Tradutor

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SABUJICE BLOGOSFÉRICA

"Quando eu nasci
um anjo louco, muito louco,
veio ler a minha mão.
Não era um anjo barroco,
era um anjo muito louco, torto,
com asas de avião.

"Eis que esse anjo me disse,
apertando minha mão,
com um sorriso entre dentes:
vai, bicho, desafinar
o coro dos contentes,
vai, bicho, desafinar
o coro dos contentes."



Estes versos de Jards Macalé vieram à lembrança desta pobre e obscura blogueira quando se deparou hoje com a reação "sutilmente" adversa, "refinadamente" hostil de alguns "medalhões" do segundo escalão do Olimpo Blogosférico dito "progressista", incomodados por comentários "dissonantes" que esta editora e leitora de blogues ousou postar aqui e alhures, a propósito da histórica e auspiciosa entrevista concedida pelo Presidente Lula a alguns blogueiros ontem em Brasília.

Não se trata de convencimento ou mania de perseguição da blogueira. As reações são comprováveis, de fácil verificação. Reações de blogueiros e de leitores. Contra opinião divergente educadamente formulada. E isto é preocupante. Sobretudo numa esfera que pretende confrontar o reacionarismo da mídia tradicional.

Um dos blogueiros raramente se manifestou quando os comentários desta blogueira-leitora lhe eram "favoráveis". Ao longo de quase dois anos de leitura quase diária. Ontem e anteontem, porém, visivelmente indisposto por críticas que alertavam sobre o risco de se criar na blogosfera progressista uma espécie de "casta", tal blogueiro carimbou o comentário desfavorável de "péssimo"... Para alguém que se inclui na classe dos "blogueiros progressistas" e que combateu a intolerância semeada na campanha serrista este senhor demonstrou ter muita dificuldade em lidar com posições contrárias, pensamento divergente, diversidade.

Outro blogueiro, mais "medalhão" ainda, que não participou da entrevista, se apresentou como uma espécie de "porta-voz" dos ofendidos e humilhados pelas críticas... Não entendeu as referências feitas a risco de formação de uma "casta" na blogosfera progressista, reconheceu a falta de mulheres na entrevista com o Presidente, instigando as ausentes a constituírem uma "turma da luluzinha" pra entrevistar a Presidenta eleita, e concluiu solenemente seu "breve ensaio sobre a pequenez humana" com um post-scriptum no mínimo esdrúxulo...

Aliás, pequenez humana pra esta blogueira é negar a diversidade de visões de mundo. Pequenez humana é a impossibilidade de conviver com opiniões contrárias. Pequenez humana é se proclamar "progressista" e fomentar intolerância. Pequenez humana é só buscar aplauso, claque, torcida organizada, sabujice.

Encerro este post oferecendo aos humilhados e ofendidos uma reflexão:

"Não vejo mistério nenhum na vaia ou no aplauso. Toda unanimidade é burra - e é bom que as pessoas possam se expressar."

(Dilma Rousseff, perseguida, presa e torturada pela INTOLERÂNCIA da ditadura, julho de 2007, quando Lula foi vaiado no Nordeste)

2 comentários:

  1. Sonia,
    Obrigada pelas boas-vindas. Que bom saber que podemos fazer críticas aqui, pois isso também é fundamental para enriquecer o debate.
    Seu post está muito bom.
    As críticas respeitosas e bem fundamentadas devem ser ouvidas, mesmo que não se concorde, do contrário não há diálogo e amadurecimento.
    A Juliana Mendes deu uma resposta impecável ao Azenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Regina, pela leitura atenta, carinhosa e solidária. Vou ler mais tarde o comentário da Juliana Mendes. Fique à vontade para discordar de minhas posições e se manifestar. E quando eu estiver errada, me aponte o erro. Não terei nenhum problema em reconhecer e me retratar, ao contrário dos nossos blogueiros "progressistas", que estão devendo muitas explicações. Não a mim, obviamente. Mas a todos os 340 blogueiros que participaram do I Encontro, e foram excluídos da entrevista com o Presidente, a outros tantos que existem no Brasil e aos leitores todos da Blogosfera Cidadã. Abraços!

    ResponderExcluir