Tradutor

quarta-feira, 2 de março de 2011

Mulheres Brasileiras: Railda Alves



Aqui não temos nenhum interesse em falar de hebes e anas marias. O que nos mobiliza é a "Brava Gente Brasileira". Anônima, vestida por roupas sem grife, desprovida do charme que alimenta a mídia de mercado. E nos interessa também contar sua história de vida, sua luta diária pela sobrevivência com dignidade.

Railda Alves: mulher, empreendedora, microempresária no sertão baiano.

Assim como Maria da Paixão, cuja história foi contada em post anterior, dona Railda é trabalhadora rural e vive da agricultura familiar, cultivando hortaliças e até as industrializando e comercializando em forma de conservas e temperos.


 

De mãe para filha: mulheres se organizam em associações para melhorar renda familiar


                                Dona Railda Alves (de vermelho) incentivou os filhos a participar da
                                agricultura familiar. Ela, as filhas e as noras são integrantes da
                                Associação de Mulheres Quilombolas da Comunidade Lagoa de Gaudêncio.
                                Foto: Rafael Alencar/PR


Setenta trabalhadoras rurais de municípios da Bahia expuseram seus produtos à presidenta Dilma Rousseff ontem (1/3) na “Mostra dos Grupos Produtivos de Mulheres Rurais”, em Irecê (BA). A exposição deu início ao Mês da mulher, que está sendo comemorado pelo governo da primeira mulher presidente da República com diversos eventos e ações sociais.

Dona Railda Alves, da comunidade quilombola Lagoa de Gaudêncio, em Lapão (BA), é uma das expositoras. Mãe de sete filhos, dedicou grande parte da vida à lavoura de feijão e milho de outros produtores, ganhando como diarista, sem carteira de trabalho assinada e com rendimento vinculado à produção diária.
“Quando tinha lavoura a gente ganhava um pouquinho e quando não tinha, a gente ficava sem nada”, conta do tempo de que não tem saudade.
Dona Railda prepara o vidro com os temperos que estão expostos na Mostra dos Grupos Produtivos de Mulheres Rurais. Foto: Rafael Alencar/PR

Foi por meio da agricultura familiar que dona Railda passou de empregada à produtora rural autônoma. “Após mais de 30 anos criando os filhos sem a certeza de que a renda viria”, ela e outras mulheres da região fundaram a Associação de Mulheres Quilombolas da Comunidade Lagoa de Gaudêncio. A associação é responsável por comercializar toda a produção de temperos e derivados de cenoura que é produzida pelas mulheres de forma caseira. Aos poucos, a culinária das mulheres de Lagoa de Gaudêncio vem conquistando a região: lá é possível experimentar a cocada e a rapadura de cenoura, os bolos e o famoso tempero de dona Railda, que tem destaque no estande de Lapão durante a mostra de Irecê.

Mais informações na matéria completa publicada no Blog do Planalto.

4 comentários:

  1. Sonia
    Cada vez mais as mulheres fazem por merecer muitas honrarias em especial as anônimas, verdadeiras heroínas.
    Bjs. Rosa

    ResponderExcluir
  2. Rosa, a história de vida da presidenta Dilma é muitíssimo interessante, emocionante. Uma história de superação, de vitória, de sucesso. Assim como ela, acredito que milhões de brasileiras têm história de vida tão ou mais especial que a da presidenta. E é preciso contar essas histórias. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Sonia, acompanho com carinho seu blog que faz com paixão. Deixo um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Muitíssimo obrigada. Quero conhecer teu blog também. Um grande abraço!

    ResponderExcluir