Tradutor

segunda-feira, 17 de março de 2014

Dilma proíbe comemorações militares nos 50 anos do Golpe de 64


"Por orientação de Dilma, uma ex-combatente da luta armada contra o regime dos generais, o ministro da Defesa, Celso Amorim, chamou os comandantes militares e passou o recado: o governo não vai tolerar manifestações do pessoal da ativa.

As punições podem ir da simples advertência à prisão e exclusão das Forças Armadas. Amorim recebeu a garantia dos chefes militares de que não haverá nada de iniciativa do pessoal da ativa."




Presidenta Dilma Rousseff, ex-guerrilheira presa e barbaramente torturada, Comandante Suprema das Forças Armadas, passando em revista as tropas, no memorável dia de sua posse: 1 de janeiro de 2011



Presidenta não vai aceitar que militares comemorem o Golpe de 64


Após 50 anos, o golpe militar de 31 de março de 1964 é uma lembrança a cada dia mais tênue na memória nacional, mas também uma história sem ponto final que ainda hoje contamina com rancor e ódio o ambiente político.





O conflito é particularmente visível na relação do atual governo com as Forças Armadas, sobretudo com militares da reserva, e na Comissão Nacional da Verdade, criada em 2011 para investigar e esclarecer o que ocorreu com 153 militantes de esquerda desaparecidos durante a ditadura militar (1964-1985).

Antecipando-se a eventuais celebrações, o governo tomou providências para evitar uma nova crise com o meio militar, como se deu em 2012 e 2013 por ocasião do aniversário de 31 de março.

Por orientação de Dilma, uma ex-combatente da luta armada contra o regime dos generais, o ministro da Defesa, Celso Amorim, chamou os comandantes militares e passou o recado: o governo não vai tolerar manifestações do pessoal da ativa.

As punições podem ir da simples advertência à prisão e exclusão das Forças Armadas. Amorim recebeu a garantia dos chefes militares de que não haverá nada de iniciativa do pessoal da ativa.

A rigor, desde o governo de Lula o 31 de março foi banido do calendário de comemorações militares, o que nem sempre impediu um ou outro oficial de levantar a voz para fazer a apologia da “Redentora” – o apelido da “Revolução de 31 de março de 1964″, como se referiam ao golpe os militares e civis que apoiaram a deposição do ex-presidente João Goulart (1961-1964).
Atualmente, os bolsões que combatem o governo do PT falam em “contrarrevolução”.

O Palácio do Planalto também autorizou “conversas do alto escalão” das Forças Armadas com o pessoal da reserva reunido em torno dos clubes militares. O mais importante deles é o do Exército, chamado de Clube Militar – a Casa da República.

Há um “entendimento” para que a “Casa” evite se manifestar. Realisticamente, no entanto, na avaliação do Ministério da Defesa o simbolismo da data – os 50 anos – é muito forte: o pessoal da ativa e até o Clube Militar, eventualmente, podem ser mantidos sob rédea curta. 
Mas dificilmente o grupo mais radical – ligado aos porões da repressão – deixará de celebrar o 31 de março.


Fonte: Diário do Centro do Mundo


Vermelho

*


6 comentários:

  1. Ela é a "COMANDANTE SUPREMA DAS FORÇAS ARMADAS",quem estiver na ativa,e não respeitar a "HIERARQUIA",pede baixa!!!Ou vai enfrentar a "CORTE MARCIAL"!!!Comemorar aniversário de um fato da nossa História,que só tem sangue e perseguição,morte,crueldade e.t.c.s.,Isso é um absurdo,ou é falta de conhecimento ou é sede de poder mesmo!!!Vergonhoso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre há as "viúvas da ditadura", sem contar os que não engolem uma ex-guerrilheira na Presidência da República, Chefe Suprema das Forças Armadas... Deve "doer", mesmo... Mas, que a Constituição da República seja respeitada por estes senhores. É o que nós, cidadãos conscientes, esperamos.

      Excluir
  2. ESSA VAGABUNDA DA DILMA NÃO PRESTA, NÃO VALE NADA! COMO EU QUERIA QUE OS MILITARES TOMASSEM CONTA DO BRASIL, NA VERDADE O ÚNICO GOLPE QUE FOI DADO NA HISTORIA DO BRASIL FOI ESSA QUADRILHA CHAMADA PT QUE DEU!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de qualquer coisa: só vou publicar seu comentário para poder contestá-lo, pois a norma aqui é não publicar comentários usando linguagem chula, rasteira... A presidenta Dilma Rousseff, ex-guerrilheira barbaramente torturada, que ajudou a derrubar a ditadura se colocando até em risco de vida, merece de todos nós no mínimo respeito e admiração. É uma mulher séria, competente, idealista. Você pode querer o que quiser, é direito seu. E você só tem este direito porque vivemos numa democracia, conquistada também com a luta da Presidenta. Vai estudar, vai! Para de falar besteira! O governo militar foi um dos mais corruptos e não resolveu problema algum. Só atraso. E você ainda pretende que retrocedamos 50 anos. Não somos caranguejos, não, querida! Vai estudar, vai! Um dia você descobre quem são as verdadeiras quadrilhas que atuam no Brasil.

      Excluir
    2. E incrível de que ainda se fala em democracia em um pais em que só cer que se cumpra os deveres e aí cade meus direitos de tal cidadão brasileiro. É uma vergonha falar em democracia em um pais sem o minimo de respeito para com os cidadões

      Excluir
    3. Meu querido, Democracia é também liberdade de expressão, eleições livres... Os seus direitos você deve correr atrás. Ninguém vai bater na tua porta para levá-los. Se informe sobre eles e os defenda. Abra a Boca, Cidadão! Não só aqui mas na defesa dos teus direitos. E procure ler a mídia golpista de forma mais crítica. O país em que você vive é diferente do País em que vivo, porque não embarco no que a mídia corporativa (des) informa. Há muito por fazer e muito já foi feito também. E no Estado Democrático de Direito, não em ditaduras. De esquerda ou de direita.

      Excluir