Tradutor

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Brasília: Dilma abre Conferência Anticorrupção


A presidenta da República, Dilma Rousseff, abriu nesta manhã em Brasília a 15a. Conferência Internacional Anticorrupção (IACC), afirmando que no Brasil "a prevenção e o combate à corrupção são práticas de Estado". Numa leve referência ao julgamento do mensalão, Dilma declarou que o apelo anticorrupção não pode ser confundido com discursos contra a política ou o Estado.

“O combate ao malfeito não pode ser usado para atacar a credibilidade da ação política. Deve, ao contrário, valorizar a política, a esfera pública e o conflito democrático entre projetos que nela têm lugar. Deve reconhecer o papel do Estado como instrumento importante para o desenvolvimento, a transparência e a participação política. O Estado é o destinatário privilegiado das mobilizações por transparência. Por isso todas as ações que constroem a transparência são essenciais”, ressaltou.

                   Cerimônia de abertura da 15a. IACC  Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Para a presidenta, a democracia brasileira conta com instrumentos sólidos para garantir a transparência e o combate à corrupção. Dilma citou o importante papel da Controladoria-Geral da União (CGU), dos tribunais de contas, do Ministério Público independente, da Polícia Federal e da imprensa livre. Certamente o cidadão, os movimentos sociais e as organizações não governamentais também podem ocupar um espaço crucial na defesa da transparência e no combate a corruptos e corruptores.

A Conferência Internacional Anticorrupção, que reúne 1.500 participantes de 135 países, acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), e termina no sábado, 10.

O Abra a Boca, Cidadão! e esta Blogueira, vítimas de ataques de setores públicos, aqui criticados e denunciados por suspeita de corrupção, estarão acompanhando a Conferência e trazendo mais informações aos leitores.

Um comentário:

  1. dilma abre o olho para o estado de penambuco pricipalmente em relaçao ao governo do estado q desviou milhoes da refinaria de suape

    ResponderExcluir