Tradutor

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Mário Spinelli: há corrupção nas "famílias brasileiras"


CORRUPÇÃO NA PREFEITURA DE SÃO PAULO



O problema da corrupção no Brasil não é somente institucional, mas também cultural e ético, disse Mário Vinícius Spinelli, Controlador Geral do Município, comandante da equipe que estourou recentemente a "Máfia dos Fiscais".

A corrupção, diz ele, é um problema que está presente não somente no setor público, contaminando o setor privado e existindo também em muitos lares de famílias brasileiras.

Claro. A questão da corrupção é complexa, envolve diversas variáveis e esferas. A corrupção não está apenas entre políticos ou na administração pública. Não se enganem. 

Há cidadãs e cidadãos desonestos, levianos, sem escrúpulos. Muitos saem de suas casas e vão a órgãos públicos buscar junto a servidores ímprobos apoio para obter vantagens ilícitas e até para promover crimes contra terceiros.

Falta de ética.

Falta de caráter.

Ausência total do velho e bom "berço"...


Ninho de ratos


Controlador Geral defende nova postura frente ao problema da corrupção brasileira

A convite do SINDAPP, Mário Spinelli participou do III Seminário "A Ética como Valor Fundamental"




O problema da corrupção no Brasil não é somente institucional, mas também cultural e ético. É o que afirmou, na terça-feira (19), o Controlador Geral do Município de São Paulo, Mário Spinelli, durante palestra no III Seminário A Ética como Valor Fundamental, organizado pelo Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (SINDAPP). Chefiada por ele, a Controladoria Geral do Município (CGM), órgão criado este ano pela Prefeitura de São Paulo, tem sido uma referência na prevenção e combate à corrupção no âmbito municipal.

De acordo com Spinelli, a corrupção é um problema que está presente não somente no setor público, contaminando o setor privado e existindo também em muitos lares de famílias brasileiras. “Em nosso país, ela infelizmente é vista como um crime de menor impacto. Haja vista as pequenas práticas aceitas pela sociedade, como consumir produtos piratas, e fazer os chamados gatos na rede elétrica, que na verdade são o primeiro passo neste processo”, explicou.


Sobre os principais efeitos nocivos da corrupção brasileira, Spinelli citou, entre outros problemas, a má prestação de serviços públicos, a redução do nível de novos investimentos, o agravamento da desigualdade social e desconfiança da sociedade frente ao Estado. “E esta desconfiança traz consigo um desafio: como combater a corrupção sem o apoio da sociedade, já que esta não acredita mais no Estado?”, questionou.

Segundo ele, uma pesquisa nacional efetuada pelo CNT/Sensus em 2007 apontou que 41% da população enxerga a corrupção como principal motivo para não se ter orgulho do país. No entanto, outro levantamento feito pelo Instituto Vox Populi em 2008 indicou que, para 73% da sociedade, sonegar impostos, por exemplo, não é visto como um ato de corrupção, sendo aceitável por muitos quando o valor a ser pago é alto.

“É preciso haver uma mudança comportamental, que depende diretamente da relação de confiança entre sociedade e Estado”, afirmou.

Spinelli também defendeu mudanças na legislação brasileira como, por exemplo, a criminalização do enriquecimento ilícito para funcionários públicos, cujo projeto de Lei encontra-se parado no Congresso há quase uma década, e a regulamentação da atividade de lobby.

O III Seminário do SINDAPP teve como público-alvo dirigentes, conselheiros e profissionais envolvidos na gestão dos Fundos de Pensão. O objetivo do evento foi promover a ética em abordagem holística da gestão das entidades fechadas de previdência complementar por ser condição fundamental e, ao mesmo tempo, preventiva aos riscos sobre os quais os dirigentes estão expostos. 

2 comentários:

  1. ESSE SAFADO QUE DISPISTAR O FOCO DA QUESTAO. Acontece que se a familia brasileira é corruptos se deve exatamente a ladroes como ele que sangra os cofres publicos impedindo que investimentos sejam feitos a favor da familia brasileira que nao tem escolo nem saúde digna, Melhorou o sistema de saúde nesses ultimos 10 anos como Lula e Dilma. mais aonde ficou presente o PSDB vejam o que eles estao fazendo com a saúde e a educaçao. ate tirando materias do ensino fundamental estao como em SP E MINAS. A desculpa dos ladroes é sempre essa querer dizer que é cultural. entao um ladrao desse devia ser executado. porque esta no sangue deles e de toda a sua gang ser LADRAO LADRAO LADRAO, safacado corrupto. As familias brasileiras, de classe media baixa nao tiveram as oportunidades que muitos desses ladroes tiveram. e ACIMA DE TUDO SE TEMOS QUE COMBATER A CORRUPÇAO TEM QUE SE COMEÇAR POR CIMA, e nao pelos desfavorecidos. A UNICA COISA QUE O TRABALHADOR O POBRE TEM É A SUA DIGNIDADE e ele procura preservar isso, mais quando falta assistencia do governo a eles é claro que isso corrompe sua personalidade, mais acima de tudo o pobre é honesto dedicado e so precisa de oportunidades porque nenhum pobre é ladrao porque quer. Agora esses da mafia do ISS, a começar pelos chefoes da gang como AECIO, ALCKMIN, SERRA FHC. esses sao ladroes por opçao nasceram apara roubar a Naçao. e devfem ser punidos como deveria mandar a lei se aqui nossa justiça nao fosse tam CORRUPTA QUANTO ELES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido: vamos colocar as coisas de modo justo e correto. O Controlador não é o que você afirmou. É um técnico da maior competência, que veio da Controladoria Geral da União, onde ajudou a fazer um extraordinário trabalho de combate à corrupção. Leia melhor a notícia e também acesse o link, para conhecer a Apresentação que o Controlador Spinelli fez no seminário sobre ética. O que o Dr. Spinelli quis dizer é que nos esquemas de corrupção que envolvem servidores públicos, por exemplo, há a participação de cidadãos. Claro! Corruptor e Corrompido. Quem paga propina a servidor público para receber vantagens ilícitas também está cometendo crime. É isso o que ele disse. Nada mais. A corrupção é um sistema: aquele que paga, aquele que recebe. E o dano causado: ao erário público, a terceiros... Foi isto o que o Controlador disse. Eu sei do que estou falando. Estive na Controladoria, fui atendida por estes senhores. Isto NUNCA aconteceu em gestões passadas, quando eu era ignorada. Não fale do que você não sabe. Leia direito o post e acesse o link. Não publicarei mais ataques à honra de quem quer que seja. Conto com sua compreensão.

      Excluir