Nos últimos meses tenho observado no globinho que gira aí na coluna do lado um aumento significativo de visitas de internautas que se encontram em solo português. O Abra a Boca, Cidadão!, criado e editado por esta blogueira que nasceu e vive na cidade de São Paulo, vem sendo lido em Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Entroncamento, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia e outras localidades, além do arquipélago de Açores, no Atlântico.
Há alguns anos, pesquiso as origens da família Amorim, e descobri que minhas raízes do lado paterno estão na região da cidade do Porto, norte de Portugal, no concelho ou município litorâneo chamado Póvoa de Varzim, terra de Eça de Queiroz.
A primeira referência ao nome Amorim é do ano de 1033 (século XI), quando é mencionada a freguesia de Santiago de Amorim, habitada por famílias de agricultores. "Amorim", tem, sim, a ver com "Amor". Significa "lugar de namoro", "recanto de encontro de namorados".
Póvoa de Varzim, por sua vez, pertence hoje à Grande Porto, região metropolitana da cidade do Porto, e é constituída por 12 freguesias, entre elas a Freguesia de Amorim, que fica a 3 km do centro de Póvoa. E vejam que interessante: Póvoa de Varzim é cidade-irmã da cidade de São Paulo!
Aproveito estas referências para homenagear meu pai, José Camelo de Amorim, nordestino das Alagoas, já falecido, homem trabalhador e honrado, de quem acho que herdei uma certa alegria e o gosto pelas narrativas, e que junto com minha mãe Geralda me legou hombridade e caráter. E homenageio também meus irmãos portugueses, com quem a partir de agora passo a estreitar ainda mais meus laços de amizade e afeto, graças à magia da internet.
A família Amorim encontra-se espalhada no Brasil todo, mas provém de dois ramos: um que se estabeleceu no Nordeste e o outro no Sudeste, no estado do Espírito Santo. Convido os Amorim do Brasil todo a aproveitar o dia ensolarado e fazer comigo um gostoso passeio pela Freguesia de Amorim. Em seguida iremos à região de Póvoa de Varzim, terminando por contemplar a praia e o bravo e majestoso oceano Atlântico.
Venham comigo! Vamos curtir juntos este alegre passeio, nas aprazíveis terras dos nossos antepassados...
Freguesia de Amorim
Link do vídeo
De Amorim a Póvoa de Varzim
Link do vídeo
Mar bravio - Atlântico Norte
Link do vídeo
*
Boa tarde, gostei de ver a partilha destes vídeos da minha autoria e gostaria de contactar a autora deste blog para partilhar mais informação.
ResponderExcluirAo dispor aqui: verdegaio@gmail.com
Adorei seus vídeos. E gostei muito de andar por estas paragens, berço da minha família. Lindos lugares! Música muito bonita também! Parabéns! Vamos trocar mais mensagens! Abraços a todos os irmãos portugueses!
ResponderExcluirgostaria de mais informações sobre a Família Amorim do brasil.
ResponderExcluirSegundo li na internet (acho que na Wikipédia e em sites sobre genealogia), quando os Amorins vieram ao Brasil se dividiram em dois ramos: um se estabeleceu na região do estado do Espírito Santo e o outro ficou no Nordeste, na região do estado de Pernambuco. A família do meu pai é de Alagoas, da região da cidade de Pilar e Atalaia. De lá ele e alguns irmãos vieram para São Paulo na década de 30. É tudo o que sei. Você também é Amorim? Na internet há mais coisas para ler e talvez também com os Amorins de Portugal se consiga saber mais...
ResponderExcluirNossa muito legal,já tinha ouvido falar que Amorim tinha de Portugal, queria saber mais sobre meus antepassados...
ResponderExcluirNa internet tem alguma coisa... jogue Amorim ou Família Amorim na busca do Google... Há dois ramos de Amorim no Brasil: um no Nordeste, na região de Pernambuco, Alagoas... e outro no Espírito Santo. A minha família pertence ao ramo nordestino. Abraços e boa sorte!
ResponderExcluirMuito lindo, parecer um lugar de muita paz, e ver de onde os meus antepassado vieram, e muito bom, parabéns pelos os vídeos. Itamar B. Amorim
ResponderExcluirUm lugar simples, passa uma serenidade, uma tranquilidade até interiorana... Eu também gostei de conhecer e quem sabe, um dia, pessoalmente. Abraços, Itamar Amorim!
ResponderExcluirMuito bonito e é muito bom saber mais sobre as origens, minha familia, de uma geração anterior é toda de espirito santo, Pendanga mais propriamente dito. Sou do rio de janeiro, capital e a algum tempo já venho pesquisando sobre as origens do nome mas esta ficou muito linda !
ResponderExcluirParabéns !!!
Obrigada, Ricardo, pelo comentário. O lugar em Portugal é muito gracioso, tranquilo... De alguma forma, mesmo longínqua, somos familiares! Tudo de bom! Abraços!
ResponderExcluirSou Amorim de Pernambuco. Meus pais nasceram numa Cidade chamada Buenos Aires (interior de Pernambuco). Gostaria que fôssemos mais a fundo na nossa história. Por que vieram de Portugal? Quem se instalou em Pernambuco? As origens, as ramificações...
ResponderExcluirSe é de Pernambuco, é do ramo nordestino dos Amorim, como eu. Meu pai era de Alagoas... Antes do Brasil República, essa região era uma província só, se não me engano. Portanto, somos parentes... Acredito que os Amorim vinham de Portugal porque aqui havia mais terras para a agricultura e mais facilidade de se estabelecer. Essas outras perguntas não saberia responder, mas sugiro que pesquise na internet e procure contatos com historiadores e membros da família Amorim espalhados no Brasil e também em Portugal. Grande abraço!
ResponderExcluirGostei tbm sou Amorim
ResponderExcluirVamos nos contatar
Meu face : facebook/anajaciamorim
E-mail: anaj.amorim@hotmail.com
Oi, Ana... Legal! Meu face: facebook/sonia.amorim.927 email: escrevivendo@ig.com.br Abraços!
ResponderExcluirgostei muito sonia amorim tambem sou amorim sou do maranhao e tudo que sei e que meus bizavós vieram do estado do piaui
ResponderExcluirOi, Joaby! Somos parentes dos dois lados, pois meu pai é Amorim e minha mãe, Carvalho... rsrsrsss Conheço São Luís. "Marzão" maravilhoso! Adorei o sorvete de bacuri quando estive aí! rsss... Felicidades!
ResponderExcluirParabéns pelos vídeos, lindíssima música. Abraço família.
ResponderExcluirAbraços pra você e pra todos os Amorim do mundo todo!!!
ResponderExcluirEu sou amurim..será que alguém errou no certidão da familia toda,inclusive do meus tio e avô?
ResponderExcluirÉ possível... esse pessoal de cartório muitas vezes erra, escreve a palavra como ouve... vai saber, né?! Jogue na busca do Google "amurim" pra ver o que você acha. Nunca vi amurim com "u"... Veja isso. Há ramos da família Amorim no Nordeste, região de Pernambuco, Alagoas... e também no Espírito Santo, originalmente. Depois eles se espalharam pelo Brasil todo. Veja isso! Abraços!
ExcluirÉ possível que tenham errado, mas tenho alguns parentes que tem o nome Amurim e outros Amorim, os da família Amurim são da região sudeste do BR, sendo assim é melhor você ver de onde vem a arvore genética e ver se descobre se foi erro ou mudaram mesmo o nome por vontade própria.
ExcluirArlinda Amorim
ola sou da familia amorim de alagoas moro em mogi das cruzes e gostei muito
ResponderExcluirdesta pesquisa e de conheçer a origem do meu sobrenome
Oi, Fábio, você deve ser meu parente próximo. Meu pai, José Camelo de Amorim, nasceu num vilarejo próximo a Atalaia, Alagoas, e foi criado no Pilar. Ele e seus irmãos vieram para São Paulo nos anos 40, acho. Ele já é falecido. Se desejar, entre em contato comigo no meu email, para trocarmos mais informações. Moro na zona leste de São Paulo, Engenheiro Goulart, Penha. Abraços e felicidades! Sonia email: escrevivendo@ig.com.br
ExcluirOi Sônia, então não consigui mais nenhuma informações sobre os meus avós os mesmo já falecidos mas o nome do meu avo era Antônio jose de Amorim, o do meu bisavô não me lembro mas vou perguntar aos meus pais, depois nos falamos.
ExcluirOi, Fábio. Na certidão de nascimento dos teus pais você terá o nome completo dos teus avós. Quem sabe teu pai tenha guardado também a certidão de nascimento do pai dele... Boa sorte! Abraços!
ExcluirOlá boa noite desde a Póvoa de Varzim, norte de Portugal.
ResponderExcluirVisite aqui a minha página sobre esta linda cidade. > www.facebook.com/cidadedapovoadevarzim
Saudações Poveiras
Quim Santos
Olá sr. Quim, tudo bem? E esta terra linda de Póvoa de Varzim, como está? Grata pela visita. Visitarei, sim, sua página no Face. Grande abraço a todos os portugueses, e um abraço especial, muito carinhoso, aos moradores de Póvoa. Um dia eu vou conhecer esta terra linda dos meus antepassados. Muito obrigada, felicidades! Saudações paulistanas!
ExcluirBoa noite Sonia,
ResponderExcluirSou Roger de Amorim, carioca, filho de José Amorim Netto,que nasceu em Alagoas, numa cidade chamada Marechal Deodoro, aonde a nossa família trabalhou e trabalha com pesca e sítios de coqueiro...conheci familiares em Marimbondo e Joaquim Gomes ( ambas em Alagoas )...quando menino ( tenho 42 ), me disseram que o nossa nome de família se originaria de três lordes portugueses, que vieram para o Brasil como " novos cristãos ", sendo Amorim uma arvore portuguesa. Um faleceu na viagem e os outros, um foi para o Nordeste e o outro para o interior em Minas Gerais...
Olá, Roger! Ótimas informações que você nos traz! Obrigada! Vamos pesquisar mais, então! Olha, meu pai era José Camelo de Amorim, filho de Deoclécio Camelo de Amorim. Meu pai faleceu em 1996, aos 83 anos, e era de Atalaia, segundo sua certidão de nascimento. Parece que nasceu num lugarejo chamado Olhos d´ Água... e morou também em Pilar, perto da lagoa. Mais uma vez, agradeço tua participação. Qualquer informação relevante, compartilhe conosco. Abraços! Tudo de bom! Boas Festas!
ExcluirOi, sou Arlinda Amorim!
ResponderExcluirAté onde eu sei sobre a família Amorim é que o Avô do meu avô cometeu um crime em Portugal e veio fugido em um navio de lá. Esse parente chegando no Piauí casou com um índia e roubou todo ouro da tribo. Meu Avô nasceu em 1.900 e viveu 102 anos. Algum tempo atrás eu tive contato com uma bisneta ( de Portugal ) da irmã mas nova desse meu parente fugitivo mas perdi contatos com ela. Sou piauiense e meu Facebook é Arlinda Amorim esse caso alguém tenha interesse em me add.
Acredito que "Amurim" seja erro de ortografia. Muita gente, na fala, troca "o" por "u". Só que falar é uma coisa e escrever é outra. Há também "Amorin" com "n" no final. Mas imagino que sejam todos da mesma família: Amorim.
ResponderExcluirSou Guilherme Amorim, filho de Luiz Amorim, neto de Manuel de Amorim, este de Fajões, Ilha da Madeira, Portugal, eu curioso com minha descendência, achei esta bela matéria, Sônia está de parabéns reunindo os Amorim aqui, sou da região sudeste, estou muito interessado em saber mais de nossa descendência, grato
ResponderExcluirOlá, Guilherme, seja bem-vindo ao blog e a este post, que já reúne vários filhos desta honrada família portuguesa. Obrigada pelas informações. Olha só: teu avô era da Ilha da Madeira! Legal! De lá é que veio para o Brasil. Na Madeira, então, há também descendentes dos Amorim. Não tenho tido tempo de pesquisar mais a respeito, mas vamos trocando informações. Muita gente tem escrito aqui. Dê uma olhada nos comentários. Abraços, Boas Festas, Feliz Ano Novo!!!
ResponderExcluiradorei é bom saber de onde vem nos antepassados sou carlianne oliveira amorim meu pai é joao felipe de amorim nasceu no Piaui filho de josé de amorim.
ResponderExcluirObrigada, Carlianne. Amorim também no Piauí, pessoal! Feliz Ano Novo para Carlianne e toda a Família Amorim espalhada pelo Brasil e pelo mundo!
ExcluirBoa tarde Sonia Amorim, moro em Cosmópolis S.P, minha avó se chamava Josefa Amorim nasceu em Pernambuco e morou em Bonito Pernambuco. Inclusive tenho parente que mora lá ainda são primos, porque minha avó era a ultima da família e já faleceu com 92 anos. Podemos ser sim da mesma família.
ResponderExcluiraguardo noticias sua em bom trabalho
Olá, Osiel, bom dia! Acredito que quando os Amorim chegaram ao Brasil não havia ainda essa divisão atual entre os estados. Aquela região do Nordeste era uma coisa só e um ramo dos Amorim ali se instalou. Veja que Alagoas, terra do meu pai, faz divisa com Pernambuco, terra da tua avó... Eu não tenho muita dúvida de que se procurarmos nossos ancestrais vamos acabar encontrando algum familiar em comum... Grata pelas informações e grande abraço pra ti e pro pessoal de Cosmópolis!
Excluirolá, estou fazendo a árvore genealógica de minha família, meu bisavô se chama Arnestino Alves de Amorim casado com Videlina Alves de Amorim. Nascidos em Pernambuco. Quem te ver mais informações, entrar em contato pelo email, rebeca_amorim127@yahoo.com.br
ResponderExcluirops, na verdade sou bisneta de Videlina Alves Amorim, filha de Ernestino Alves de Amorim e Maria Constância de Jesus.
ResponderExcluirMeu nome é josinete,meu pai é jose elpidio laurindo de amorim de alagoas,gostaria de saber mais sobre a origem da minha familia.
ResponderExcluirOi, Josinete... Eu não sei muita coisa, além do que coloquei neste post. Acredito que sejamos parentes, pois meu pai também era de Alagoas (Atalaia e depois Pilar). Nesta região do Nordeste se estabeleceu um dos ramos dos Amorim. Teu pai é de que cidade? Abraços!
ExcluirMeu nome é Fátima, a família do meu pai é de Alagoas. Somos Amorim. Meu avó chama-se João Braz Amorim e meu pai Nilton Cavalcante Amorim. Estou muito feliz por encontrar parentes mesmo que tão distante. Abraços.
ResponderExcluirOi, Fátima... Meu pai nasceu em Atalaia e viveu também no Pilar, antes de vir para São Paulo. Chamava-se José Camelo de Amorim. Somos (eu e você) do ramo nordestino dos Amorim e, de certa forma, parentes. Grata pelas informações. Felicidades! Abração!
ExcluirSonia, meu nome é Gerson Duarte de Amorim, 65 anos, meu avô Pedro Cerqueira ou Siqueira de Amorim, viveu a juventude em Cabrobró Pernambuco, onde creio que teria nascido por volta de 1900. Meu pai Expedito Gomes do Amorim, com 89 anos nasceu em Petrolina,PE, próximo à Cabrobró. Se alguém puder estabelecer alguma linha de parentesco eu agradeço muito.
ResponderExcluirOlá, Gerson. Como sempre digo aqui, os Amorim que vieram ao Brasil se dividiram em dois ramos, segundo os pesquisadores. Um ramo ficou no Nordeste, nesta região onde hoje é Pernambuco e vizinhanças, o outro foi para o Espírito Santo. Sou do ramo nordestino. Meu pai era de Alagoas. Portanto, de alguma forma, acredito que somos parentes. Se alguém tiver mais informações sobre o ramo nordestino ou alguma árvore genealógica, peço que informe neste blog. Grata, Gerson, pela participação. Abraços pra você e toda a tua família!
ExcluirOlá Sonia. Só agora conheci seu blog!
ResponderExcluirAchei muito legal! Parabéns! Meu nome é Amilton Amorim e minha família tem origem em Vilarelho da Raia (Concelho de Chaves, Portugal) Meu avô veio ao Brasil em 1912 e se estabeleceu juntos aos irmãos em Palmital -SP. Essa família Amorim é mesmo complicada, espalhada e toda fragmentada. É quase impossível juntar os pedaços! Mas é muito legal ver como as pessoas se unem p/ tentar juntar os "cacos do passado". Parabéns pelo blog! Abração!
Nossa, Amilton, agora você me deixou preocupada... Achava que os Amorim vieram todos de Póvoa de Varzim... pelo menos foi o que minhas pesquisas indicaram. Vou tentar saber mais de Vilarelho da Raia... Grata pelas informações e elogios! Abraços!
ExcluirOlá Pessoal Sou Bruno Amorim,
ResponderExcluirMeus parentes são de Minas Gerais.. Como foi dito nesse blog que são 2 ramificações, os meus parentes, acredito, que migraram do Espírito Santo para MInas.. Onde se estabeleceram e proliferaram..
Gostei muito do Blog.. Continuem buscando..
Oi, Bruno... Nas pesquisas que fiz na internet, fala-se em dois ramos da família Amorim no Brasil: Nordeste e Espírito Santo. Mas vai saber, né?! De repente a gente descobre outros ramos... Como sua família é de Minas e sabemos que há muita proximidade, não só física, entre MG e ES, acredito que Amorins do Espírito Santo foram para Minas. De que lugar são seus familiares mineiros? Obrigada pela participação. Abraços!
ExcluirGostei da iniciativa, muito bom o blog e achei legal saber das minhas origens. Sou Rodrigo Amorim, capixaba, 26 e da ramificação " Amorim Coelho". Minha mãe, da qual herdei o sobrenome é mineira da região de Gov. Valadares e da ramificação "Vieira Amorim" Até onde eu sei meu avo, Arthur Amorim era de Baixo Guandu ES e não tenho muitas informações dos meus tataravós. Os Parente que conheço tem aos montes, tudo espalhado em MG, ES, SP, RJ, BA rsrsr. O meu Primo Alexandre Amorim, fez um Encontro dos Amorins em Guanhães, só com os parentes próximos e conseguiu juntar mais de 50 pessoas (E muita gente não pode comparecer). Enfim, acho legal manter o contato para aproveitar ocasiões como essa e juntar aos poucos essa grande família. facebook/rodrigoamorinn
ResponderExcluirOi, Rodrigo, obrigada por compartilhar informações da sua família. De repente você encontra mais parentes por meio dessa divulgação. Este post costuma ser bastante lido. Felicidades a todos os Amorim do Brasil, em especial à tua família. Grata pelo elogio ao blog. Tudo de bom, abraços!
ExcluirOla!sou do estado do rj.meu pai veio pro rio de janeiro muito novo.veio de guaratinguta sao paulo.mais nao conhecemos nenhun parente dele.c puder ajudar.obrigado!!!
ResponderExcluirOla!gostaria d ter imformacoes sobre meus parentes por parte de pai.pois ele veio de sao paulo guaratingueta para o rio .mais nao conhecemos nenhun parente dele.obrigado!!!
ResponderExcluirOlá, Daniel. Infelizmente não vou poder te ajudar. Não mexo com genealogia. Meu blog trata de cidadania, direitos humanos, mídia. Resolvi escrever este post por perceber muitos acessos vindos de Portugal e andei fazendo pesquisar por mim mesma, chegando à Póvoa de Varzim e outras informações que coloquei no texto. Sugiro que pesquise sites de genealogia e tente contatos com outros Amorim daqui e de Portugal. Abraços e boa sorte!
ExcluirOlá Sonia e toda família Amorim
ResponderExcluirNa verdade não carrego este sobrenome Amorim, mais meu pai se chamava Raimundo Amorim Viana, filho de Francisco Viana descendente de Portugueses. Meu pai contava uma história que o seu bisavô tinha sido deserdado por ter se apaixonado por uma negra e mesmo sob ameaça do seu pai ter se casado com ela sofrendo a punição de perder toda a herança da família. Ainda bem que o amor prevaleceu, caso contrário não estaria contando esta história a vocês.
Oi, Robervânia, você esqueceu de dizer de que região do Brasil é tua família... Pelo jeito, teu pai tinha dois sobrenomes e resolveu transmitir aos filhos apenas o segundo sobrenome, né? Isso acontece. Às vezes até no cartório o funcionário faz do jeito dele e nem consulta o pai. Sobre a história de vida do teu bisavô, é muito linda. O AMOR, representado por essas quatro grandes letrinhas juntas assim, que fazem parte do sobrenome AMORim, venceu o preconceito e a intolerância. E sabe de uma coisa? A origem do sobrenome, segundo li em algum lugar, vem de "lugar de encontro de namorados", "enamorar-se" (apaixonar-se), "namorar"... Olha só!!! Não é por acaso, né? Abração, grata pela colaboração e felicidades!!!
ExcluirOla Sonia,
ResponderExcluirGostaria de mais informações sobre o sobre nome Amorim,
Gostaria saber sobre cidadania portuguesa...?
Você poderia me passar teu e-mail?
O meu é: sergiopaul7@hotmail.com
Paulinho, como contei no post, por ter muitos leitores em Portugal e saber que meu sobrenome paterno é português, fiz algumas pesquisas que renderam este post. Mas não sou pesquisadora nessa área. Meu blog trata de outros assuntos. Sugiro que jogue na busca do Google palavras como "família Amorim", "cidadania portuguesa" etc. e você certamente encontrará muitas referências. Sobre cidadania portuguesa, consulte também embaixada e consulados de Portugal no Brasil. Meu email: escrevivendo@ig.com.br
ExcluirOlá pessoal adorei os vídeos e a história, gostaria de mais informações sobre a grande e bela família Amorim sou um Amorim de Cuiabá MT,meu E-mail é amarildoamorim@live.com,me mande informações .
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirMoro no Ceará filho de Pais Alagoanos.
Pai - Palmeira dos Indios
Mãe- União dos Palmares.
Amorim existe neste imenso Brasil.
Estamos ai...
Abraços a Todos...
É... os Amorim do ramo nordestino, Alagoas, se espalhando pelo Brasil todo. Grata pelo contato. Abração!!!
Excluir