Tradutor

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Depois dos "Bandidos de Toga", a Mídia Corrupta



Não é novidade para nenhum de nós que estuda, pensa e faz a mídia: imprensa partidarizada, elitista, apátrida, comprometida com interesses mesquinhos. Jornalismo de Esgoto. Jornalixo.


A questão é que com o lançamento do livro-bomba do jornalista Amaury Ribeiro Jr., A Privataria Tucana, que denuncia a maior roubalheira ao patrimônio público brasileiro perpetrado pela quadrilha que estava no poder no governo FHC e comparsas, e o silêncio "estrondoso" da grande imprensa brasileira (Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Veja, Rede Globo e outras porcarias midiáticas) sobre o livro, a cumplicidade da mídia está sendo desmascarada, escancarada.


Não era suficiente os políticos corruptos do Congresso e outras casas legislativas? Já não chegava os ministros caindo por suspeitas de corrupção? E os "Bandidos de Toga" da ministra Eliana Calmon, então, que saíram dos gabinetes, "desceram do salto" e foram pras bocas do povão?


Pergunta que não quer calar: Que moral têm estes senhores da mídia, cúmplices das bilionárias maracutaias tucanas, para denunciar corrupção e "exigir a cabeça" deste ou daquele ministro?


Agora nós, cidadãs e cidadãos brasileiros, Indignadas e Indignados, temos que proceder também a uma faxina profunda na velha, podre, corrupta e comparsa mídia. As redes sociais estão aí pra isso mesmo, especialmente nós que fazemos a Blogosfera Cidadã, a Blogosfera Verdadeiramente Progressista.


Haja água, sabão, detergente, desinfetante, creolina!...


Jornalismo brasileiro: vergonhoso, corrompido e revoltante

Depois reclamam do fim do diploma. Deveriam protestar contra o fim da vergonha na cara.

- por Pablo Villaça, no Cinema Em Cena



Só pra deixar claro: o livro "A Privataria Tucana", que traz 200 páginas de denúncias e outras 120 páginas de documentos comprovando-as, é lançado na sexta-feira, dia 9. José Serra, que usa o twitter compulsivamente e é um dos personagens principais do livro, desaparece do microblog nos dois dias seguintes; não posta absolutamente nada. Ao mesmo tempo, as denúncias passam a repercutir na blogosfera de maneira avassaladora.

E praticamente nenhuma linha sobre o assunto é publicada no Globo, na Foxlha e demais veículos que vivem bradando a própria imparcialidade, mas que não hesitam em transformar em manchete por dias contínuos até mesmo denúncias contra o governo Dilma feitas por criminosos condenados e sem qualquer linha de evidência a não ser "minha palavra contra a sua". Reparem: nem estou dizendo que as denúncias contra o PT são inválidas; aponto apenas que são tratadas com estardalhaço mesmo quando não trazem um centésimo das evidências apresentadas pelo livro recém-lançado.

Como alguém pode observar isso e afirmar que temos uma imprensa limpa no Brasil? 

Neste momento, o UOL encontra espaço em sua capa para todas as chamadas seguintes: "Minotauro opera fratura de braço; Stallone manda mensagem de apoio"; "Falcão e humoristas sabatinam INRI Cristo"; "Carolina Dieckman responde cutucada de Luana Piovani"; "Portugueses querem recordes de fantasiados de Papai Noel"; "Cão que foi enterrado precisa ser acordado para se alimentar"; "Polícia do Rio recupera carro do jogador Marquinhos"; "Estudo mostra que sono no metrô de NY quase nunca é produtivo" (WTF); "Ivete Sangalo fala sobre meningite no Faustão"; "Bodas de Prata de Zeca Pagodinho e Mônica reúne famosos"; "Silvio Santos se esconde dentro do armário"; "Britney Spears leva filhos Sean e Jayden para o palco"; "Ana Carolina lança clipe oficial em preto e branco"; "Após UFC 140, veja beldades das plaquinhas"; "Especialistas ensinam o que fazer para chegar linda ao destino"; "Concurso que descobriu Gisele Büchen tem final na China"; "Ronaldinho vai à balada, na BA, acompanhado"; "Justin Bieber é flagrado em carinho ousado com namorada"; "Ser solteira no Rio é uma grande vantagem, diz Suzana Pires"; "Doeu! Rapaz resolve pular (sobre) na piscina e se dá mal"; "Marca de sutiã patrocina salto de bungee jump em sutiã de modelo"; "Homem é rejeitado por mulher e envia email gigante dando segunda chance"; "Pizza retangular é atração em bar industrial chique de Madri"; entre várias outras chamadas igualmente tolas.

E, no entanto, o maior portal jornalístico do Brasil não encontra um único espaço, por menor que seja, para abordar o assunto que dominou a internet durante todo o fim de semana.

Não ficarei espantado caso a primeira manchete real dedicada ao tema seja algo como "Serra classifica insinuações de livro como 'levianas'" ou algo do gênero.

Depois reclamam do fim do diploma. Deveriam protestar contra o fim da vergonha na cara.


Tudo Em Cima



*

Nenhum comentário:

Postar um comentário