Tradutor

domingo, 3 de abril de 2011

Caos mundial: agonia ou gênese?

Nós que temos o "privilégio" de ter, diariamente, diante dos nossos olhos, os "estertores do mundo", via terremotos, tsunamis e outros tantos desastres naturais... ou por meio do noticiário policial-familiar que escancara pais violentando bebês e crianças sem qualquer defesa e filhos assassinando pai e mãe a pauladas... Nós que assistimos à saciedade, online, em tempo real, a defenestração em praça pública de seculares e sanguinários ditadores... e acompanhamos estupefatos ou anestesiados o destino das nações, do planeta, sabe-se lá se para uma derrocada final ou para uma emancipação redentora...

Nós precisamos (?) buscar também algum "oásis", algumas reflexões que nos ajudem a entender e suportar o caos, a nos manter atentos, a direcionar nossa ação cotidiana no mundo.

Domingo é um dia "leve", de descanso, relaxamento. Talvez não seja o momento ideal para pensar o mundo e nossa inserção nele. Por isso posto abaixo apenas um vídeo, com algumas ideias estimulantes lançadas por um vigoroso pensador e cidadão planetário, que nos instiga, nos provoca e nos mantém também de olhos abertos, para os desastres e para as possibilidades de sua superação.






 

2 comentários:

  1. NEM UMA COISA E NEM A OUTRA

    Sonia:

    De novo nos surpreendendo com uma “indução” ao pensamento contestador.

    E não queres ser adjetivada de intelectual?

    Foi muito bom encontrar você na BLOGOSFERA, criatura pensante e que elabora e induz pensamento.

    NO final da década de 60 e inicio de 70 estava entre Rio e São Paulo, meu pai tinha nome falso e estávamos na clandestinidade.
    Pena que não pude fazer nada. NÃO ME DEIXAVAM...

    Hoje choro, por amigos assassinados e como diz o jargão policial “NÃO VIU NÃO VOGA”, e, “CADÊ AS PROVA”, vivo um mundo de tristezas e de silêncio e obrigado à submissão da“verdade deles”. Queria que ao menos a verdade viesse à tona.
    Mesmo sem punições...

    Hoje, domingo, “curti” mais uma balada diurna e ao chegar encontro isto...

    BUENAS!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Gilberto! "Ganhei o dia!" Você é um leitor e um amigo atento. Minha proposta é fazer pensar. Claro que tenho minhas convicções e arrisco também algumas "certezas"... mas o mais importante é o senso crítico, que procuro despertar, estimular. Muitos leitores da blogosfera me parecem passivos demais. Te convido a, com o mesmo afeto e carinho, ler o novo post, uma "defesa" de São Paulo, em resposta a um post infeliz que li hoje... Você morou aqui e conhece os dois lados ou os múltiplos lados da cidade... E vamos conversar, se quiser, sobre estas tuas vivências nos anos 60, 70... quem sabe botamos isso em texto, entrevista... sei lá. Obrigada pelo reconhecimento. Faço isso aqui com a maior integridade. Só isso. Abração e "buenas noches"!

    ResponderExcluir