Tradutor

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sob a ditadura dos Sombrios Senhores de Toga



Alvíssaras!


Ainda há vida inteligente, sensível e culta. Na Justiça, na advocacia, na blogosfera cidadã.


Aos que vivem sob uma ditadura de nulidades togadas, que nos últimos tempos deram pra sair de seus pomposos gabinetes e nos "brindar" com pérolas de rocambolesco linguajar, eivado de estrambóticos barroquismos de pretensa (mas obtusa) "sapiência", nada como se refazer, ver por outra, bebendo alguns goles das águas puras, límpidas, cristalinas, vertidas pela simplicidade dos verdadeiros mestres.


A ditadura dos iluminados




Já ouvi falar de muitas ditaduras, a ditadura militar, a ditadura do proletariado, a ditadura de direita, a ditadura de esquerda, a ditadura do capital, a ditadura disso, a ditadura daquilo.

Mas nunca tinha ouvido falar a respeito da ditadura dos iluminados. Essa é mais uma abordagem original, inteligente e instigante de Osho, ao criticar os regimes que escravizam a liberdade do homem.

Assim ele diz no livro O Grande Desafio:

"Marx propôs a ditadura do proletariado, a ditadura dos pobres. Eu proponho uma ditadura dos iluminados. Ninguém a propôs até hoje. De vez em quando surge algo assim na minha mente maluca. Essa ideia eu cultivei a vida toda - a ditadura dos iluminados, porque, se ela é dos iluminados, não pode ser ditadura.

É um termo contraditório. A pessoa iluminada não pode ser um ditador como Joseph Stalin ou Adolf Hitler. A pessoa iluminada pode dar ordens a você, mas com base no amor, não com base no poder - ela não faz questão de nenhum poder - mas com base na intuição, porque ela tem olhos para ver e sente o potencial das pessoas.

Seus ditames só podem ser considerados sugestões, conselhos, orientações. Só na ditadura dos iluminados existe a possibilidade de uma democracia real, autêntica, e também do florescimento verdadeiro do comunismo: igualdade pela distribuição das riquezas, não da pobreza; destruição da pobreza em suas próprias raízes e elevação de todos à riqueza".

Esse pensamento de Osho é muito próximo daquele de Platão, que defendia o governo dos filósofos, o governos dos sábios. Uma dia a humanidade chegará a esse estágio de evolução da consciência!


*

2 comentários:

  1. Grato Sônia pela reprodução do texto acima.

    Gosto muito do seu blog,pela sua visão independente e libertária.

    Abraços

    Sanderson Moura

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Sanderson. E eu gosto dessa "amplidão de horizontes" da tua parte... Além do Direito e da Justiça, Espiritualidade Elevada, Misticismo... Osho... que eu há muitos anos atrás li como Rajneesh... Estarei sempre que possível te visitando e se me permitir reproduzindo tuas "lições". Todos precisamos sair dessa "mesmice" que está se instalando na blogosfera... Grande abraço!

    ResponderExcluir