Tradutor

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dilma e a mesquinhez da mídia

Na transmissão da posse pela GloboNews, a jornalista Cristiana Lobo bateu o olho na nova placa do Rolls-Royce presidencial, e desdenhou da mudança de gênero: "Presidenta da República". O mesmo faz o resto da velha mídia, que grosseiramente insiste em não acolher um singelo pedido da Presidenta. Certamente rejeitarão também suas mãos estendidas. Ignorantes pretensamente globalizados e cosmopolitas que são. Paciência. É pelos frutos que se conhecem as árvores...





(Foto copiada do blog Terra Brasilis)

5 comentários:

  1. A mídia levou um grande golpe de credibilidade nessas eleições e infelizmente parece que não aprendeu com o erro.
    Continuam provincianos e presos ao conservadorismo, desinformando, espalhando preconceitos e arbitrariedades.
    A última edição do Fantástico foi vergonhosa sobre a posse de Dilma. Não dá para esperar muito progresso desses meios, mas podemos fazer nossa parte, mudando de canal e deixando de ler esses jornais e revistas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Regina, eu desconfio que a velha mídia não vai "aprender" nunca, até porque é movida por interesses escusos, inconfessáveis... Interesses dos jornalistas, dos donos das empresas de comunicação e das elites às quais eles servem. A Blogosfera Cidadã, Independente e VERDADEIRAMENTE Progressista tem um papel fundamental na defenestração da mídia tradicional. Mas é preciso que fique atenta a si mesma, a seus comportamentos, para não reproduzir atitudes da mídia antiga. Como "leitora de blog" eu já tive, anos atrás, comentários bloqueados em blog de famoso blogueiro que se intitula "sujo" ou "progressista". Isto porque eu manifestei opinião contrária a posts dele, que ridicularizavam e desrespeitavam, no meu entendimento, a ex-ministra Marina Silva. Também na blogosfera é preciso separar joio do trigo... "Cada um diz o que quer; acredita quem quiser", como disse certa vez uma amiga. E cabe à cidadania (conjunto de cidadãos) começar a "ficar esperta", analisar não só as palavras, mas as atitudes, deixar de ser ingênua, se recusar a ser "massa de manobra"... Mudar de canal, girar o dial, não comprar jornais e revistas da velha mídia... e dar audiência aos blogs de blogueiros verdadeiramente cidadãos, que não estão na blogosfera para aparecer e lustrar seus egos doentios... Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Sonia, este ponto que vc observou sobre a blogosfera "progressista" é importante. Eu acompanho os blogs desde 2009 e percebi algo de errado após as eleições. Algumas pessoas, que deveriam dar o exemplo, já que pregam a pluralidade e a democracia, subiram no pedestal. Ironizando, desqualificando e provocando leitores que divergiram. Ler alguns posts tais como 'eu fiz, eu aconteci, eu sou o pioneiro'... é de lascar. O caso recente da polêmica envolvendo o Nassif e as feministas rendeu coisas absurdas. Os argumentos pareciam saídos de um gibi da turma da Monica ('se vc não concorda comigo, então é um ciumento, bobo e chato'). Afinal de contas, para que estamos aqui? Eu apoio os blogs progressistas como um contraponto à mídia e seus abusos e pelo seu apoio ao governo Lula/Dilma. Não vejo sentido em alçar ninguém ao estrelato por conta disso. Defendemos uma causa, apenas isso. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Sabe, Regina, por temperamento e "história de vida", sou muito "sensível" a vaidades doentias, estrelismo... que sempre escondem, na verdade, preconceito, autoritarismo, prepotência... As máscaras dessa tal blogosfera "progressista" começaram a cair até antes da eleição, eu diria, quando alguns dos que foram entrevistar o Presidente Lula procuraram "aparecer", "se exibir", de uma forma até cretina... Uma blogueira teve o desplante de "tripudiar" sobre os blogueiros que não foram, se vangloriando por ter conseguido fazer pergunta ao Presidente... Ninguém é bobo, e a gente sabe muito bem como essas coisas se passam, como essas "vitórias" são conseguidas... E eles ainda têm a desfaçatez de afirmar que não estão numa "ego trip"!... Se não estão, quem está, então?!... Eu preferi nem ler por enquanto os posts do "fogo cruzado" entre feministas, Nassif e outros blogueiros, porque eu não conseguiria deixar de me manifestar e colocar uma série de coisas que tenho observado na blogosfera... Muitos destes blogueiros, para o meu espanto, são absolutamente imaturos, burros, até!... E têm a sorte de ter leitores ainda ingênuos, "seguidores" que não questionam o que eles dizem... Alguns blogueiros "progressistas" têm tido comportamento idêntico ou pior do que o da velha mídia. Eu pretendo escrever vários posts sobre isso. Sei que vou ser chamada de invejosa, ciumenta... e ameaçada com processo e coisa e tal. Mas não estou aqui pra lustrar egos. Nem o meu nem o de ninguém. E não vou aceitar que tentem pautar meu blog, me calar, me amedrontar... E abro sempre pra quem me lê espaço pra discordar das minhas posições e apontar meus erros, claro. Abraços e obrigada pelas participações.

    ResponderExcluir
  5. Correção: a entrevista do Presidente Lula aos blogueiros "progressistas" (sempre com aspas), que depois das críticas passaram a se denominar somente "sujos", aconteceu APÓS as eleições, no mês de novembro. O comportamento no mínimo "estranho" de alguns destes blogueiros ficou realmente mais visível após a eleição.

    ResponderExcluir