Tradutor

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Quando a vítima encontra seu opressor

Tenho evitado assistir diretamente os debates eleitorais nesta campanha, até porque me fazem mal, me deixam indignada, ao perceber o grau de desfaçatez do candidato oposicionista, figura deletéria, que faz pouco da inteligência do cidadão, com suas mentiras, invencionices e falta de caráter, e mostra uma conduta bastante insultuosa também com sua adversária. Mas acompanho as repercussões, os comentários, sobretudo na Blogosfera Cidadã.

Nos blogs cidadãos, parece haver consenso quanto ao cansaço dos dois candidatos, à falta de novidades nas questões levantadas, à mornidão do embate de ontem na Rede TV! E mesmo sem ter acompanhado o debate, queria deixar aqui alguns comentários.

Primeiro quero falar da figura cínica e hipócrita em que se transformou José Serra. Pela hedionda campanha difamatória dele e de grande parte da mídia contra Dilma, por sua desfaçatez contumaz, o que se pode esperar dele também nos debates? Cinismo e hipocrisia, tergiversações etc. Um obsessivo. Uma mente fria e calculista, disposta a tudo. E esse tudo quer dizer a Presidência do Brasil, custe o que custar… Tanto é assim que tá aí disputando o segundo turno da eleição presidencial, depois de ter abandonado a Prefeitura de São Paulo quando se comprometera em cartório a não fazê-lo. Se apropriou dos genéricos, do plano real etc. etc., sem grandes contestações. No fundo, no fundo, é um político medíocre, um fraco, uma fraude. Sozinho não se sustenta. Mas conta com as escoras e as muletas de praticamente todos os “grandes” veículos da mídia. Infelizmente. Pra todos nós, pro País, pro Povo Brasileiro.

Quanto à Dilma… a coitada acabou de sair de um câncer, tá sofrendo um verdadeiro massacre moral com essa enxurrada de imundícies contra ela, viaja pra lá e pra cá todo dia, o dia todo, fazendo comícios, dando entrevistas, apertando mão de um, abraçando outro, tirando fotografia… Deve estar se alimentando super mal… E é mulher, sensível. Eu já fui vítima de campanha difamatória vinda de alguns alunos associados com colegas meus, professores universitários. Passei quase 1 ano tentando me defender dentro da universidade. É um estresse violento sofrer esse tipo de perseguição e injustiça. Por mais que você saiba que aquilo tudo que dizem de você é mentira deslavada, é golpe rasteiro, acaba atingindo seu moral, termina te fragilizando, te abatendo…

E quando você fica cara a cara com o seu “carrasco”, então!… Dilma não tem “sangue de barata”! Por ela, acredito, partiria pra cima do seu opressor ali mesmo, diante do Brasil todo! Mas tem que se comportar, tem que mudar seu temperamento, tem que botar uma máscara de cordialidade, fazendo “cara de paisagem”… Afinal, a mídia tucana tá monitorando cada movimento dela, cada palavra mal colocada, cada eventual “escorregão” pra explorar em seguida… Reparem nas fotos dela inseridas nos “grandes” jornais e portais nos últimos dias. Eles escolhem os piores ângulos, o ar de cansaço e desânimo, pra sugerir o quê?! Derrota iminente, claro!…

Não é fácil. Como mulher e eleitora dela, me preocupo com sua saúde. Particularmente, acho que ela nem queria ser candidata. Não vejo nela perfil de pessoa vaidosa, que ambiciona o Poder. É uma idealista, que entrou nessa porque aceitou a escolha do amigo presidente. E tem, óbvio, competência pra isso. Os “vacilos” em debates não refletem insegurança, nem inexperiência, nem despreparo. Lula certamente escolheu o que havia de melhor. Mas acho que Dilma tá numa luta terrível, interna, consigo mesma, sobretudo quando se posta diante do seu opressor, figura canalha, sórdida, criminosa.

Que Deus proteja essa mulher, e guarde o Povo Brasileiro!…

Nenhum comentário:

Postar um comentário