Tradutor

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Khadafi e a bestialidade humana



É... talvez esta blogueira seja muito sensível, mesmo. Mas as imagens que vejo desde ontem nos portais dos grandes jornais, das agências de notícias, são aterradoras, estarrecedoras. "Perturbadoras", como declarou a alta comissária de Direitos Humanos da ONU.


A animalidade, a bestialidade daquele bando de "rebeldes" que cercam um ensanguentado Khadafi, ainda vivo, berrando, urrando, grunhindo como animais... e depois, com a mesma selvageria, inebriados pelo sangue, já diante de um cadáver.


Eu queria falar sobre isso, sobre as marchas mundiais pela democracia, pela justiça, que vêm acontecendo em tantos países, mobilizações cheias de indignação, mas em geral pacíficas e até muitas vezes bem humoradas... e sobre esse mundo animal que ainda sobrevive no chamado mundo civilizado.


Não consigo escrever mais.


Talvez seja uma fragilidade desta alma artista-mística-ativista...


Enterro é cercado de mistérios



Reprodução de imagem da TV árabe Al Jazira mostra imagem do coronel Kaddafi caído
O enterro de Muammar Kaddafi, ex-presidente da Líbia, está cercado de mistérios e informações desencontradas. As autoridades do Conselho Nacional de Transição (CNT), que governam o país provisoriamente, evitam detalhar o local onde o corpo será enterrado e informar a data da cerimônia para evitar peregrinação e manifestações.
A morte de Kaddafi levanta uma série de dúvidas sobre as circunstâncias exatas de sua captura. Fotos e vídeos mostraram o ex-líder vivo e ensanguentado, logo depois da captura, em uma ofensiva contra sua cidade natal, Sirte. Também há imagens que mostram que Kaddafi foi capturado e arrastado pelas ruas e teve o corpo agredido.

Há informações também de que Mutassim Kaddafi, filho do ex-presidente e ex-conselheiro de segurança nacional, morreu na ofensiva. Os relatos sobre a morte de Saif Al Islam, filho de Kaddafi apontado como seu sucessor, são conflitantes. O ministro da Justiça interino da Líbia, Mohammad Al Alagi, disse que Islam foi capturado e estava hospitalizado e não há mais informações.
O corpo de Kaddafi, segundo integrantes do CNT, é mantido em uma mesquita em Misrata, cidade para onde ele foi levado depois de sua captura na cidade de Sirte – cidade natal de Kaddafi. No entanto, representantes do conselho informaram que o sepultamento do ex-presidente ocorrerá seguindo os preceitos muçulmanos e respeitando o corpo. Ontem (20), entretanto, o corpo de Kaddafi foi exposto pelas ruas de Misrata.


ONU quer investigação
A situação levou a alta comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Navi Pillay, a defender uma investigação completa sobre a morte de Kaddafi. Pillay classificou como “perturbadoras” as imagens que mostram que o ditador estava vivo quando foi capturado, segundo seu porta-voz, Rupert Colville.

O Conselho Nacional de Transição da Líbia nega ter executado Khadafi. Segundo o órgão, ele morreu em decorrência de um tiro na cabeça, em meio aos embates entre seus simpatizantes e os opositores ao antigo regime.

Porém, o médico Ibrahim Tika, que examinou o corpo, disse que ele morreu por causa de um tiro no abdome. “Kaddafi estava vivo, quando foi preso, e morreu depois. Uma bala perfurou seu intestino”, contou o médico. “Depois, ele recebeu um tiro na cabeça”, acrescentou.

As informações do médico aumentam as controvérsias sobre as circunstâncias da morte do ex-presidente. O emissário do CNT na França, Mansour Saif Al Nasr, negou que Khadafi tenha sido vítima de linchamento.

Os relatos de integrantes do conselho são de que Khadafi estava a bordo de um jipe, em meio a um comboio que foi alvo de tiros dos opositores. O ex-presidente, segundo o CNT, tentou escapar entrando em um esgoto, tendo, em uma mão, uma metralhadora kalachnikov e na outra, uma pistola. Mas foi rendido e deixou de reagir.

Operação da Otan

Um dia após a morte de Muammar Kaddafi, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, afirmou que a intervenção militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no país africano chegou ao fim. O mandatário francês pediu que o povo líbio adote o “perdão, a reconciliação e a unidade.”

Também nesta sexta-feira 21, o ministro de Relações Exteriores da França, Alain Juppé, disse que o país vai apoiar as autoridades interinas da Líbia na transição para um governo democrático. “Nosso objetivo não era matar Gaddafi e sim forçá-lo a abandonar o poder”, destacou.

Os países membros da Otan devem se reunir durante a tarde em Bruxelas, na Bélgica, para debater sobre o final das operações militares na região, iniciadas em 31 de março.

Segundo o CNT, a proclamação da libertação total da Líbia deve ocorrer entre sexta-feira e sábado, colocando fim ao conflito que já dura oito meses e matou pelo menos 30 mil pessoas.

O CNT, reconhecido como representante legítimo do povo líbio pela ONU e outros 60 países, publicou em setembro uma “declaração constitucional”. Pelo documento, um governo de transição deve ser adotado em até um mês após a proclamação da libertação.

O governo de transição deve organizar eleições gerais em oito meses e entregar os poderes a uma Assembleia eleita.


Com informações  da AFP, Agência Brasil, da BBC Brasil e da emissora pública de rádio da França.
*Veja mais notícias da AFP.

4 comentários:

  1. Adoro ver a onu, esse organismo seboso e parcial, fingindo uma indignacao que nao tem!!
    Na o foi essa mesma onu que fazendo parte de toda essa farsa autorizou uma zona de exclusao aerea, ou seja, autorizou e liberou a matança disfarçada da populaçao civil da Libia?
    Sera a mesma onu que autorizou um embargo enconomico contra o Iraque, nos anos 90, levando a morte entre outros, de milhares de crianças, as custas de falta de quimioterapicos que eram importados?
    A mesma onu que é responsavel pelos campos de concentracao, digo, de refugiados palestinos, onde eles vivem em condicoes desumanas e miseraveis?
    Que porcari de organismo é esse que congrega quase 200 paises e so 5 mandam?
    Deveria se chamar é organizacao inutil das nacoes,pois é examente isso que ela é, inutil, exceto pros pros eua e seus comparsas!!
    Cinismo tem limite? Pra onu nao!!!
    Eis aqui a verdadeira onu:
    http://desciclopedia.ws/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas

    ResponderExcluir
  2. Sr. Anônimo: em primeiro lugar, por que não se identifica? O sr. tece considerações interessantes, não escreve em linguagem chula ou ofensiva... Gostaríamos de conhecer sua identidade. Segundo, no meu entendimento, a ONU é um organismo muito amplo, certamente precisa de reformas, e não é perfeita, até porque nada neste planeta em que vivemos é perfeito. Quem se manifestou preocupada com as imagens da captura e morte de Khadafi foi a responsável por um dos órgãos que compõem a ONU, o Alto Comissariado para os Direitos Humanos. Não foi a ONU ou o Secretário Geral que se manifestaram. Num post anterior, informei que também a Anistia Internacional, organização de defesa de direitos humanos, exige investigações. Eu insisto: não vivemos numa selva. Há tribunais internacionais para julgar governantes como Kadhafi. Não cabe a nenhum "dono do mundo" ou bando de animais enfurecidos fazer justiça com as próprias mãos, executando barbaramente quem quer que seja. Não vivemos no mundo animal. Temos inteligência e aparato judicial internacional para sancionar ditadores e outros criminosos. Por fim, até onde sei, a "Desciclopédia" é um site de humor, debochado, cujo objetivo é ser jocoso e fazer rir. Não é fonte séria pra conhecimento e até difunde preconceitos pela generalização que costuma fazer. Grata pelo comentário e se identifique numa próxima vez.

    ResponderExcluir
  3. Ola,posto como anonimo pq pra entrar com a conta do google é muita miguelagem, um vai e volta sem fim.Com a internet maravilhosa que dispomos, as vezes ate perco o comentario. É mais pratico postar como anonimo. atualmente,nem consigo postar, aparece uma mensagem como se minha conta google estivesse inativa, e nao esta.
    A desciclopedia, é de bobeira mesmo,é pq nao levo a onu a serio.
    O que me mata na onu é a hipocrisia; se fosse serio nao compactuaria com todos os desmandos criminosos dos eua. Esperneia um pouco, faz uma ceninha e depois fica pianinho,como deve ser!
    Se servisse ao que diz o proposito original, praticamente todos os presidentes criminosos dos eua( so pra citar os piores) ja estariam todos presos, se fossem cumpridas as resolucoes desses tais tribunais internacionais.
    Dia desses, enviei um email a eles, questionando sobre a questao Palestina; a resposta, é de um descaso que vc nao imagina.
    a onu foi criada(mesmo contexto historico) junto com o fmi,otan e banco mundial, complementares todos com o mesmo proposito, ou seja, servir, digo, endossar os interesses daquele que se julga o dono do mundo por destino manifesto:os eua

    Marci

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem, sr. Marci. Também não morro de amores pela ONU. Mas é o que temos. Onde estiver representante do gênero humano, não haverá perfeição. Concordo que as Nações Unidas compactuaram com muitas ilegalidades e que deveriam ser uma organização mais democrática, com o poder mais compartilhado entre as nações. Grata pelos comentários. Abraços.

    ResponderExcluir