A velha e apodrecida mídia, elitista e venal, se delicia, fica num assanhamento só, quando tem a oportunidade de botar a boca no trombone e noticiar corrupção nas cercanias do gabinete presidencial e do Congresso, onde os envolvidos são o primeiro e segundo escalões do Executivo e parlamentares ligados ao PT e partidos que apoiam o governo. Mas seu jornalismo de esgoto em geral silencia, faz vistas grossas, quando os suspeitos vêm de administrações demotucanas, do Judiciário e de setores sensíveis como as Forças Armadas.
Moralidade especializada, como se vê. Falsa moralidade. Hipocrisia midiática.
O câncer chamado corrupção, que devasta este Triste Trópico há 500 anos, desde Cabral (o descobridor lusitano), passa necessariamente pelo silêncio cúmplice da grande (?!) mídia. Pseudojornalismo. Jornalixo. Podre, falso e mixo.
A blogosfera brasileira vem ocupando espaços e começa até a preocupar setores que se acostumaram com a incondicional cumplicidade da mídia corporativa. Mas é urgente que a blogosfera se emancipe, pois ainda é muito carente de jornalismo cidadão, jornalismo investigativo, jornalismo independente.
De blogueiro arrivista a blogosfera está cheia. Gente metida, vaidosa, que adora "sair na foto" pendurada em pescoço de político medalhão, que não deixou o status de tiete e muitas vezes escreve mal, deturpa noticiário, bajula poderosos, fareja oportunidades e ignora fatos importantes para o País, como o assassinato da magistrada carioca, um atentado à democracia, que muito blogueiro e blogueira "vip" sequer noticiou. Isso é fazer "jornalismo em estado puro", como um deles diz que faz? Blogs pseudoprogressistas, que evitam se comprometer com assuntos "delicados"... Medo ou comodismo?
E o cidadão precisa acordar. Na sociedade planetária, com as mídias eletrônicas, cada cidadão é um veículo de comunicação em potencial. Cada cidadão tem o poder de ser jornalista-articulista, blogueiro, tuiteiro... Cada um de nós pode e deve noticiar, opinar, produzir conteúdo.
Por uma blogosfera destemida e verdadeiramente progressista!
Menos "seguidores" e mais "produtores de conteúdo" !
Mais blogueiras e blogueiros cidadãos!
Abaixo, exemplo de assunto delicado, a "granada pronta pra explodir", que caiu nas mãos do Procurador Geral da República.
Bandalha fardada
Cláudia Luz, procuradora-geral de Justiça Militar, encaminhou ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, “os procedimentos licitatórios e as dispensas de licitação” entre o Exército e o malfadado Dnit do Ministério dos Transportes.
O encaminhamento a Gurgel indica que há indícios contra Enzo Peri, comandante do Exército Brasileiro, que tem foro privilegiado.
Gurgel, autoridade competente para indiciar Peri, está com a batata quente nas mãos.
Há dias, Cláudia Luz requisitou a Peri a instauração de inquérito para apurar eventual responsabilidade criminal de cinco generais apoiada na mesma auditoria do TCU onde o comandante do Exército é incriminado.
Gurgel, autoridade competente para indiciar Peri, está com a batata quente nas mãos.
Há dias, Cláudia Luz requisitou a Peri a instauração de inquérito para apurar eventual responsabilidade criminal de cinco generais apoiada na mesma auditoria do TCU onde o comandante do Exército é incriminado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário