3 (três) a 6 (seis) meses, ou multa”. Prender gente no poste e matar por aí, sem recorrer à polícia, é solução? Não, é barbárie.

Agora, eis os pontos do Código de Ética do Jornalismo referentes aos Direitos Humanos:

Art. 6º É dever do jornalista:

I – opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos;
XI – defender os direitos do cidadão, contribuindo para a promoção das garantias individuais e coletivas, em especial as das crianças, adolescentes, mulheres, idosos, negros e minorias;
XIV – combater a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, econômicos, políticos, religiosos, de gênero, raciais, de orientação sexual, condição física ou mental, ou de qualquer outra natureza.

Art. 7º O jornalista não pode:


V – usar o jornalismo para incitar a violência, a intolerância, o arbítrio e o crime;

Pois é.

Promover a intolerância, o ódio e a ‘justiça pelas próprias mãos’ não é caminho para resolver problemas no seu bairro, cidade ou estado. A própria segurança pública precisa ser enfrentada com perspicácia e rigor pelos chefes de Estado, dando retorno ao povo da forma mais eficaz possível. Isso se reflete numa sociedade em que o cidadão não seja acuado pela criminalidade. Criminalidade essa que precisa ser combatida com a justiça e os órgãos responsáveis.

Os problemas se resolvem pelo caminho democrático e pelas instituições democráticas, reivindicando e exigindo melhorias de forma legítima. Nem sempre os retornos são ágeis por parte dos governantes, mas a luta precisa ser mantida sempre. É o que todos fazemos diariamente.

Seguimos por um caminho a favor daqueles que querem e desejam uma sociedade mais justa e menos desigual. Pelo caminho onde haja menos ódio e mais amor nas relações sociais, na família e em nosso país.

Somos a favor do debate em alto nível.

Boa noite!




*

4 comentários:

  1. Texto cheio de obscurantismo. Sem objetividade, falar de forma geral só pra "encher linguiça" é muito fácil" é o que todo político brasileiro faz... partir para a ação real e se preocupar com as pessoas. Em momento algum vi no vídeo declarações que incentive alguém a praticar ou continuar praticando tais atos. Parece que mentes doentes tem facilidade em enxergar coisas que não existem. É o que parece no caso da Deputada. A realidade é que o povo brasileiro não aguenta mais políticos como vossa excelência que ganha MUITO BEM e não resolve nada. Nem mesmo os problemas de segurança no país. A máxima é verdadeira: Direitos Humanos só existem para bandidos no Brasil, e a humanidade, a dignidade do pai de família, que é honesto e ganha um salário mínimo por mês?? deixa pra lá não é mesmo?? é melhor criticar alguém e continuar ganhando muito pra nada do que resolver um problema crônico no país e fazer jus aos altíssimos salários que recebem "legalmente", sem contar os "por fora"que TODO político nesse país recebe né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há nada de obscurantista no texto. Mentalidade obscurantista me parece a de fazer crítica de forma "anônima", sem assumir suas posições. "Ação real" que você cobra é com Executivo, não com Legislativo, caso da combativa parlamentar. Primeiro entenda melhor como funciona o Estado, a política, os poderes da República. Isso ajuda na hora de emitir opinião e criticar.

      Excluir
  2. Sonia Amorim - É o sujo falando da sujeira. A Revista veja publicou na semana passada um cardápio, com nomes de deputados no rol de delação premiada onde a sujeira da PETRÓBRAS, ( pagamento de propinas), consta nome de uma deputada do seu partido. Em um outro processo onde DONADON, iria perder seu cargo, uma deputada de seu partido assinou a favor da permanência do Deputado em seu cargo a senhora sabia? Isso sim é motivo para abertura de um inquérito e não a verdade, onde uma jornalista fala aquilo que foi calado de um povo sofrido onde a política corrupta virou profissão com todas as benécias de um político. Sabe senhora...A mamata é tão grande, mais é tão grande que ninguém quer perde-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo: sua opinião é formada pela revisteca e outros órgãos do jornalismo de esgoto (grande imprensa). Eu seleciono melhor minhas leituras e por isso só podemos ter posições diferentes. De qualquer forma, denúncia não é sentença final, você não sabe? Ainda por cima às vésperas das eleições! É preciso investigar, compor todo um processo... e aí sim chegar à verdade. Mas nessas horas a revisteca nem toca mais no assunto... Melhore suas leituras e informação! Estude mais!

      Excluir