Tradutor

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

FOGUEIRA DE VAIDADES

Abrindo a Boca...

Ao longo de pouco mais de duas horas, o Presidente Lula foi entrevistado esta manhã em Brasília por alguns blogueiros progressistas. A entrevista foi transmitida ao vivo pelo Blog do Planalto, pelo portal Estadão e outros blogues. O Presidente falou de direitos humanos, Código Florestal, reforma política, mídia, eleições, aborto, STF, Copa de 2014, Polícia Federal, projetos para o futuro e outros assuntos.

O ABC!, que já adiantou aqui, em posts anteriores, algumas restrições a tal evento, reconhece a importância histórica do encontro para toda a Blogosfera Cidadã e para a democratização da comunicação no Brasil.



Presidente Lula durante entrevista a blogueiros, no Palácio do Planalto
                                 Lula é entrevistado por blogueiros/24.11.2010  (Foto de Ricardo Stuckert/PR)

Entrevista encerrada, este blogue acrescenta mais algumas considerações.

Contatado por email ontem, o coordenador do Blog do Planalto Jorge Cordeiro informou ao ABC! que os blogueiros entrevistadores do Presidente não foram indicados pelo governo, mas selecionados pela comissão organizadora do I Encontro Nacional de Blogueiros, que aconteceu em agosto último, e que reuniu cerca de 330 participantes. Dos onze blogueiros que entrevistaram o Presidente, cinco fizeram parte da referida comissão. Ou seja, ao que tudo indica estes blogueiros se "autoselecionaram" para estar com o Presidente...

"Vaidade das Vaidades, Tudo é Vaidade", como ensina a Bíblia...

Onze blogueiros num universo de 330 representam 3,3 %. É indiscutível que parte considerável deles têm muita audiência em seus blogues, mas continuam representando uma parcela ínfima da blogosfera independente. Cinco são jornalistas profissionais, contratados de rede de televisão (Rodrigo Vianna, repórter da Rede Record) e revista (Leandro Fortes, colunista da CartaCapital; Renato Rovai, editor da revista Fórum), não tendo um perfil específico, exclusivo, de blogueiro. São prioritariamente jornalistas profissionais, vivem dos serviços que prestam a veículos de comunicação, e complementarmente têm blogues... Será que no afã de aparecer diante da autoridade maior do País e desfrutar de alguns minutos de fama, estes profissionais não acabaram por ocupar o lugar de "verdadeiros" blogueiros?

Desde ontem, quando foi noticiada a entrevista, o ABC! se perguntou quais os critérios para a escolha dos entrevistadores, indagação muito pertinente, haja vista que além dos senões já levantados nos parágrafos acima, dois dos entrevistadores parecem ter um perfil incomum: Túlio Vianna é advogado e professor universitário de direito penal, e seu blogue é jurídico; Pierre Lucena, professor universitário de finanças, com blogue (Acerto de Contas) sobre "economia traduzida", política e atualidades. 

Feitas estas considerações, o ABC! lamenta que uma espécie de "ação entre amigos" parece ter predominado na (des) organização desta histórica entrevista. Ao que parece, alguns blogueiros se preocuparam mais consigo mesmos do que com o entrevistado, buscando "ocupar espaço" numa nova seara, divulgar seus blogues, aumentar sua audiência, mesmo que para isso tivessem que passar por cima de outros tantos que só tomaram conhecimento da entrevista um dia antes, pela internet, e não tiveram vez nem voz.

O ABC! aproveita também para elogiar as ausências (e a consequente compostura) dos jornalistas arquiconsagrados Paulo Henrique Amorim, Luís Nassif e Luiz Carlos Azenha, que dignamente se abstiveram desta "fogueira de vaidades" blogosférica...

5 comentários:

  1. Olá, Sônia Amorim. Bom dia!

    Quero, inicialmente, dar-lhe os parabéns pelo blog e dizer-lhe que, a partir de agora, o Terra Brasilis estará linkado a ele; segundo, agradecer pelas palavras que gostaria de ter dito e que foram, magnificamente, expressas por você neste episódio deprimente da histórica entrevista de blogueiros com o nosso querido Presidente Lula.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas palavras e pelo apoio. Seja bem-vindo. Este é um Blogue Cidadão, Democrata. Sua opinião será sempre respeitada, divulgada. Concorde ou não com a posição do blogue. Ainda hoje pretendo me manifestar num post sobre críticas que alguns comentários meus vêm recebendo nos blogues "medalhões". Nossos colegas blogueiros, que falam tanto em democracia e liberdade de expressão, demonstram uma certa "dificuldade" quando são monitorados, criticados... Não apreciam "vozes dissonantes"... Fiquemos atentos! A Blogosfera Cidadã está apenas começando... Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Estamos na área, então, Sonia!

    Abs!

    ps. Noto que a imagem está invadindo a barra lateral. Você poderá ajustá-la na área de edição da postagem. Qualquer dúvida quanto a isso, envie-me e-mail para diafonsoport@yahoo.com.br que terei o maior prazer em orientá-la.

    ResponderExcluir
  4. Muitíssimo obrigada pelo toque quanto à foto. Estou ainda aprendendo essa parte mais técnica, ainda não domino vários recursos, não consigo fazer muitas coisas... talvez precise mesmo te consultar. A foto é oficial, claro, cedida pela Secretaria de Imprensa da Presidência. Não achei que ficou tão ruim ela "estourando" pra margem do blogue, mas quero, sim, aprender como reduzir fotos, pois pretendo inserir outras sempre que possível. Obrigada e abração!

    ResponderExcluir
  5. Blz, então! Quarquer côisa... manda vê que a gente desenrola as parada... rsrsrs

    Abs!

    ResponderExcluir