Tradutor

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Filha de Fux quer ser desembargadora


JUDICIÁRIO IMPERIAL


Uma jovem advogada, 31 anos, com um currículo modesto. Como milhares no Brasil afora. Mas com uma ampla e importante rede de relacionamentos. 

E um sobrenome que abre portas.

Todos são iguais perante a lei, diz a Constituição da República. Mas uns são "mais iguais" que os outros...


Oligarquias familiares no Judiciário

Filhas de peixe: filha de Luiz Fux quer ser desembargadora


Filha do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, Marianna Fux concorre a uma vaga de desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Ela disputa uma vaga do Quinto Constitucional reservado à Ordem dos Advogados do Brasil. Marianna luta para estar na lista de seis nomes que será enviada aos desembargadores atuais para que eles a reduzam a três candidatos. O vencedor será escolhido pelo governador Sérgio Cabral. Marianna não é a única nessa situação. Filha do ministro Marco Aurélio Mello, colega de Fux no Supremo, Letícia Mello concorre ao Tribunal Regional Federal, também pelo Quinto Constitucional.

Imaginem uma jovem filha de um senador, deputado ou político, sem muitas credenciais nos meios jurídicos, entrar na lista de indicações da OAB para ser desembargadora do Rio de Janeiro. Iriam crucificar o político no noticiário, não é?

Pois a jovem Marianna Fux, filha do ministro do STF, Luiz Fux, concorre a uma vaga de desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Se tivesse feito carreira por concurso público, nada haveria a questionar, mas ela se candidata através da vaga reservada para indicação pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), onde vale muito o prestígio e a rede de relacionamentos com os poderosos ou com a própria classe.

Seu currículo, mostrado no "site" do escritório de advocacia Sérgio Bermudes, onde trabalha, diz que bacharelou-se em Direito pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), no Rio de Janeiro; é Pós-Graduada em Teoria das Obrigações e Prática Contratual pelo programa de educação continuada da Fundação Getúlio Vargas (FGV); indica seu número de inscrição na OAB e só. Um currículo modesto para quem aspira ser desembargadora.

A família Fux não é a única nesta situação. A filha do ministro Marco Aurélio de Mello também concorre, também via vaga da OAB, mas uma não atrapalha a outra, pois é em outro tribunal, o Tribunal Regional Federal.

Não é nada proibido pela lei e, de certa forma, é mais ou menos assim que a banda toca no preenchimento desse tipo de vaga, mas é o que costuma se chamar de "peixada", "pistolão", não é mesmo?

Se a advogada deseja ingressar na carreira pública, por que não fazer um concurso ou para juíza, ou para procuradora, ou para defensora pública? E, se destacar no cargo, aí sim almejar os postos mais altos.

Se fosse filha de político, diriam que não é republicano, haveria indignados vociferando nas redes sociais. Pois o vício de querer passar o poder de pai para filho no judiciário é o mesmo de oligarquias políticas que se perpetuam no poder ao longo de gerações. Os políticos, pelo menos, bem ou mal, têm que passar pela prova das urnas de 4 em 4 anos.


*

10 comentários:

  1. Oi Sonia,olha, meus parabéns pela coragem. Infelizmente, costumo dizer, que nascemos num pais errado,talvez mundo errado pode ser... Já ocupei cargo público entrando pela janela e meio que me envergonho disso, agora vejo essas pessoas cometendo o festival das influência e previlégios sem a gente poder fazer nada... muito lamentável! Vivemos na democracia do faz de conta,lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Olá... obrigada pelas palavras. O Judiciário é um poder muito fechado, cristalizado, e cultiva procedimentos no meu entendimento anacrônicos, inaceitáveis. No Legislativo e Executivo podemos eleger nossos representantes, mas no Judiciário isso não nos é permitido. Acredito que a sociedade deve ir além de lamentar e deplorar. Devemos nos mobilizar para mudar essa situação.Essa moça não foi nem juíza e quer ser desembargadora... Como assim? E o pai vem mostrando que está por merecer um impeachment. Cabe a nós mudar tudo isso!

    ResponderExcluir
  3. ESTOU EM CHOQUE, O DESEMBARGADOR FUX É JUIZ DE CARREIRA, PASSOU PARA JUIZ EM PRIMEIRO OU NOS PRIMEIROS LUGARES, SEMPRE FOI CORRETO, FOI O MAIS NOVO DESEMBARGADOR POR MÉRITO, PQ SUA FILHA NÃO FAZ O MESMO, VC COM MENOS IDADE QUE ELA JÁ ERA JUIZ, SEMPRE FOI BOM ALUNO, PROFESSOR QUERIDO POR SEUS ALUNOS, FOI PROFESSOR ADJUNTO DO PROF BENJÓ COM 24 ANOS OU 23 ANOS, NÃO ME RECORDO BEM, FUI SUA ALUNA EM DIREITO CIVIL E ESTÁGIO FORENSE, SEMPRE TIVE ORGULHO QDO FOI INDICADO PARA DESEMBARGADOR, AGORA, AGORA NÃO SEI MAIS NADA, ESTOU EM CHOQUE, NÃO SEI SE FOI MESMO POR MÉRITO OU POR INFLUÊNCIA, TUDO PELO FATO DE UMAS DE SUA FILHA ESTÁ EM UMA LISTA PARA SER DESEMBARGADORA, AGORA É SÓ NEGOCIAR QUE SE CONSEGUE AS COISAS, ME DIGA POR FAVOR QUE ESTOU ERRADA, NÃO VOU MAIS ACREDITAR EM NADA, NADA MESMO, AGORA TEREMOS QUE IR CONTRA O JUDICIÁRIO, TODOS TEM SEU LADO PODRE É ISTO MESMO, NOSSA, NÃO ESPERAVA POR ISTO EXMº DR. DESEMBARGADOR LUIZ FUX, SERIA MAIS DIGNO MANDAR USA FILHA ESTUDAR E FAZER CONCURSO PARA JUIZ, JÁ QUE É O SONHO DELA, COM TEM QUE SER, MAS AS COISAS AÍ EM BRASÍLIA É TUDO TÃO FÁCIL QUE PARA QUE PERDER TEMPO, E A DIGNIDADE, HONESTIDADE, ÉTICA, AMOR-PRÓPRIO, TER A CABEÇA ERGUIDA, NÃO SER APONTADO COMO OUTRO CORRUPTO...POR FAVOR DIGA QUE ISTO NÃO VAI ACONTECER. ESTOU ENVERGONHADA Dr. LUIZ FUX E DECEPCIONADA...O SENHOR NÃO TEM IDEIA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sra. Cissa: infelizmente, parece que é verdade. O ministro Luiz Fux, já no episódio de sua indicação ao STF, não se comportou de modo republicano, pois fez visitas a eventuais apoiadores, inclusive ao então ministro da Casa Civil José Dirceu, a quem deu a entender que não condenaria no julgamento da Ação Penal 470 ("mensalão"). A senhora não acompanhou o noticiário a respeito? A grande imprensa esconde, mas na blogosfera progressista, na mídia alternativa, a senhora encontrará muitos artigos a respeito. E essa agora, da filha dele, jovem advogada, já pretender um lugar na magistratura, sem passar pela primeira instância... Uma advogada inexperiente, mas "bem-nascida"... Quantos com competência, que estudaram anos e anos, se prepararam, mas não têm "papai famoso e influente"... e ficarão pelo caminho. Sim, é preciso acabar com a Ditadura do Judiciário, com a Supremocracia, com essas indicações absurdas... O Judiciário precisa de uma reforma, uma faxina geral. E de Democracia. E Decoro. Do jeito que está, só nos envergonha...

      Excluir
  4. isso é um absurdo, uma falta de respeito com os cidadãos desse país; principalmente com os milhares de advogados e concursandos, que se matam por um cargo público e buscam um currículo diferenciado, sendo que, na maioria das vezes, estes acabam desistindo da carreira devido aos abusivos valores gastos com os caríssimos concursos que só fazem engordar os cofres públicos e nunca nomeiam o número divulgado de vagas para juízes e promotores. Essas mulheres não merecem sequer porta de cadeia. BRASIL, ABRA OS OLHOS E LEVANTE A VOZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!! NÃO VAMOS DEIXAR ESSAS OPORTUNISTAS ASSUMIREM ESSES CARGOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Claro que é um absurdo. Aliás, esse nosso Poder Judiciário deixa muito a desejar. E não vemos nas manifestações de rua nada, nenhuma crítica, ao mais fechado, arcaico, aristocrático e antidemocrático dos poderes. Estes senhores de toga comportam-se como casta superior, semideuses, e não aceitam críticas ou reforma. É um poder rígido, cristalizado, patrimonialista, retrógrado. Abaixo a Ditadura do Judiciário! Pela Democratização do Judiciário Já!!!

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião estamos sofrendo por antecedência (NÃO ESTOU QUERENDO DEFENDER NINGUÉM), pois concorrer a vaga é uma coisa, ser nomeada é outra coisa. Pois concorrer a Desembargador , através do quinto constitucional, qualquer advogado pode, pois será feita uma lista de advogados que passará por uma eleição entre os Advogados inscritos na OAB, que irão eleger 6 nomes, que posteriormente os seis nomes irão para uma votação entre os desembargadores, que irão escolher 3 nomes, para só posteriormente serem escolhidos pelo Governador. A OAB do RJ deve ter mais de 50 mil inscritos, e uma indicação da filha do Fux a lista dos seis nomes não será responsabilidade do Poder Judiciário e sim dos Advogados que compõe a OAB (no caso a maioria entre os 50 mil advogados). Acho que temos que analisar o fato como um todo, na minha opinião o que tem que ser feito é lutarmos para acabar com cargos comissionados, todo servidor público deveria ser concursado. Isso sim acabaria com qualquer facilitação e ou falcatruas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a parte final de seu comentário: todo servidor deve ser concursado. O Brasil precisa acabar com essa oligarquia/aristocracia, essa coisa "imperial" que "reina" no Judiciário. Tem que ser um poder como os demais: ter pelo menos parte de seus membros eleitos. Com relação ao início do comentário, claro que está dentro da legalidade esta jovem (31 anos) pular da advocacia para a magistratura de 2a. instância. Só não é moral. Se ela queria ser magistrada, por que não faz concurso para juíza de 1a. instância? E é claro que o "pai famoso" (que entrou no STF também de forma um tanto suspeita) vai pesar na hora da escolha. Se o nome da filha estiver na lista que vai para o governador, num universo de 50 mil advogados, claro que será uma enoooorme marmelada! Ou estou errada?

      Excluir
    2. Concordo que se a maioria dos 50 mil advogados votarem nela para compor a lista dos 6 candidatos, será uma gigantesca marmelada, contudo se isso acontecer infelizmente a conclusão que podemos tirar é que a corrupção, a falcatrua e demais "imoralidades" que acontece no nosso país não vem só de Cima para Baixo, como também de Baixo para Cima. Pois mostra que de uma forma ou de outra os brasileiro acabam sendo corruptíveis (passiva ou ativamente). Se "vendem" em troca de favorecimentos pessoais, um exemplo, é o voto todo mundo vota nos candidatos pensando no seu benefício próprio, um vota no fulano de tal porque ele irá apresentar um projeto que irá reduzir os impostos em um determinado setor que irá beneficia-lo diretamente, outro irá votar em outro candidato porque irá aumentar o bolsa família, e por ai vai. Infelizmente falta educação social no Brasil, infelizmente ainda não pensamos no Bem-comum. Por isso que se ela por ventura conseguir os votos suficientes, a culpa será nossa também, pois que tipo de cidadãos o Brasil está formando?

      Excluir
    3. O senhor não acha que esses 50 mil advogados gostariam de ter um "aliado" no STF, além de uma desembargadora? A Bíblia diz que "tudo é vaidade". Vaidade e Interesse. No meu entendimento, a corrupção está no homem, em todas as esferas. Não vem de cima pra baixo. Sugiro que leia a coluna da direita do meu blog, onde faço referências a "família-quadrilha". Gente criada dentro da minha casa, que usa meu sobrenome, e que entrou em conluio com agentes públicos corrompidos para me lesar e se apropriar de minha casa, que recebi de meus pais. Não sejamos ingênuos! A corrupção é uma "lepra moral", um "câncer", com metástases se alastrando em todas as direções... Abraços!

      Excluir