Tradutor

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

E agora, dona Dilma?

Comecemos o dia com humor, graças ao vetusto jornalão e suas picuinhas...

A notícia abaixo denuncia uma suposta "estrela do PT" nos jardins da Granja do Torto, onde mora atualmente a presidenta Dilma, enquanto o Palácio da Alvorada passa por reformas. O jornalão parece cobrar providências da presidenta, ou seja, a retirada da tal estrela...

Baseado em quê o sisudo veículo de comunicação afirma tratar-se de uma "estrela do PT"?

Pura ignorância. Se tivessem se dado ao trabalho de consultar a Wikipédia antes de escrever a matéria, os redatores descobririam que o pentagrama (estrela de 5 pontas) é um símbolo milenar (o PT só tem 30 anos), originalmente representação da deusa romana Vênus, associado também a outras divindades em diversas culturas. Possui significação múltipla, sendo também símbolo do infinito. Ainda mais: a estrela que incomoda tanto o jornalão nem é vermelha! Seu contorno é definido por plantas de folhas amarelas...

Reproduzo abaixo a notícia, para rirmos um pouco e registrarmos mais uma vez a que ponto chega o "jornalismo" mesquinho e tacanho e futriqueiro e ridículo e...




Estrela do PT permanece no jardim de Dilma

Ed Ferreira e João Domingos, de O Estado de S.Paulo (18/01/11)

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff herdou do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira dama Marisa Letícia uma estrela do PT, feita de flores. Ela está plantada na residência oficial da Granja do Torto, atual moradia da presidente. A estrela tem cerca de 5 metros de diâmetro. É maior do que o mapa do Brasil, dividido por regiões, que também enfeita o jardim.


Presidência informou que Dilma desconhece essa estrela e "não
caminha" no jardim de sua atual moradia

Num sobrevoo feito na terça-feira, 18, pelo Estado sobre a Granja do Torto, percebe-se que a estrela está muito bem cuidada. A grama ao redor foi cortada recentemente e as plantas rasteiras com folhas amarelas que destacam as bordas da estrela também foram podadas há pouco tempo. Em nota, a Presidência informou que Dilma desconhece essa estrela e "não caminha" no jardim de sua atual moradia.

O plantio do símbolo do PT nos jardins do Palácio da Alvorada, residência oficial dos presidentes da República, foi alvo de polêmica no governo Lula. Em 2004, a ex-primeira dama Marisa Letícia mandou fazer com sálvias vermelhas a estrela petista nos jardins do Alvorada, onde residiu por oito anos com Lula.

Houve reação de entidades ligadas à preservação do patrimônio da cidade e de senadores da oposição. Foi qualificada como "símbolo do aparelhamento do Estado". Com as críticas, Marisa Letícia viu-se obrigada a retirar a estrela do Alvorada em 2005. Na época, o PT envolvera-se no escândalo do mensalão - segundo a CPI dos Correios, um esquema em que parlamentares da base do governo recebiam mensalmente para votar a favor de projetos de interesse do governo.

Tombamento

O projeto do jardim do Palácio da Alvorada foi doado ao ex-presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960) pelo imperador japonês Hiroito. Por serem tombados, os jardins de Brasília e os dos palácios do governo são mantidos desde a fundação da cidade pela Novacap, vinculada ao governo distrital.

Segundo historiadores, as ex-primeiras damas Lucy Geisel (1974-1979) e Dulce Figueiredo (1979-1985) fizeram algumas alterações nas flores dos jardins do Alvorada, mas respeitaram os canteiros estabelecidos no projeto original. A ex-primeira-dama Ruth Cardoso (1995-2002) não fez nenhuma mudança.

Portal O Estado







2 comentários:

  1. Que vergonha, minha deusa!,um jornal, prestar-se a esse tipo de preocupação. Não tinha visto essa reportagem. Se eles fazem esse tipo de coisa, imagina o que não são capazes de inventar no futuro. Vergonhosamente sorrateiro isso.Precisamos mesmo estar sempre atentos para que o desejo golpista não floresça mais nesse país. Às vezes tenho medo, sabe. Em 2003, quando o Lula assumiu eu fiquei temeroso. Felizmente, apesar dos pesares e percalços no caminho, 8 anos deixaram saudades. Agora, nesse início, por vezes me assaltam medos desses fantasmas que um dia existiram e que dormem na casa ao lado. Mas, seguimos enfrente, a exemplo da filha Ilustre desse país que nunca fugiu à luta.

    ResponderExcluir
  2. Um dos objetivos deste blog, João Cláudio, é justamente alertar algumas pessoas ainda ingênuas, inocentes, que não se deram conta da não isenção da mídia e de sua malignidade. Haja vista o que a Globo faz neste país há uns 30 anos. O "jornalismo" (entre aspas, mesmo) deles é simplesmente indecoroso, sinistro. Essa estória da estrela, por exemplo. Quando Dilma chegou à Granja do Torto a estrela já estava lá... A estrela, como dito no post, é um símbolo milenar, nem tem as cores do PT... Se bobear, algum parlamentar abre alguma "CPI da Estrela" para aparecer na mídia e tumultuar a governança... Em alguns momentos também tenho medo dos próximos anos. Não vai ser fácil, acredite. Mas você lembrou bem: temos um grande exemplo de coragem, que nunca "fugiu à luta", superou todas as adversidades e está no comando do Brasil agora. Essa lembrança a cada momento é que nos fortalece para continuar construindo um país verdadeiramente soberano e cidadão. Abraços.

    ResponderExcluir