Tradutor

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

EM NOME DA VERDADE

(Desafinando o coro dos contentes...)


Ainda sobre a polêmica gerada pelas críticas aos blogueiros "progressistas", o Abra a Boca, Cidadão! mantém (que ousadia!) o pedido de esclarecimentos encaminhado por email no último dia 23 a oito dos onze "colegas" que compuseram a "comissão entrevistadora" que marchou até Brasília com a missão de entrevistar a maior autoridade da República...

Tal pedido foi ignorado, como já afirmado em post anterior, e buscava descobrir quais os critérios para a escolha dos 11 felizardos, e por que os demais, "reles mortais" (340 + outro tanto pelo País todo), ficaram de fora, não da entrevista, porque obviamente seria impraticável, mas da formulação das perguntas e temas, por exemplo... E o ABC! também reitera (quanta insolência!) seu estranhamento sobre o fato da notícia da entrevista só ser divulgada 1 dia antes, a menos de 24 hs. do encontro histórico...

Os colegas "progressistas" devem explicações, não a uma blogueira pobre e obscura, nem a um bloguinho fuleiro e mixuruca... mas às centenas de blogueiros que foram excluídos e aos milhares de leitores da Blogosfera Cidadã, que merecem esta consideração.

E aproveito para fazer um esclarecimento: o ABC! não é blogue feminista, mas CIDADÃO! Antes de mulher e blogueira, esta autora/editora é CIDADÃ, e como cidadã teceu e tecerá críticas, como é de seu direito. Esta blogueira não fez, não faz e não fará parte de nenhuma "Turma da Luluzinha", e não se intimidará diante de chacota, gracejos, tentativas machistas e autoritárias de menosprezo, ridicularização ou coisa que o valha, venham de "medalhões", "semideuses" ou ilustres desconhecidos...

Isto posto, deixo registradas aqui, para os colegas "progressistas" em primeiro lugar, e a quem mais possa interessar e ser de proveito, a imensa e luminosa sabedoria do grande Presidente Lula, nestas palavras proferidas ao longo da entrevista histórica:

"O preconceito é uma doença que está nas entranhas das pessoas, e uma doença quase incurável."

"Ninguém pode ter medo de debate."

"Os amigos eram escolhidos pras coisas..." (referindo-se a ACM no governo da Bahia)

"Seriedade, seriedade, seriedade. É o que pode fazer a gente andar de cabeça erguida."

"O preconceito contra a mulher é mais grave do que contra o homem. (...) Contra a mulher eu vi que o preconceito é muito maior. Aliás, eu não pensei que existia mais tanto preconceito..."

2 comentários:

  1. Cara Sonia,

    Acompanho os blogs há algum tempo e quero lhe parabenizar pela determinação em manter um blog seu, pela coragem de se expor e pela coerência de suas atitudes. Você é blogueira, não ciumenta e muito menos um ser humano pequeno. E aproveitando a deixa do "tamanho", creio que este episódio da entrevista com o Lula a fará crescer e ajudará no amadurecimento da blogosfera.
    Todos sabemos que há momentos infelizes nas relações entre pares e nas declarações destes também; qualquer um pode cometer tais deslizes. A diferença da blogosfera em relação às mídias tradicionais é que, quando temos um imbróglio, as pessoas leem um lado e, depois, vão ler "os outros lados", os pares. E nessa história de pares não há um maior que o outro; há mais e menos lidos... e há os fatos, os argumentos e os desnudamentos.
    Meu apoio, pequeno, aos seus questionamentos e às suas iniciativas. Se um dia eu for blogueiro, conte com meu apoio de par.

    Abraço.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Marcelo. Suas palavras são muito importantes, principalmente num momento em que estou iniciando, sendo "reprovada" publicamente por alguns "medalhões"... e estou, claro, monitorando minhas atitudes, minhas idéias, posições e palavras, pra não cometer nenhuma injustiça ou deslize... Você me ajuda também nisso. Muitíssimo obrigada pela manifestação, sobretudo nesse momento. Minha opinião é a seguinte: com internet e possibilidade de manter gratuitamente um blogue no ar, todos os cidadãos podem e devem se expressar! E não ficar simplesmente fazendo "claque" pros medalhões, seja de que "escalão" forem... Venha pra blogosfera também! Eu continuarei lendo PHA, Azenha, Rodrigo, EduGuim... mas vou parar de comentar tanto como eu fazia, até pra dar uma força, sobretudo pro Edu... Mas ele está me surpreendendo com tanta vaidade e prepotência... Bom, deixa pra lá... "Ossos do ofício"... Obrigada, abraços e seja bem-vindo sempre, pra elogiar ou discordar...

    ResponderExcluir