Tradutor

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Abertura oficial da Rio+20



A cidadania planetária se reúne na cidade do Rio de Janeiro.


Está sendo aberta oficialmente nestas tarde e noite no Rio de Janeiro a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, com a presença da presidenta Dilma Rousseff e chefes de Estado e de governo de mais de 100 países.

                                                                                   Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


Cidadãs e cidadãos dos quatro cantos do mundo também participam de diversas atividades, discutindo os principais temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e à defesa da Vida e do planeta.


Os mandatários estão falando na reunião plenária.


“Sabemos que o desenvolvimento sustentável é a melhor resposta para a mudança do clima. Implica crescimento da economia para que se possa reduzir pobreza, significa criação de emprego, distribuição de renda, significa garantir acesso à educação, saúde, significa tornar nossas cidades cada vez mais sustentáveis, reduzir desmatamento, usar de modo sustentável a biodiversidade, proteger rios e florestas, gerar energia limpa”, disse a presidenta.


Depois de Dilma, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, lembrou que não há mais tempo e cobrou medidas urgentes de todos os países: “Não podemos esquecer que tempo é o recurso mais escasso de todos. Estamos ficando sem tempo”, disse. “Agora é a hora de tomar o grande passe final. Temos de dar sequência à Rio+20 com compromissos e ações fortes. Agora é a hora de agir.”


E o controvertido presidente do Irã, Ahmadinejad, trouxe uma visão inusitada, incluindo a esfera religiosa-espiritual para a salvação do planeta:


"A ordem internacional precisa ser redesenhada para servir tanto às necessidades materiais quanto espirituais dos seres humanos. No mundo futuro, a justiça e a compaixão devem ser institucionalizadas e tomar o lugar da inveja e do egoísmo", disse. 


Destaques do ABC!
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário