Tradutor

domingo, 1 de abril de 2012

Demóstenes: "um caso patológico, de dupla personalidade"



É o que afirma o decano do Congresso, senador Pedro Simon. "Depois de tudo o que aconteceu, nunca me senti tão ridículo", disse o senador gaúcho, que se solidarizou com Demóstenes Torres quando este foi à tribuna do Senado se defender no início das denúncias (vídeo a seguir) e agora se sente traído, enganado. E Simon vai mais longe e aconselha o comparsa do bicheiro: "Se ele tiver um pingo de lucidez, tem que chegar no Congresso na segunda-feira e renunciar".



“Chegou a hora de Demóstenes Torres renunciar ao mandato. Ou então será cassado”, afirma Pedro Simon

Quando o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) subiu à tribuna , no dia 6 de março, para se defender das primeiras acusações de envolvimento com o banqueiro do jogo do bicho Carlinhos Cachoeira, o senador Pedro Simon (PMDB-RS), um decano do Congresso, hipotecou toda sua credibilidade em defesa da honra do colega.

Agora que apareceram as gravações com a voz do próprio Demóstenes conversando com Cachoeira, negociando o texto do projeto de legalização do jogo, dizendo coisas do tipo “mas assim te pega”, Simon está indignado. Sente-se ludibriado.
Mas, mais que isso, o senador acha que Demóstenes agora está expondo o Parlamento à execração pública.
Em entrevista ao Poder Online, Pedro Simon argumenta que, como Demóstenes mentiu na tribuna, ele agora está já sujeito à cassação por quebra de decoro.
Portanto, o senador afirma que o melhor que seu colega tem a fazer é poupar o Senado do desgaste.
E poupar a si mesmo do vexame da cassação.
Assim como daquilo que Simon considera um vexame quase tão grande quanto o da cassção: ser expulso do DEM (que o senador gaúcho chama de PFL).
Poder Online – O senhor ouviu a gravação do diálogo entre o senador Demóstenes Torres e o Carlinhos Cachoeira? O que achou?
Pedro Simon – Estou muito chocado. Absolutamente chocado. Eu confiava nesse rapaz.
Poder Online – E agora?
Pedro Simon – Agora? Agora a única coisa que ele pode e deve fazer é renunciar ao mandato e ver o que Deus lhe reserva mais adiante. Sua permanência irá submeter o Parlamento a um constrangimento enorme. As pessoas nas ruas estão pensando o quê? Que políticos são todos sujos? Que todos nós somos envolvidos com  bicheiros. Que temos duas caras? Não dá.
Poder Online – Seria um último gesto de grandeza?
Pedro Simon – Não. Não seria por grandeza.  Seria um gesto de inteligência. Uma forma de ele mesmo se poupar. Porque se não renunciar será cassado.
Poder Online – Pelo que o senhor viu, o senhor acha que o Senado já tem elementos para a cassação?
Pedro Simon – É evidente. Ele disse aqui na tribuna que não tinha negócio nenhum com esse Cachoeira. Que era contra o jogo e que não sabia de atividades ilícitas do sujeito. Aí aparece a voz dele conversando com o bicheiro. Dizendo: ‘assim o projeto te pega.’ Combinando ir lá no Michel Temer, que era presidente da Câmara, para mexer os pauzinhos. Ou seja, mentiu para todos nós da tribuna do Senado.
Poder Online – Isso caracteriza falta de decoro?
Pedro Simon – É evidente! E ele deve renunciar já na segunda-feira. Caso contrário, vai passar outro vexame, que é o de ser expulso do PFL (Simon chama o DEM de PFL). Porque eles já deram um prazo para ele até terça-feira. Só falta o Demóstenes ficar lá esperando e acabar expulso do PFL. Depois vem o Comitê de Ética e, outro constrangimento.
Poder Online – Quando o Demóstenes subiu à tribuna para se defender,  o senhor chegou a se solidarizar com ele, como quase todos os senadores. E agora? Está se sentiu enganado?
Pedro Simon – Depois de tudo o que aconteceu, nunca me senti  tão ridículo. Mas lembre que eu disse lá, com todas as letras: se ele estava pedindo para ser investigado, era exatamente o que eu queria, que tudo fosse apurado. De qualquer maneira me sinto ridículo. Porque eu acreditava mesmo nele.
Poder Online – O que o senhor acha que aconteceu com o senador Demóstenes?
Pedro Simon – Não sei. Se tu me pedisse para escolher somente três ou quatro parlamentares honestos nesse Congresso, eu colocava o Demóstenes nessa lista. Ele parecia o sujeito mais firme do mundo. Há nove anos aqui do meu lado, eu o acompanhei. Sempre o achei firme, muito. Lembro do Demóstenes com o dedo em riste contra o Jader Barbalho, contra o Renan Calheiros. Se tivesse uma CPI, ele estava lá. Eu achava: esse é duro!
Poder Online – E não era…
Pedro Simon – Mas  não era nada. Estava lá se acertando com o Cachoeira. O rapaz tinha duas caras. Sinceramente, acho que é um caso patológico. Ele deve ter algum problema. Não sei.  Deve ter dupla personalidade…
Poder Online – E agora?
Pedro Simon – Agora, se ele tiver um pingo de lucidez, tem que chegar no Congresso na segunda-feira e renunciar. Caso contrário, vai expor o Congresso e estará se expondo a um vexame muito grande.


Poder Online/iG


Afinal, quem é Demóstenes Torres? Um sujeito de duas caras, um "caso patológico", um psicopata?


Veja a primeira parte do pronunciamento do senador Demóstenes Torres na tribuna do Senado há menos de um mês, prestando esclarecimentos sobre as primeiras denúncias que começavam a aparecer contra ele na internet, ocasião em que foi elogiado pelos seus pares, como o hoje indignado senador Pedro Simon.


*


Link do vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário