Tradutor

domingo, 8 de julho de 2012

Paraty é mais que uma Festa



Mais que uma cidade, Paraty é um estado de espírito. E cada um pode sentir ou não afinidade com ele. Há os que amam e os que odeiam Paraty. Talvez não haja mesmo meio-termo.


Eu sou simplesmente encantada por ela. Por seu mar calmo em certas praias e bravio em outras. Por suas ruas estreitas, tortuosas, plenas de descobertas. Pelas montanhas altivas que a abraçam em aconchego. Por sua graça e simplicidade. E também por seu refinamento e sofisticação.


Fui feliz em Paraty.



E termina hoje a 10a. Festa Literária Internacional de Paraty, com as mesas abaixo, em transmissão direta, e outras atividades divulgadas no site: www.flip.org.br


Programação da Tenda dos Autores

DOMINGO

10h
Mesa 15     Vidas em Verso


Jackie Kay
Fabrício Carpinejar
Mediação João Paulo Cuenca

Nenhuma obra literária pode ser reduzida à biografia de seu autor, mas a criação se faz sempre a partir de um conjunto de leituras, observações e experiências que é inevitavelmente pessoal. Em poemas ou textos em prosa, a escocesa Jackie Kay e o brasileiro Fabrício Carpinejar exploram as ressonâncias entre vida e obra numa via de mão dupla. Ao mesmo tempo que evoca o vivido, o escrito se torna espaço de interrogação e invenção da própria persona do autor. Em vez de espelho da vida, o livro se torna assim mais um espaço no qual ela se cria.


11h45
Mesa 16     A Imaginação Engajada


Rubens Figueiredo
Francisco Dantas
Mediação João Cezar de Castro Rocha

Os livros de Francisco Dantas e Rubens Figueiredo, dois dos principais escritores brasileiros, mostram que a força crítica da literatura não depende da contenção do estilo nem da imaginação. É por meio da potência do texto, e não de uma adesão mimética ao real, que a obra de ambos estabelece sua relação com o mundo. Dos grandes centros urbanos ao interior rural, Figueiredo e Dantas se apropriam dos cenários habituais do imaginário nacional para desmanchar sua feição familiar, contrapondo aos generalismos do senso comum a concretude singular de suas histórias.


14h30
Mesa 17     Drummond – o Poeta Presente


Armando Freitas Filho (em vídeo)
Eucanaã Ferraz 
Carlito Azevedo
Mediação Flávio Moura

Poucos autores parecem tão importantes para pensar o que se escreve hoje na poesia brasileira quanto Carlos Drummond de Andrade. Não é fácil, no entanto, precisar exatamente em que consiste essa importância e de que maneira ela se manifesta. Três poetas brasileiros exploram diferentes possibilidades de resposta a essa questão. Num depoimento em vídeo gravado por Walter Carvalho, Armando Freitas Filho fala de sua relação com Drummond, partindo de uma definição inesperada do poeta mineiro como um autor do Lado B. A mesa segue com uma discussão entre Eucanaã Ferraz e Carlito Azevedo.


16h30
Mesa 18     Entre Fronteiras


Gary Shteyngart
Hanif Kureishi
Mediação Ángel Gurría-Quintana

Deslizando habilmente entre os pontos de vista do nativo e do estrangeiro, o norte-americano (nascido na Rússia) Gary Shteyngart e o inglês (filho de pai paquistanês) Hanif Kureishi criaram algumas das mais brilhantes sátiras da ficção contemporânea. Na obra desses dois premiados escritores, a perspectiva de viés, que mesmo ao tomar parte dos acontecimentos é capaz de considerá-los de um ponto de vista ironicamente distanciado, torna-se uma forma de expor ao mesmo tempo as tensões do mundo atual e a histeria vazia dos discursos que habitualmente pretendem descrevê-las.


18h15
Mesa 19     Livro de Cabeceira


Autores convidados da Flip 2012 leem e comentam trechos de seus livros prediletos.


Programação adaptada do G1.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário