Tradutor

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cidadão Lula fala para o mundo

O cidadão do mundo Luiz Inácio Lula da Silva, que participa em Dakar, no Senegal, da 11a. edição do Fórum Social Mundial, discursou hoje criticando países e líderes do G-20, grupo dos países mais ricos, e afirmando que a África precisa de oportunidades, não de ajuda.

Abaixo alguns trechos do pronunciamento do ex-presidente.

"Não pensem que lá [G-20] tem sensibilidade para o problema da fome, para os pobres do mundo. Só fomos chamados para as reuniões dos países ricos porque eles estavam em crise e precisavam da nossa ajuda."

"No Fórum nos reunimos para dizer que um outro mundo é possível e necessário. Esse é um sonho que não vamos abandonar nunca.”

“É cada vez mais forte a consciência de que o Consenso de Washington faliu. Aqueles que com arrogância nos davam instruções não evitaram a crise. Hoje somos parte essencial e incontornável da solução da crise internacional.”

"Até recentemente predominava a tese de que o desenvolvimento só era possível para uma pequena fatia da população, qualquer esforço para afrontar a pobreza era visto, e ainda o é, como assistencialismo e populismo. A história está se encarregando de desmentir essas teorias. Felizmente já não predomina a tese do estado mínimo, mas não podemos substituir um neoliberalismo que faliu por um nacionalismo primitivo e autoritário.”

“É hora de colocar o desenvolvimento e a democracia no centro da agenda africana e mundial.” 

"Não há soberania real sem soberania alimentar."

“Nos 29 países que visitei como presidente constatei a vitalidade com que esse continente irmão afirma seu desenvolvimento, sem ingerências externas e com democracia.”

“A África tem um futuro extraordinário, e esse futuro está chegando.”

Lula voltou a se desculpar pela escravidão no Brasil, como já havia feito em 2005. E pediu o reconhecimento de um estado palestino que seja “economicamente viável, socialmente integrado e que esteja em paz com Israel”.

“Mais do que ajuda, a África precisa de oportunidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário