Tradutor

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O lado em que sempre estive

Eu tenho um lado. Eu não mudei de lado.

Portanto, como autora e editora deste espaço, este blog tem um lado.

Chamem de esquerda, progressista, alternativo, independente... Eu chamo de cidadão.

Este é um Blog Cidadão. E procura atuar na construção e em defesa da cidadania.

Escrito por uma socialista que não se vincula a partido algum.

Minha História de Vida

Não fui presa nem torturada. Mas dentro dos espaços que tive nos anos 70 e 80, como estudante da mais importante universidade brasileira e como filha de pai nordestino, operário de mente progressista, e mãe paulista, dona de casa, ambos de origem humilde, rural, com pouquíssima instrução formal, mas certamente socialistas, porque cultivavam, praticavam valores imperecíveis da igualdade e da solidariedade, dentro dos espaços que tive combati o estado de exceção em que vivíamos, ajudei com muito orgulho a derrubar a feroz e sanguinária ditadura militar instalada pelo Golpe de 64, assinando manifestos, frequentando assembleias, atos públicos, passeatas, fugindo muitas vezes da repressão policial...

Décadas depois, vendo as fotos de movimentações de rua na época, fotos do cortejo fúnebre de Santo Dias da Silva, operário e militante que tentava dialogar com PMs quando foi barbaramente assassinado com um tiro nas costas, em outubro de 1979, fotos dos comícios das Diretas Já e de outros momentos marcantes dos anos de chumbo, eu penso com orgulho "bom": "Eu estava lá"...

Nos anos 1990 e 2000, fui patrulhada, perseguida, prejudicada de várias formas e demitida de duas universidades públicas em que trabalhei. Nunca sofri violência física. "Apenas" violência psicológica e linchamento moral.

Não é agradável passar por estas situações. Mas é muito bom saber que estive e estou exatamente no lado oposto a destes patifes que infestam e emporcalham também a universidade.

Se um dia eu tivesse atuado na grande (?!) imprensa, certamente não teria "durado" muito lá... Tenho perfil independente. Escrevo aquilo em que acredito. Não tenho vocação pra subserviência. Abomino sabujice.

Estou aqui pra fazer minha parte. Sem arrogância, sem ilusões. De preferência sem ingenuidades. Mas com convicção. Com a "indignação justa" de que falava Gandhi, como já disse aqui.

Este não é um blog intelectual. De vez em quando posto aqui artigos escritos por intelectuais, por gente que pensa o País. Os objetivos (ambiciosos?) do blog são: trazer informação clara, correta, que muitas vezes não aparece na mídia tradicional; informar os leitores sobre direitos fundamentais do cidadão, que muitos desconhecem; estimular a discussão de temas que envolvem Direitos Humanos, Cidadania, Comunicação, Mídia e Poder, abrindo espaço para quem quiser se manifestar de modo educado sobre os assuntos tratados aqui; denunciar a atuação danosa da mídia tradicional contra o povo brasileiro e a soberania do País;  por meio de ideias, palavras e ação, monitorar, esclarecer, informar, denunciar, mobilizar; colaborar para a democratização da comunicação no Brasil e para a construção de um verdadeiro Estado Democrático de Direito.


Este é um Blog Cidadão. Este blogue se filia à Blogosfera Cidadã.


Liberdade, Igualdade e Fraternidade (Solidariedade).




6 comentários:

  1. Como é bom escolher um lado e nele permanecer, sem mudar de direção ao sabor das marés tortuosas que a vida tem.

    Um político já disse uma vez que o importante não é vencer ou perder, mas ter a consciência do dever cumprido.

    Quem escolhe Liberdade, Igualdade e Fraternidade como flâmula não desiste e sempre acredita que a vitória virá, existe o Dia do Virá e a Solidariedade reinará!

    Como disse a “Sonia” no Araguaia quando foi acuada: “Guerrilheira não tem nome..., eu luto pela liberdade!”

    Buenas!

    ResponderExcluir
  2. Gandhi disse certa vez que felicidade é quando o que você pensa é igual ao que você sente e igual ao que você faz. Pensamento, sentimento, ação no mundo... com a mesma unidade, harmonia... alinhados. Me sinto assim. Apesar de todos os percalços. Sou feliz. Obrigadíssima pelo comentário, querido amigo e blogueiro mais que solidário!... "Meu D. Quixote nordestino"... Abração!

    ResponderExcluir
  3. Ao ler a resposta que deste ao meu último comentário e a esse...desabafo...assim eu senti, devo confessar que me tocou bastante me fez admirá-la ainda mais pela sua coragem e determinação mesmo que a custa dos "riscos" a que nos expomos quando dizemos a verdade, enfrentamos "os fortes".
    Tive uma experiência recente do que é isso... uma pequena amostra repugnante e assustadora do que "alguns" são capazes. Não convém que eu expresse aqui mais nada, além de que...sei do que disse naquela resposta e aqui
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Minha sincera admiração a você como sempre admirei todos aqueles que escolheram o lado da verdade, da igualdade, da dignidade e da luta pelo bem de seu país e de sua gente. Escolheram o lado certo e nele ficaram como no seu caso e de tantos outros brasileiros de caráter. São pessoas desse porte que bravamente derrubaram os golpistas de 64 e transformaram o Brasil no país que ele é hoje. Aqueles que herderam um país mais democrático tem mais que agradecer.
    Faço isso agora em meu nome e em nome de todos os brasileiros conscientes: OBRIGADA SÔNIA por nunca ter abandonado e nem trocado de lado.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada, Ana, por tuas palavras. Que chegam num novo e decisivo momento de vida desta cidadã. Acolho-as com muito carinho. Grande e afetuoso abraço. Viva o Povo Brasileiro!!!

    ResponderExcluir