Tradutor

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Laboratório farmacêutico desinforma cidadãos e colabora para abandono de animais



Recebi hoje da Dra. Vanice Orlandi, advogada especializada em Direito Animal e Presidente da UIPA - União Internacional Protetora dos Animais, a correspondência abaixo. Que acaba de virar post.


Peço que os responsáveis pela veiculação da desinformada campanha publicitária da Eurofarma atendam o manifesto e as ponderações da Dra. Vanice e da UIPA e retirem de circulação a campanha. 


Uma sociedade avançada, verdadeiramente evoluída, protege os animais.





Prezados Associados e Colaboradores da centenária UIPA, UNIÃO INTERNACIONAL PROTETORA DOS ANIMAIS,

Causa indignação  a campanha relativa à prevenção da rinite alérgica, promovida pela EUROFARMA, que vale-se da foto de um gato, ilustrada com os  dizeres: “O alérgeno está aqui, mas você não vê.”

A foto do felino foi utilizada com enorme destaque, de forma a colocá-lo na posição de principal causador do quadro alérgico, levando à falsa ideia de que a sua presença representa um perigo grave e oculto, que se deve, a todo custo, evitar.

Trata-se de informação tendenciosa, pois como explica  João Ferreira de Melo Junior, professor da USP e especialista em alergias,  o fator de risco mais importante para a rinite alérgica é a poeira domiciliar,  que é constituída por descamação da pele humana e de animais, restos de insetos, fungos, bactérias e  ácaros,   e não só por resíduos de pêlos de animais.

Cuidados de higiene,  condições de moradia e hábitos de vida são fatores primordiais para o controle da  rinite alérgica, como sinaliza o próprio verso do folder.

Não é o gato, portanto, o vilão da história, como quer fazer crer a EUROFARMA.  Bem ao contrário do que inspira a referida campanha, estudos científicos mostram que a exposição precoce a alérgenos e a bactérias relacionadas a animais domésticos fortalece o sistema imunológico dos seres humanos.

Não é difícil imaginar que a campanha da Eurofarma promoverá o abandono de gatos, assim como o  preconceito de que são alvos, reduzindo o número de adoções desses animais.

Manifestem-se junto à EUROFARMA, pedindo pela  imediata retirada da censurável  campanha.

Enviem mensagem para  euroatende@eurofarma.com.br

Saudações

Vanice Orlandi
Presidente

*

2 comentários:

  1. Tenho dois comentários a fazer:

    - A propaganda não diz que o gato é que causa a alergia. Alérgeno é um termo técnico que diz respeito a elementos causadores de alergia, como escamação da pele humana e de animais, restos de insetos, fungos, bactérias e ácaros, assim como também os referidos pelos de animais. O pelo desses animais, acumulam esses elementos e PODEM (ouçam bem, PODEM) conter alérgenos. Não entendo essa propaganda como um "ataque" a animais e nem acho que isso vá fazer as pessoas abandoarem seus bichos de estimação e aumentar o preconceito.

    - De fato, a segunda consideração ainda reforça a primeira. A Eurofarma só faz propaganda a médicos. Não existe veiculação pública de material promocional, em jornais, revistas, televisão, etc. Somente médicos são alvo dessas propagandas. Esse material que está no post não deveria nem ter chegado a público. Isso significa que, sendo os médicos sujeitos que estudam o corpo humano mais do que ninguém e tem consciência plena do que causa alergia, essa propaganda não estaria de forma alguma sendo mal interpretada.

    Bem, esse é meu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por animais e defensora independente. Como recebi a mensagem da Dra. Vanice Orlandi, Presidente da UIPA, instituição respeitada, considerei que deveria divulgar no blog. Agradeço suas ponderações. Aqui defendemos e divulgamos todos os pontos de vista, convergentes ou não, desde que expressos de forma educada e cordial. Sugiro que encaminhe também à UIPA esta sua manifestação. Grata.

    ResponderExcluir